Page 85 - 3º MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
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Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde TRABALHO 301
Em busca da integralidade na avaliação da criança
AUTOR PRINCIPAL: Karina Aline Ferreira | AUTORES: Ana Caroline Moreno, Estefani Naiara Barcelos, Tatiane Schaifer, Josimar Moraes |
INSTITUIÇÃO: Autarquia Municipal de Saúde | Apucarana - PR
A diminuição do óbito infantil está vinculada a várias estratégias que vêm sendo estabelecidas pelo Ministério da Saúde há décadas. Dentre
elas, ressaltamos em 1984, o Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança. Em 1996 a Estratégia de Atenção Integrada às Doenças
Prevalentes na Infância. Em 2004 a Agenda de Compromisso para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil. Rede
Cegonha em 2011 (BRASIL, 2012). Rede Mãe Paranaense, em 2012 (SESA-PR, 2012). A puericultura efetiva-se pelo acompanhamento
periódico e sistemático das crianças para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, orientações aos pais e sobre a prevenção de
acidentes, aleitamento materno e orientação alimentar, higiene individual e ambiental, assim como pela identificação precoce dos agravos
(CAMPOS, 2011). Neste contexto, com o objetivo de contribuir para a redução da morbimortalidade infantil, e promover saúde, propusemos
mudança na forma de realização da puericultura, sistematizando o atendimento das crianças menores de dois anos, buscando atingir a
integralidade da assistência. Acreditamos que o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, o preenchimento correto da
Caderneta da Criança, associado à competência e compromisso de cada trabalhador, melhorem a qualidade de vida dos pequenos usuários.
Primeiro, cadastrou-se todas as crianças menores de dois anos, por classificação de risco, da área de abrangência da Unidade de Atenção
Primária a Saúde. Definiu com equipe multiprofissional temas relevantes e avaliações necessárias para cada faixa etária. Fica pactuado que
todas as sextas feiras no período vespertino serão reservadas à puericultura na agenda da enfermeira, e equipe de residentes, para que se
efetive a interdisciplinaridade e a integralidade na assistência. Os encontros acontecem por faixas etárias, onde reunimos em média de 8
crianças em cada grupo. A avaliação periódica da saúde da criança vem permitindo acompanhamento do progresso individual, identificando
aquelas de maior risco, evita surpresas ao aparecimento de patologias e violência. Monitora o crescimento, possibilita o incentivo ao
aleitamento materno exclusivo, a orientação adequada da introdução da alimentação complementar, prevenindo problemas comuns durante
o primeiro ano de vida. Cada atendimento realizado no serviço de saúde, independente da queixa é tratado como uma oportunidade para
uma ação resolutiva, de promoção da saúde, com forte caráter educativo.
Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento
/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. CAMPOS Roseli Márcia Crozariol
Consulta de enfermagem em puericultura: a vivência do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família. SESA, Paraná. Linha Guia Rede Mãe Paranaense. Secretaria
de Estado de Saúde do Paraná, 2012.
Palavras-chave: Integralidade, Saúde da Criança, Estrategia Saúde da Familia.
Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde TRABALHO 302
A tecnologia e a interação com a psicologia
AUTOR PRINCIPAL: Geovana Jordão Ribeiro | AUTORES: Gerson José Pereira Cardoso; Nilceia Fernando; Prof Me Ana Paula Jesus da Silva;
Prof: Dr. Denecir de Almeida Dutra | INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Campus de Andrade (Uniandrade) | Curitiba - PR
A densidade tecnológica tem sua gênese de desenvolvimento a partir do final da década de 60, e o aparecimento técnico científico,
dinamizando sua rotina seja no contexto doméstico ou no trabalho. No final dos anos 80 com a chegada dos computadores ocorreu a
associação com uma das ferramentas mais importantes do computador a internet, conquistando muitas pessoas pelo seu fácil acesso
a milhares de informações em poucos segundos e com o passar dos anos foi se aprimorando até conquistar o seu público mais fiel, os
adolescentes de 15 a 19 anos que segundo as pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menciona as pessoas
que mais acessam a internet no Brasil. Essa ferramenta possibilita as pessoas a aprenderem, a interagirem com pessoas ao redor do
mundo, fazerem compras online entre outras coisas, mas tudo que utilizado em excesso pode ocasionar malefícios principalmente para
crianças e adolescentes, segundo a tese da Psicóloga Claudia Dias, meninos com idade de 12 anos estavam passando por problemas com
relação ao exagero de uso da internet, se sobressaindo os jogos. Os hábitos relacionados a internet deixaram esses jovens muitas vezes
por horas na frente de um computador os fazendo esquecer de sua vida, de suas atividades do dia a dia e também sendo prejudicial em
seu rendimento escolar, ocasionando dificuldades na aprendizagem, distrações e baixo aproveitamento das aulas. Objetivou-se verificar as
interações tecnológicas com as interfaces das doenças psíquicas com o comportamento. A metodologia foi feita por revisão bibliográfica
descritiva, embasado em artigos contidos em teses e dissertações no site da Universidade de São Paulo (USP), da Psicóloga Claudia Dias
relato de casos com adolescentes relacionadas ao uso excessivo da internet e seu comportamento. Encontrados 24 artigos, exclusos 10
por não abordarem o assunto e dos 14 restantes utilizados 5 entre o ano de 2008 à 2017. Os resultados foram embasados em 5 artigos
sobre a Tecnologia e a Interação com a Psicologia, o impacto e os déficits na vida biopsicossocial do adolescente e suas contribuições para
o desenvolvimento humano. Conclui-se que o uso excessivo pode estar associado com fragilidades psíquicas, desenvolvendo dificuldades no
rendimento escolar, no convívio social e familiar. Este público tem grandes chances de tornar suas fantasias reais, se apropriando de uma
identidade fictícia ou de forma anônima por exemplo para a prática do cyberbullying.
Referências: PRIOSTE, C. D. - O adolescente e a internet: laços e embaraços no mundo virtual. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação,
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/T.48.2013.tde-21052013-113556. Acesso em: 2017-06-02. LORENZETTI, J; et al. Tecnologia,
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S0103-40142014000300010 CAPPELLOZZA, A; SANCHEZ, O P. - Análise de decisões sobre uso de tecnologia: um estudo no setor de telefonia móvel
fundamentado nos axiomas da economia comportamental. Rev. adm. contemp., Curitiba , v. 15, n. 6, p. 1078-1099, Dec. 2011 . Access on 02 June 2017.
http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552011000600007. TAVARES, E; COSTA, I. - O papel dos valores individuais na interação entre indivíduos e Tecnologia de
Informação. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão, Lisboa, v. 7, n. 3, p. 11-21, jul. 2008. Disponível em. acessos em 02 jun. 2017.
Palavras-chave: Tecnologia, Psicologia, Adolescente, Internet.
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