Comissão Organizadora e Comissões Específicas

A Comissão Organizadora do 3º Congresso é constituída pela diretoria do INESCO, direção da ESPP-CFRH, por representantes indicados pelas instituições e entidades apoiadoras e pelos membros das seguintes Comissões Específicas:

Comissão Executiva

Comissão Científica

Comissão Turístico-Cultural

Comissão Infra-Estrutura

Breve Histórico dos Eventos anteriores

O 1º Congresso Paranaense de Saúde Pública foi realizado em Londrina em 2.000 e foi promovido pelo INESCO, com apoio da SESA e da Fundação Araucária. Teve duração de um dia e meio, contou com a participação de aproximadamente 70 profissionais e foi realizado simultaneamente à Mostra de Saúde da Família, tendo sido constituído de 2 painéis e 3 conferências. Infelizmente não houve uma continuidade da iniciativa. Os gestores de saúde no estado promovem periodicamente os seus eventos, liderados pelo COSEMS-PR.

Nos últimos anos verificou-se um grande crescimento do número de pesquisas e de cursos de pós-graduação nas áreas de saúde pública e de saúde coletiva, especialmente especialização, que não vem sendo acompanhado no entanto por um crescimento da movimentação dos seus professores, estudantes e egressos em torno da organização de eventos científicos. Em 2013, constatando essa lacuna, o INESCO decidiu retomar a iniciativa e com o apoio de várias entidades e instituições promoveu o 2o Congresso, em Curitiba, no período de 12 a 14 de agosto de 2014.

Durante 2 dias e meio, 980 participantes frequentaram 7 Minicursos, construíram processos em 25 Oficinas de Trabalho, assistiram 17 Painéis, Seminários, Encontros, Fóruns, Conferências ou Mesas Redondas e conviveram com 401 trabalhos inscritos e selecionados. A plenária final do evento deliberou pela realização dos Congressos a cada dois anos. Além disso indicou a data e o Litoral do Paraná como sede do terceiro.

Estamos dando passos importantes para um processo sustentável de organização da saúde pública no Paraná como área de conhecimento e de integração entre ensino, pesquisa e assistência. A contribuição de todos é importante e a Comissão Organizadora conta com a presença e apoio de todos os que se identificam com este breve histórico e com o temário do evento.

Objetivo do 3º Congresso de Saúde Pública

O 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública tem como objetivo contribuir para a expansão e a qualificação da saúde no Paraná, propiciando oportunidade para os participantes aprofundarem seus conhecimentos, aprimorarem competências, discutirem as temáticas prioritárias de saúde do Estado. O evento também tem como objetivo a apresentação dos resultados (parciais ou finais) de pesquisas em desenvolvimento ou realizadas, apoiadas pelo PPSUS ou por outras fontes. O 3o Congresso deve ser entendido como um momento apropriado para a apresentação de relatos de experiências de estudantes de graduação, de discussão sobre o andamento de projetos aplicativos ou de intervenção realizados durante cursos de pós-graduação. Enfim, os três dias e meio do evento representam oportunidade para potencializar ações de educação permanente em saúde.

Tema Central do Evento
NOVOS OLHARES PARA A SAÚDE!

Aguas e olhares...
Que barco me naufraga?
Que leme me desnorteia?
Que céu me reflete?
Que âncora me solta?
Que tempestade me pacifica?
Que calmaria me enfurece?
Que rede me voa?
Que distância me aproxima?
Que sal me adoça?
Que sombra me ilumina?
Que correnteza me paralisa?
Que raso me afoga?
Que exílio me retorna?
Que saúde me adoece?
Olhos n’água, olhos d’água: novas águas, novos olhares...

(Kim W, maio de 2015)

O tema central do evento é produto de reflexões e discussões entre membros da Comissão Organizadora ocorridos entre final de 2014 e início de 2015. Buscou-se captar um sentimento disperso entre profissionais que trabalham com a saúde no estado. Insatisfações com o enfoque predominante, apesar de políticas inovadoras e com os obstáculos teimosos que parecem almejar a eternidade.

O poema, contribuição espontânea de uma profissional da área é uma construção criativa que toma por base o tema do evento e o associa ao quadro do artista plástico que participou do Concurso Cultural promovido pela organização do Congresso nos meses finais de 2014 e iniciais de 2015.

Trabalhamos com os opostos, com as contradições – a tempestade não me apavora, mas me acalma/a rede não me prende, ao contrário me liberta... e por aí vai... até quase o final quando o verso “que saúde me adoece?” (nos leva a refletir sobre qual saúde temos para a população ... é a humanizada ou é a automática, de atendimentos rápidos, sem qualidade?) fecha o conjunto de contrastes traçados desde o início. De certa forma esta composição é um convite para quebrar conceitos congelados (paradigmas) para buscar olhares inusitados. Olhar diferente é a capacidade de observar a mesma realidade, analisando-a sob diversos ângulos, para daí então abrir a possibilidade de vislumbrar algo novo.

E é esta a perspectiva desse novo olhar: a capacidade de enxergar e construir, a partir de um mosaico de diferentes olhares, uma nova visão, uma nova realidade.

O Congresso não deve ser um momento. Lá em julho de 2016. Precisa ser um processo. Desde já. Para alguns, para os mais envolvidos, já vem sendo. Gostaríamos que assim seja visto e entendido por todos. Essa é a provocação. Junte-se a nós!

Público-alvo e vagas disponíveis

O evento está sendo planejado para receber 1.200 participantes. Profissionais e dirigentes que atuam nos diversos serviços e instâncias da Secretaria Estadual de Saúde; profissionais e dirigentes das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná; profissionais e dirigentes dos serviços de saúde dos órgãos federais existentes no estado; profissionais e dirigentes que trabalham nos Consórcios de Saúde e nos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná; profissionais e dirigentes dos serviços de saúde mantidos por entidades do Terceiro Setor; professores, pesquisadores, estudantes e dirigentes dos cursos de graduação e de pós-graduação em saúde, especialmente das áreas de saúde coletiva e de saúde pública; conselheiros de saúde, líderes e dirigentes de entidades e movimentos comunitários de saúde.



Promoção

Co-Promoção

Gerência Operacional

Redes Sociais

Copyright © INESCO - Todos os direitos reservados
hidea.com