Page 154 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: PANDEMIA EIXO: PANDEMIA
ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE UM CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA REGIÃO
DO MÉDIO PARANAPANEMA DIANTE O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DO NOVO
COVID-19
Autores: DIANA MORTEAN FLORES FRANCO DE MOURA | Juliana Camilla dos Santos Tomiotto Giuliani, Gislainy Silvia Camargo Ricardo,
Rossana Staevie Baduy, Ana Maria Silva. Instituição: CISMEPAR
Palavras-chave: Multiprofissional. Consórcio. Pandemia.
Considerando o avanço da Pandemia do novo Coronavírus(2019-nCoV) com intuito de prevenir um colapso da saúde pública
no Brasil, definiu-se como medidas preventivas a quarentena e o isolamento social (Lei Federal nº 13.979/2020) para conter o
avanço da doença e a transmissão comunitária conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O consórcio
seguindo o decreto do estado do Paraná nº 4230/20 e municipal de Londrina nº 334/2020, publicou as portarias 022 e 024/2020
e ordem de serviço 001/2020 que suspendeu e reorganizou os atendimentos a partir de 23/03/2020. Neste momento foram
compostas quatro comissões especiais de trabalho emergencial interno para dar suporte aos usuários. A comissão designada para
os usuários com maior risco de descompensação foi denominada “Grupo de retaguarda no cuidado com o usuário”, composta
por equipe multiprofissional: enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogos, assistentes social, farmacêuticos, nutricionista e médicos
especialistas. O objetivo é atender os usuários das especialidades que apresentam um maior risco de descompensação durante
essa pandemia, através da busca ativa de prontuários cujos usuários tiveram seus retornos suspensos e elaboração de plano de
cuidado individual através de teleatendimento. Neste contexto, foram organizados duplas ou trios de profissionais que através
da busca de informações de prontuários, verificação de exames realizados ou pendentes e contato telefônico, subsidiam o
atendimento e orientação médica com elaboração do plano de cuidado por teleatendimento ou quando necessário atendimento
presencial. Para auxiliar no processo de trabalho foram elaboradas planilhas e um banco de dados com as informações referentes
aos atendimentos. As planilhas são encaminhadas aos médicos assistentes, para análise das informações, tomada de decisões e
conduta neste período. A alimentação do banco de dados se dá por um grupo técnico para organização dos reagendamentos pós
crise, não excluindo a alimentação do prontuário eletrônico. Seguindo recomendações de distanciamento social os profissionais
seguem escala de trabalho presencial e home office, com apoio da equipe de informática e administrativo, rotinas para o transporte
de documentos e fornecimento de chip para celulares. Com esta reorganização espera-se fortalecer os vínculos entre a equipe
multiprofissional, otimizar recursos, oferecer aos usuários assistidos orientações e suporte para o controle da agudização de suas
condições de saúde.
SAÚDE DO TRABALHADOR EM TEMPOS DE COVID-19: COMO SE PROTEGER E EVITAR A
DISSEMINAÇÃO- RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores: MICHELLE MOREIRA ABUJAMRA FILLIS | Celita Salmaso Trelha, Flavia Guilherme Gonçalves Ziegler, Mara Solange Gomes
Dellaroza. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: COVID-19. Saúde do trabalhador. NASF.
Caracterização: No fim de 2019, surgiu o novo Coronavírus, nomeado como SARS-CoV que causa especialmente infecções
respiratórias em humanos, e apresenta alta transmissibilidade. Ainda não há vacina ou medicamentos específicos disponíveis e,
atualmente, o tratamento é de suporte e inespecífico. Fundamentação teórica: A única estratégia reconhecida até o momento
para prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus é utilizar técnicas de higiene pessoal, como lavar as mãos frequentemente
com água e sabão ou com um desinfetante para as mãos à base de álcool 70%, cobrir boca e nariz com cotovelo ou utilizando
um lenço descartável ao tossir ou espirrar e evitar tocar os olhos, utilização de máscaras e isolamento social Um dos melhores
cenários para estas atividades serem realizadas é a Atenção Primária a Saúde (APS). Descrição de experiência: Intervenção para
o prevenção e controle da COVID-19 por meio de implementação de estratégias de educação em saúde matriciamento dos
profissionais do NASF (núcleo ampliado em saúde da família) com o objetivo de oferecer suporte técnico de saúde associado às
tecnologias existentes, respeitando as regras de isolamento social pelos profissionais da atenção primária da saúde, em parceria
com universidades, empresas, indústria e construção civil, por meio de materiais educativos criados pela equipe do projeto e
divulgadas através das mídias sociais; profissionais de serviços de saúde, comércio, indústria, construção civil e prestadores de
serviços onde os participantes atuarem e também atendidos pela central telefônica de informações sobre coronavírus da UEL.
Efeitos esperados e recomendações: Estas ações, além de capacitar estudantes e profissionais que atuarão nas frentes do
projeto também contribuirão na disseminação de informações de qualidade e efetivas no controle do surto, bem como reduzindo
o pânico da população. Também contribuirão para fortalecer às ações dentro dos serviços de saúde, somando forças com os
profissionais de saúde do município, e garantindo a segurança em nossas fronteiras.
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