Page 7 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     UMA  VISÃO  DA  GESTÃO  AMBULATORIAL  DE  UM  CONSÓRCIO  DE  SAÚDE  E  A
                     QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS

                     Autores:  ISABEL  CRISTINA  INOUE  |  ISABEL  CRISTINA,  ALIXANDRE  VASCONCELOS,
                     RAFAELA  DOS  SANTOS  SILVA,  ROSANGELA  MARIA  TAMIOZZO  BENINI,  LIDIANE  DE
                     CASTRO  AMORIM.  Instituição:  CONSÓRCIO  INTERMUNICIPAL  DE  SAÚDE/AMUNPAR

                     Palavras-chave: Gestão em Saúde; Atenção Secundária à Saúde; Qualidade da Assistência
                     à Saúde
                     Caracterização  do  problema:  Necessidade  de  qualificar  a  atenção  ambulatorial
                     especializada da região da AMUNPAR. Justificativa: Buscar atenção integral de qualidade
                     à  saúde  da  população  à  nível  da  atenção  secundária,  agregando  valor  ao  usuário,
                     padronizando ações e integração no compartilhamento do cuidado. Objetivos: Melhorar a
                     qualidade dos serviços prestados aos usuários dos 28 municípios consorciados, otimizando
                     os  recursos  físicos,  humanos  e  financeiros.  Descrição  da  experiência:  A  administração
                     visando a qualificação dos serviços ofertados à população vem desenvolvendo ações com o
                     intuito  de  otimizar  os  recursos  da  região,  ofertando  serviços  de  qualidade  aos  usuários,
                     objetivando a resolutividade dos problemas de saúde e efetividade dos atendimentos. Com o
                     fortalecimento  às  unidades  operacionais,  melhorando  a  estrutura  física,  otimizando  os
                     recursos  humanos  e  qualificando-os  com  a  implantação  de  protocolos  institucionais;
                     comissões  voltadas  à  qualidade  e  segurança  do  paciente;  incentivando  os  profissionais  à
                     participação ativa e contribuições para melhoria dos serviços; promovendo a interatividade
                     entre  os  níveis  de  atenção  para  discussão  das  dificuldades  pontuais  nos  fluxos  de
                     atendimento;  buscando  implantar  novas  tecnologias  e  serviços,  conforme  demandas
                     apresentadas;  desenvolvendo  as  habilidades  dos  colaboradores  em  prol  da  instituição;
                     estabelecendo um vínculo mais próximo das diferentes escalas hierárquicas; e as legislações
                     vigentes regulamentando a qualificação dos Consórcios de Saúde, agregaram valores para
                     a  implantação  de  algumas  comissões  no  ambulatório.  Apesar  de  não  haver  um  modelo
                     específico para estes, com empenho, a direção do Ambulatório Médico de Especialidades de
                     Paranavaí e sua equipe, estabeleceu as Comissões de Revisão de Prontuário do Paciente e
                     Comissão  de  Segurança  do  Paciente,  adequando-as  às  necessidades  ambulatoriais.
                     Reflexão  sobre  a  experiência  e  Recomendações:  Ao  envolver  os  colaboradores  nas
                     demandas institucionais, novas perspectivas são visualizadas para uma análise mais efetiva
                     e a colaboração para sua resolutividade é motivada, melhorando a efetividade nas ações a
                     serem implementadas com a qualificação dos serviços prestados.

                     CONSÓRCIO DE SAÚDE: ESTRATÉGIAS DE COMBATE A PANDEMIA CAUSADA PELO
                     COVID-19 NO AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES

                     Autores:  ISABEL  CRISTINA  INOUE  |  ISABEL  CRISTINA  ALIXANDRE  VASCONCELOS,
                     RAFAELA  DOS  SANTOS  SILVA,  ROSANGELA  MARIA  TAMIOZZO  BENINI,  LIDIANE  DE
                     CASTRO  AMORIM.  Instituição:  Consórcio  Intermunicipal  de  Saúde/AMUNPAR

                     Palavras-chave:  Coronavírus;  Gestão  em  Saúde;  Planos  de  Contingência;  Atenção
                     Secundária à Saúde; Instituições de Assistência Ambulatorial.
                     Caracterização do problema: Necessidades de enfrentamento ao coronavírus/COVID-19
                     pela  atenção  secundária.  Justificativa:  Adequação  dos  serviços  frente  à  pandemia,
                     adequando-se  o  fluxo,  garantindo  a  segurança  aos  usuários  e  colaboradores.  Objetivos:
                     Padronizar ações para prevenção ao coronavírus. Descrição da experiência: O Consórcio
                     Intermunicipal  de  Saúde/AMUNPAR,  desde  o  início  da  pandemia,  através  da  equipe
                     técnica/administrativa  vem  direcionando  ações  para  seu  enfrentamento,  norteou  os
                     atendimentos  restringindo-os  à  grupos  específicos,  como  gestantes  de  alto  risco  e
                     atendimentos  à  distância  (com  envio  de  ficha  padronizada  e  exames  através  de  correio
                     eletrônico) dos pacientes em acompanhamento do TAP (tempo de atividade protrombina),
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