Page 232 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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serviço ambulatorial do CIS/Amunpar, verificando se possibilitam a comunicação efetiva entre
os profissionais. Descrição da experiência: Em setembro/2020 foi implantado a Comissão
de Revisão de Prontuários - CRP no CIS/Amunpar - Ambulatório Médico de Especialidades
AME Paranavaí, composta por: um médico (Diretor Clínico), uma enfermeira (Responsável
Técnica de Enfermagem), uma Diretora Administrativa e uma responsável pela Seção
Administrativa do AME, com regimento próprio. As revisões ocorrem uma vez por semana,
sendo escolhidos aleatoriamente 10 prontuários eletrônicos do paciente - PEP. No período de
setembro/2020 a março/2021 foram revisados 150 PEP’s classificados como: 105 conforme,
38 parcialmente conforme e 7 não conforme, observando as inconsistências no
preenchimento da “Naturalidade” em seus dados cadastrais e a falta de algumas informações
clínicas. A CRP tem atuado como estratégia para qualificar a assistência ambulatorial,
verificando e analisando os registros da história clínica em cada PEP. Reflexão sobre a
experiência e Recomendações: Revisar os PEP’s no AME tem significado também analisar
e avaliar o desenvolvimento do trabalho da equipe multiprofissional da instituição, não
discute-se a conduta estabelecida, mas sim, a qualidade da informação descrita, revisando
desde a identificação da queixa principal do paciente, anamnese, conduta e conclusão do
tratamento, através de formulário pré-estruturado. Enfatizamos que o prontuário é um
documento do usuário, sob a guarda de nossa instituição, que devem conter todas as
informações pertinentes aos atendimentos realizados, sendo utilizado como instrumento de
comunicação eficiente entre as demais especialidades, possibilitando a integralidade do
cuidado.
A EXPERIÊNCIA DA TELEMEDICINA DE UM CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE
Autores: DIANA MORTEAN FLORES FRANCO DE MOURA | VERUSHKA APARECIDA
SILVERIO TERESA OLIVEIRA, MARIA FERNANDA MANOEL IMAZU. Instituição: Consórcio
Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema
Palavras-chave: Telemedicina; Consórcio Intermunicipal de Saúde;, Atenção Primária à
Saúde
Caracterização do problema: A pandemia de COVID-19 causou a descontinuidade dos
atendimentos eletivos, tendo em vista as medidas de distanciamento social para prevenção
de contágio. Desta forma, o Consórcio Intermunicipal de Saúde buscando manter o cuidado
ao usuário elaborou o projeto Telemedicina. Objetivos: Oferecer consulta médica
especializada, por meio de Telemedicina ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) dos
municípios pertencentes ao Consórcio; Ampliar o acesso à Atenção Ambulatorial
Especializada (AAE); Evitar deslocamento dos usuários até a sede do Consórcio; Realizar
atendimento integrado entre AAE e Atenção Primária à Saúde (APS) e Fortalecer as Redes
de Atenção à Saúde (RAS). Descrição da Experiência: A consulta médica via Telemedicina
consiste em atendimento em sala virtual do aplicativo jit.si meet com o profissional médico
especialista a partir do consultório do Consórcio e o usuário acompanhado por um profissional
da APS na Unidade de Saúde Municipal, com todo atendimento registrado em prontuário
eletrônico e todos os encaminhamentos de uma consulta presencial. O agendamento dos
usuários iniciou para consultas de retorno já reguladas na especialidade de cardiologia dos
municípios que aderiram ao projeto e organizaram a estrutura física e de tecnologia para
viabilização da Teleconsulta. A captação dos usuários é realizada pela Unidade de Regulação
para os casos de retorno para avaliação de exames, com quadro clínico compensado e baixo
risco de morbimortalidade, seguindo os critérios técnicos de regulação. Todos os
esclarecimentos são apresentados pela equipe da APS e o aceite do usuário é registrado
através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); caso o usuário não aceite
esta modalidade o mesmo volta para a fila com sua devida estratificação de risco. A APS
insere na plataforma do Consórcio o TCLE, os resultados de exames e demais documentos
pertinentes à consulta. O Consórcio realiza o agendamento, bem como notifica a APS para
convocação do usuário juntamente com o link de acesso à sala virtual. Efeitos alcançados e
Recomendações: O projeto foi desenvolvido buscando manter a continuidade dos
atendimentos ambulatoriais especializados, com foco no cuidado ao usuário, especialmente