Page 85 - 3º MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
P. 85

Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde       TRABALHO 301

                 Em busca da integralidade na avaliação da criança

                 AUTOR PRINCIPAL: Karina Aline Ferreira  |  AUTORES: Ana Caroline Moreno, Estefani Naiara Barcelos, Tatiane Schaifer, Josimar Moraes  |
                 INSTITUIÇÃO: Autarquia Municipal de Saúde  |  Apucarana - PR
                  A diminuição do óbito infantil está vinculada a várias estratégias que vêm sendo estabelecidas pelo Ministério da Saúde há décadas. Dentre
                  elas, ressaltamos em 1984, o Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança. Em 1996 a Estratégia de Atenção Integrada às Doenças
                  Prevalentes na Infância. Em 2004 a Agenda de Compromisso para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil. Rede
                  Cegonha em 2011 (BRASIL, 2012). Rede Mãe Paranaense, em 2012 (SESA-PR, 2012). A puericultura efetiva-se pelo acompanhamento
                  periódico e sistemático das crianças para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, orientações aos pais e sobre a prevenção de
                  acidentes, aleitamento materno e orientação alimentar, higiene individual e ambiental, assim como pela identificação precoce dos agravos
                  (CAMPOS, 2011). Neste contexto, com o objetivo de contribuir para a redução da morbimortalidade infantil, e promover saúde, propusemos
                  mudança na forma de realização da puericultura, sistematizando o atendimento das crianças menores de dois anos, buscando atingir a
                  integralidade da assistência. Acreditamos que o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, o preenchimento correto da
                  Caderneta da Criança, associado à competência e compromisso de cada trabalhador, melhorem a qualidade de vida dos pequenos usuários.
                  Primeiro, cadastrou-se todas as crianças menores de dois anos, por classificação de risco, da área de abrangência da Unidade de Atenção
                  Primária a Saúde. Definiu com equipe multiprofissional temas relevantes e avaliações necessárias para cada faixa etária. Fica pactuado que
                  todas as sextas feiras no período vespertino serão reservadas à puericultura na agenda da enfermeira, e equipe de residentes, para que se
                  efetive a interdisciplinaridade e a integralidade na assistência. Os encontros acontecem por faixas etárias, onde reunimos em média de 8
                  crianças em cada grupo. A avaliação periódica da saúde da criança vem permitindo acompanhamento do progresso individual, identificando
                  aquelas de maior risco, evita surpresas ao aparecimento de patologias e violência. Monitora o crescimento, possibilita o incentivo ao
                  aleitamento materno exclusivo, a orientação adequada da introdução da alimentação complementar, prevenindo problemas comuns durante
                  o primeiro ano de vida. Cada atendimento realizado no serviço de saúde, independente da queixa é tratado como uma oportunidade para
                  uma ação resolutiva, de promoção da saúde, com forte caráter educativo.
                  Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento
                  / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. CAMPOS Roseli Márcia Crozariol
                  Consulta de enfermagem em puericultura: a vivência do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família. SESA, Paraná. Linha Guia Rede Mãe Paranaense. Secretaria
                  de Estado de Saúde do Paraná, 2012.
                  Palavras-chave: Integralidade, Saúde da Criança, Estrategia Saúde da Familia.


                Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde      TRABALHO 302

                 A tecnologia e a interação com a psicologia

                 AUTOR PRINCIPAL: Geovana Jordão Ribeiro  |  AUTORES: Gerson José Pereira Cardoso; Nilceia Fernando; Prof Me Ana Paula Jesus da Silva;
                 Prof: Dr. Denecir de Almeida Dutra  |  INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Campus de Andrade (Uniandrade)  |  Curitiba - PR
                  A densidade tecnológica tem sua gênese de desenvolvimento a partir do final da década de 60, e o aparecimento técnico científico,
                  dinamizando sua rotina seja no contexto doméstico ou no trabalho. No final dos anos 80 com a chegada dos computadores ocorreu a
                  associação com uma das ferramentas mais importantes do computador a internet, conquistando muitas pessoas pelo seu fácil acesso
                  a milhares de informações em poucos segundos e com o passar dos anos foi se aprimorando até conquistar o seu público mais fiel, os
                  adolescentes de 15 a 19 anos que segundo as pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menciona as pessoas
                  que mais acessam a internet no Brasil. Essa ferramenta possibilita as pessoas a aprenderem, a interagirem com pessoas ao redor do
                  mundo, fazerem compras online entre outras coisas, mas tudo que utilizado em excesso pode ocasionar malefícios principalmente para
                  crianças e adolescentes, segundo a tese da Psicóloga Claudia Dias, meninos com idade de 12 anos estavam passando por problemas com
                  relação ao exagero de uso da internet, se sobressaindo os jogos. Os hábitos relacionados a internet deixaram esses jovens muitas vezes
                  por horas na frente de um computador os fazendo esquecer de sua vida, de suas atividades do dia a dia e também sendo prejudicial em
                  seu rendimento escolar, ocasionando dificuldades na aprendizagem, distrações e baixo aproveitamento das aulas. Objetivou-se verificar as
                  interações tecnológicas com as interfaces das doenças psíquicas com o comportamento. A metodologia foi feita por revisão bibliográfica
                  descritiva, embasado em artigos contidos em teses e dissertações no site da Universidade de São Paulo (USP), da Psicóloga Claudia Dias
                  relato de casos com adolescentes relacionadas ao uso excessivo da internet e seu comportamento. Encontrados 24 artigos, exclusos 10
                  por não abordarem o assunto e dos 14 restantes utilizados 5 entre o ano de 2008 à 2017. Os resultados foram embasados em 5 artigos
                  sobre a Tecnologia e a Interação com a Psicologia, o impacto e os déficits na vida biopsicossocial do adolescente e suas contribuições para
                  o desenvolvimento humano. Conclui-se que o uso excessivo pode estar associado com fragilidades psíquicas, desenvolvendo dificuldades no
                  rendimento escolar, no convívio social e familiar. Este público tem grandes chances de tornar suas fantasias reais, se apropriando de uma
                  identidade fictícia ou de forma anônima por exemplo para a prática do cyberbullying.
                  Referências: PRIOSTE, C. D. - O adolescente e a internet: laços e embaraços no mundo virtual. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação,
                  Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/T.48.2013.tde-21052013-113556. Acesso em: 2017-06-02. LORENZETTI, J; et al. Tecnologia,
                  inovação tecnológica e saúde: uma reflexão necessária. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 432-439, June 2012 . Access on 02 June 2017.
                  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000200023. ECHEGARAY, F; AFONSO, M, H, F. - Respostas às mudanças climáticas: inovação tecnológica ou
                  mudança de comportamento individual?. Estud. av., São Paulo , v. 28, n. 82, p. 155-174,  Dec. 2014 . Access on 02 June 2017. http://dx.doi.org/10.1590/
                  S0103-40142014000300010 CAPPELLOZZA, A; SANCHEZ, O P. - Análise de decisões sobre uso de tecnologia: um estudo no setor de  telefonia móvel
                  fundamentado nos axiomas da economia comportamental. Rev. adm.  contemp., Curitiba , v. 15, n. 6, p. 1078-1099, Dec. 2011 . Access on 02 June 2017.
                  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552011000600007. TAVARES, E; COSTA, I. - O papel dos valores individuais na interação entre indivíduos e Tecnologia de
                  Informação. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão, Lisboa, v. 7, n. 3, p. 11-21, jul. 2008. Disponível em. acessos em 02 jun. 2017.
                  Palavras-chave: Tecnologia, Psicologia, Adolescente, Internet.


                                                                                                              85
   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89   90