13 de Fevereiro de 2018

EVENTOS ANTERIORES

BREVE HISTÓRICO DOS EVENTOS ANTERIORES

          O 1º Congresso Paranaense de Saúde Pública foi realizado em Londrina em 2000 e foi promovido pelo iNESCO, com apoio da SESA e da Fundação Araucária. Teve duração de um dia e meio, contou com a participação de aproximadamente 70 profissionais e foi realizado simultaneamente à Mostra de Saúde da Família, tendo sido constituído de 2 painéis e 3 conferências. Infelizmente não houve uma continuidade da iniciativa. Os gestores de saúde no estado promovem periodicamente os seus eventos, liderados pelo COSEMS-PR.

Nos últimos anos verificou-se um grande crescimento do número de pesquisas e de cursos de pós-graduação nas áreas de saúde pública e de saúde coletiva, especialmente especialização, que não vem sendo acompanhado, no entanto por um crescimento da movimentação dos seus professores, estudantes e egressos em torno da organização de eventos científicos. Em 2013, constatando essa lacuna, o iNESCO decidiu retomar a iniciativa e com o apoio de várias entidades e instituições promoveu em Curitiba, o 2º Congresso Paranaense de Saúde Pública e a 1ª Mostra Paranaense dos Projetos de Pesquisa apoiados pelo PPSUS (Fundação Araucária), com o tema “AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA SAÚDE DO PARANÁ”, no período de 12 a 14 de agosto de 2014.


Durante 2 dias e meio, 980 participantes frequentaram 7 Minicursos, construíram processos em 25 Oficinas de Trabalho, assistiram 17 Painéis, Seminários, Encontros, Fóruns, Conferências ou Mesas Redondas e conviveram com 401 trabalhos inscritos e selecionados. A plenária final do evento deliberou pela realização dos Congressos a cada dois anos. Além disso indicou a data e o Litoral do Paraná como sede do terceiro congresso.


Em 2016, realizamos de 27 a 30 de julho em Matinhos, o 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, que reuniu 1.268 inscritos, vindos de 132 municípios paranaenses, além de participantes de outros 13 estados e do Distrito Federal. Foram ofertados minicursos, com duração de 4 horas, realizadas na tarde do dia 27 de julho de 2016. No dia seguinte ofertamos um segundo Bloco de 26 Oficinas de Trabalho, com 6 à 8 horas de duração. Para que isto fosse viabilizado pudemos contar com a participação de 124 coordenadores de oficinas.

          Durante o 3º Congresso, foi realizada também a 2ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para o SUS, cujo grande objetivo foi alcançado: “a integração do ensino, serviço e comunidade, na construção do conhecimento e como ferramenta que pode contribuir com as políticas públicas de saúde. Dos 513 trabalhos inscritos na Mostra, 475 foram escolhidos para apresentação, em forma de palestra ou de pôster dialogado. Relatavam projetos e experiências de 122 municípios paranaenses. Desses, 63 foram pré-selecionados pela Comissão Julgadora para concorrer à 1ª edição do Prêmio, que teve o patrocínio da Fomenta Paraná, Compagás e Sanepar.

Após a avaliação das apresentações, foram definidos os três primeiros lugares de cada tema proposto: Políticas Públicas de Saúde – Redes de Atenção à Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde; Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade; Planejamento e Gestão em Saúde; Vigilância em Saúde; Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde; Tecnologias do Cuidado em Saúde Pública.


Estamos dando passos importantes para um processo sustentável de organização da saúde coletiva no Paraná como área de conhecimento e de integração entre ensino, pesquisa e assistência. A contribuição de todos é importante e a Comissão Organizadora conta com a presença e apoio de todos os que se identificam com este breve histórico e com o temário do evento.