Page 12 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     legislações vigentes – Nota Técnicas, Protocolos do Ministério da Saúde e recomendações
                     da SESA, estruturando as mesmas dentro da realidade de cada município. Um amplo debate
                     foi proposto, e todos tiveram participação ativa no processo. Foi possível alinhar as ações
                     para enfrentamento ao Covid-19 com intervenções e medidas de controle apropriadas, para
                     cada município, sendo assim, após as visitas técnicas os profissionais locais passaram a
                     desenvolver as atividades de maneira mais segura e eficaz.



                     SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA

                     Autores: DENILSEN CARVALHO GOMES | RAFAEL ANTONIO GABRIEL, MARIA ROSANA
                     BASTOS DE PAULA, GIOVANA DE PAULA MIECZNIKOWSKI, CARLOS HENRIQUE SILVA .
                     Instituição:   Secretaria   Municipal   de   Saúde   de   São   José   dos   Pinhais

                     Palavras-chave: Infecções por Coronavírus; Pandemias; Assistência Pré-Hospitalar
                     Caracterização do problema: A Organização Mundial da Saúde reconheceu a pandemia do
                     Coronavírus como emergência em saúde pública, trazendo impacto e desafios aos serviços
                     de saúde e impondo a necessidade de reorganização. No Serviço de Atendimento Móvel de
                     Urgência, isso envolveu a elaboração de protocolos, compra e organização de recursos e
                     realização de capacitações. Além disso, as equipes operacionais se depararam com novas
                     dificuldades  neste  ambiente  de  cuidado.  Justificativa:  Este  trabalho  colabora  para  o
                     compartilhamento de experiências, entre serviços de atendimento pré-hospitalar. Isso pode
                     contribuir  para  a  discussão  de  questões  identificadas  no  período  de  pandemia  que
                     necessitam de maior atenção pelos serviços. Objetivo: Descrever a experiência do Serviço
                     de  Atendimento  Móvel  de  Urgência,  do  município  de  São  José  dos  Pinhais/Paraná,  no
                     período de Pandemia. Descrição da experiência: Foram elaborados novos protocolos, como
                     paramentação  e  desparamentação  e  intubação  orotraqueal  em  pacientes  suspeitos  ou
                     confirmados  de  Coronavírus.  Houve  compra  de  novos  materiais  e  equipamentos,  como
                     macacão  de  proteção  e  protetores  faciais.  Foi  disponibilizada  uma  ambulância,  com
                     equipamentos  e  materiais  exclusivos  para  o  atendimento  e  transporte  de  pacientes  com
                     Coronavírus. Houve a realização de capacitações, incluindo a sequência de paramentação e
                     desparamentação e atendimento de emergência para médicos da área de atenção primária
                     à saúde. Entre as dificuldades enfrentadas pelas equipes operacionais estão: transportes de
                     longa  duração;  aumento  do  tempo  de  espera  para  receber  os  pacientes  nos  hospitais;
                     realização de exames, como tomografia de tórax, antes de transferir o paciente para o leito
                     das instituições hospitalares; e atendimento primário nos serviços de saúde. Reflexão sobre
                     a experiência: O contexto pandêmico trouxe a necessidade de uma visão direcionada para
                     o planejamento e estruturação dos serviços, por parte dos gestores públicos, e não apenas
                     focada  nas  questões  operacionais.  Trouxe  também  a  reflexão  sobre  a  necessidade  de
                     profissionais  preparados  para  a  elaboração  de  protocolos  e  realização  de  capacitações,
                     compra de novos materiais e a necessidade de interlocução entre serviços pré-hospitalares
                     e  intra-hospitalares.  Recomendações:  Atualizações  constantes  de  protocolos  e
                     capacitações  das  equipes.  Alinhamento  de  condutas  entre  serviços  de  atendimentos  pré-
                     hospitalares  e  instituições  hospitalares.  Necessidade  de  uma  visão  ampla  dos  gestores
                     públicos.


                     (RE)  DESENHO  DA  ATENÇÃO  BÁSICA  NO  MUNICÍPIO  DE  MARINGÁ-PARANÁ:
                     MEDIDAS PROTOCOLARES PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA

                     Autores:  ROBSMEIRE  CALVO  MELO ZURITA  |  MARIA  DA  PENHA  MARQUES  SAPATA,
                     UDELYSSES JANETE VELTRINI FONZAR, CLICIE ARRIAS FABRI, EDUARDO HENRIQUE
                     WENTZ  RIBEIRO,  LUANA  CARLA  TIRONI  DE  FREITAS  GIACOMETTI.  Instituição:
                     UNICESUMAR

                     Palavras-chave:  Atenção  Primária  à  Saúde;  Pandemias;  Administração  de  Serviços  de
                     Saúde.
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