Page 157 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: PANDEMIA


                COMISSÃO DE RETAGUARDA PARA AVALIAÇÃO DOS CASOS DE RETORNO AGENDADOS
                NO CISMEPAR EM MEIO A UMA PANDEMIA: UM RELATO DE CASO

                Autores: DÉBORA MARIA RAMOS DAMASCENO | Debora Maria Ramos Damasceno. Instituição: Consorcio Intermunicipal de Saúde do
                Médio Paranapanema - CISMEPAR
                Palavras-chave: Consórcio público de saúde. Pandemia. Organização dos serviços de saúde.

                O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) atende diariamente uma média de novecentos usuários
                em  diversas  especialidades.  Muitas  situações  fogem  da  rotina  e  nos  remetem  a  tomar  condutas  e  decisões  imediatas,  neste
                caso  darei  ênfase  ao  atual  cenário  da  pandemia  do  COVID/19.  Mediante  as  orientações  do  Ministério  da  Saúde  e  do  Comitê
                de Operações Emergenciais em Saúde Pública de Londrina, o isolamento social foi uma das medidas tomadas. Sendo assim, o
                consórcio suspendeu as consultas eletivas agendadas. Preocupados com os usuários foi criada uma comissão de retaguarda,
                onde os profissionais enfermeiros, fisioterapeutas, assistente sociais e farmacêuticos analisariam os casos de retorno agendados
                e num trabalho em conjunto com os médicos cada usuário é avaliado pelo prontuário da consulta anterior, resultados de exames
                e se necessário atendimento direto por telefone, ofertando ao usuário uma conduta e respaldo. Encontramos alguns obstáculos.
                O objetivo estava claro, porém, o caminho não estava. No processo várias ideias foram se juntando e mesmo com as dificuldades
                o trabalho começou a fluir. Os laboratórios, meios de comunicação e o avanço da tecnologia também têm sido nossos aliados
                neste momento. Na especialidade de reumatologia fiquei responsável com três profissionais médicos. O trabalho tem sido fluido,
                constante e realizamos o cuidado aos usuários com comprometimento, bom atendimento. Percebi que os profissionais médicos
                conhecem os casos dos usuários e dão retorno com prontidão. Os usuários demonstram satisfação com o retorno que estão
                recebendo, e que s mesmo sentindo dores físicas, aos serem tratados com dignidade, respeito e compreensão, ajuda muito no
                decorrer da melhora do quadro da doença em si. De repente nos deparamos vivendo num caos, um momento assustador, mas
                que nos permitiu ver o quanto somos importantes na vida das pessoas e que o trabalho em equipe, com outros setores, com outros
                serviços nos faz acreditar que nosso principal objetivo é um bom atendimento ao usuário e que a busca pelo aprimoramento no
                trabalho é necessária e sempre há condições de inovação. O trabalho ainda segue sendo feito e acredito que ao final poderemos
                ter conclusões mais objetivas e elencar os principais erros e acertos cometidos durante o processo.



                PLANO DE AÇÃO PARA SUSPENSÃO E REORGANIZAÇÃO DAS AGENDAS DE UM
                CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA REGIÃO DO MÉDIO PARANAPANEMA NO
                ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DO NOVO COVID-19

                Autores: SUZANA FERREIRA MOISÉS | Ana Maria Da Silva, Claurineia Teixeira Batista, Michele Aparecida Galharda, Isaias da Silva Ramos.
                Instituição: Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema

                Palavras-chave: Consórcio público. Pandemia. Qualidade da assistência à saúde.
                Com o avanço da Pandemia do novo Coronavírus(2019-nCoV), para conter o avanço da doença e a transmissão comunitária conforme
                recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil definiu-se medidas preventivas a quarentena e o isolamento
                social (Lei Federal nº 13.979/2020). Seguindo o decreto do estado do Paraná nº 4230/20 e municipal de Londrina nº 334/2020, o
                Consórcio publicou as portarias 022 e 024/2020 e ordem de serviço 001/2020 com o intuito de reduzir os riscos de contágio aos
                seus trabalhadores internos, usuários, acompanhantes, prestadores e fornecedores, iniciando a suspensão dos atendimentos a
                partir do dia 23 de março de 2020, primeiramente com os profissionais e usuários do grupo de risco, logo após estendendo-se aos
                demais usuários e profissionais, exceto as agendas prioritárias. Diante do cenário o consórcio compôs 4 comissões especiais de
                trabalho emergencial interno para dar suporte aos usuários. As comissões especiais para o trabalho relatado foram denominadas
                como “comissão de preparo das listas” e “comissão cancelamento das agendas” composta na sua maior parte por trabalhadores
                da equipe da Unidade de Regulação e contando com a ajuda dos demais trabalhadores do Consórcio. O objetivo é informar aos
                usuários antecipadamente sobre a suspensão da data de seu agendamento, via telefone aos usuários dos municípios de Londrina,
                Cambé, Ibiporã e Rolândia, e para os demais usuários, foram comunicados através da Unidade de Regulação de seu município,
                que foram avisados através de e-mail eletrônico institucional, evitando assim a vinda desnecessária do usuário ao consórcio e o
                orientado sobre a remarcação do seu agendamento pós pandemia. Foi realizado um trabalho rigoroso, com a preparação de todas
                as listas, pois hoje o Consórcio realiza em média 1.200 atendimentos por dia, sendo assim, foram em média 32.400 atendimentos
                suspensos entre o dia 23 de março a 30 de abril de 2020. Os usuários contactados por telefone tivemos algumas dificuldades, pois
                muitos cadastros estão desatualizados, neste caso é feito contato com a Atenção Primária de Saúde de onde o usuário pertence
                para que o mesmo seja avisado pela equipe de saúde da família. Para organização e reestruturação do trabalho, foi criado um
                banco de dados com todas as informações necessárias para que seja obtidos relatórios e garantir o acesso aos usuários através do
                agendamento e também garantir a qualidade da assistência à saúde.



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