Page 232 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     serviço ambulatorial do CIS/Amunpar, verificando se possibilitam a comunicação efetiva entre
                     os profissionais. Descrição da experiência: Em setembro/2020 foi implantado a Comissão
                     de Revisão de Prontuários - CRP no CIS/Amunpar - Ambulatório Médico de Especialidades
                     AME Paranavaí, composta por: um médico (Diretor Clínico), uma enfermeira (Responsável
                     Técnica  de  Enfermagem),  uma  Diretora  Administrativa  e  uma  responsável  pela  Seção
                     Administrativa do AME, com regimento próprio. As revisões ocorrem uma vez por semana,
                     sendo escolhidos aleatoriamente 10 prontuários eletrônicos do paciente - PEP. No período de
                     setembro/2020 a março/2021 foram revisados 150 PEP’s classificados como: 105 conforme,
                     38  parcialmente  conforme  e  7  não  conforme,  observando  as  inconsistências  no
                     preenchimento da “Naturalidade” em seus dados cadastrais e a falta de algumas informações
                     clínicas.  A  CRP  tem  atuado  como  estratégia  para  qualificar  a  assistência  ambulatorial,
                     verificando  e  analisando  os  registros  da  história  clínica  em  cada  PEP.  Reflexão  sobre  a
                     experiência e Recomendações: Revisar os PEP’s no AME tem significado também analisar
                     e  avaliar  o  desenvolvimento  do  trabalho  da  equipe  multiprofissional  da  instituição,  não
                     discute-se a conduta estabelecida, mas sim, a qualidade da informação descrita, revisando
                     desde a identificação da queixa principal do paciente, anamnese, conduta e conclusão do
                     tratamento,  através  de  formulário  pré-estruturado.  Enfatizamos  que  o  prontuário  é  um
                     documento  do  usuário,  sob  a  guarda  de  nossa  instituição,  que  devem  conter  todas  as
                     informações pertinentes aos atendimentos realizados, sendo utilizado como instrumento de
                     comunicação  eficiente  entre  as  demais  especialidades,  possibilitando  a  integralidade  do
                     cuidado.



                     A EXPERIÊNCIA DA TELEMEDICINA DE UM CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

                     Autores:  DIANA  MORTEAN  FLORES  FRANCO  DE  MOURA  |  VERUSHKA  APARECIDA
                     SILVERIO TERESA OLIVEIRA, MARIA FERNANDA MANOEL IMAZU. Instituição: Consórcio
                     Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema

                     Palavras-chave:  Telemedicina;  Consórcio  Intermunicipal  de  Saúde;,  Atenção  Primária  à
                     Saúde
                     Caracterização  do  problema:  A  pandemia  de  COVID-19  causou  a  descontinuidade  dos
                     atendimentos eletivos, tendo em vista as medidas de distanciamento social para prevenção
                     de contágio. Desta forma, o Consórcio Intermunicipal de Saúde buscando manter o cuidado
                     ao  usuário  elaborou  o  projeto  Telemedicina.  Objetivos:  Oferecer  consulta  médica
                     especializada, por meio de Telemedicina ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) dos
                     municípios  pertencentes  ao  Consórcio;  Ampliar  o  acesso  à  Atenção  Ambulatorial
                     Especializada (AAE); Evitar deslocamento dos usuários até a sede do Consórcio; Realizar
                     atendimento integrado entre AAE e Atenção Primária à Saúde (APS) e Fortalecer as Redes
                     de Atenção à Saúde (RAS). Descrição da Experiência: A consulta médica via Telemedicina
                     consiste em atendimento em sala virtual do aplicativo jit.si meet com o profissional médico
                     especialista a partir do consultório do Consórcio e o usuário acompanhado por um profissional
                     da APS na Unidade  de Saúde Municipal, com todo atendimento registrado em prontuário
                     eletrônico e todos os encaminhamentos de uma consulta presencial. O agendamento dos
                     usuários iniciou para consultas de retorno já reguladas na especialidade de cardiologia dos
                     municípios que aderiram ao projeto e organizaram a  estrutura física e de tecnologia para
                     viabilização da Teleconsulta. A captação dos usuários é realizada pela Unidade de Regulação
                     para os casos de retorno para avaliação de exames, com quadro clínico compensado e baixo
                     risco  de  morbimortalidade,  seguindo  os  critérios  técnicos  de  regulação.  Todos  os
                     esclarecimentos são apresentados pela equipe da APS e o aceite do usuário é registrado
                     através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); caso o usuário não aceite
                     esta modalidade o mesmo volta para a fila com sua devida estratificação de risco. A APS
                     insere na plataforma do Consórcio o TCLE, os resultados de exames e demais documentos
                     pertinentes à consulta. O Consórcio realiza o agendamento, bem como notifica a APS para
                     convocação do usuário juntamente com o link de acesso à sala virtual. Efeitos alcançados e
                     Recomendações:  O  projeto  foi  desenvolvido  buscando  manter  a  continuidade  dos
                     atendimentos ambulatoriais especializados, com foco no cuidado ao usuário, especialmente
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