Page 12 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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legislações vigentes – Nota Técnicas, Protocolos do Ministério da Saúde e recomendações
da SESA, estruturando as mesmas dentro da realidade de cada município. Um amplo debate
foi proposto, e todos tiveram participação ativa no processo. Foi possível alinhar as ações
para enfrentamento ao Covid-19 com intervenções e medidas de controle apropriadas, para
cada município, sendo assim, após as visitas técnicas os profissionais locais passaram a
desenvolver as atividades de maneira mais segura e eficaz.
SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA
Autores: DENILSEN CARVALHO GOMES | RAFAEL ANTONIO GABRIEL, MARIA ROSANA
BASTOS DE PAULA, GIOVANA DE PAULA MIECZNIKOWSKI, CARLOS HENRIQUE SILVA .
Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais
Palavras-chave: Infecções por Coronavírus; Pandemias; Assistência Pré-Hospitalar
Caracterização do problema: A Organização Mundial da Saúde reconheceu a pandemia do
Coronavírus como emergência em saúde pública, trazendo impacto e desafios aos serviços
de saúde e impondo a necessidade de reorganização. No Serviço de Atendimento Móvel de
Urgência, isso envolveu a elaboração de protocolos, compra e organização de recursos e
realização de capacitações. Além disso, as equipes operacionais se depararam com novas
dificuldades neste ambiente de cuidado. Justificativa: Este trabalho colabora para o
compartilhamento de experiências, entre serviços de atendimento pré-hospitalar. Isso pode
contribuir para a discussão de questões identificadas no período de pandemia que
necessitam de maior atenção pelos serviços. Objetivo: Descrever a experiência do Serviço
de Atendimento Móvel de Urgência, do município de São José dos Pinhais/Paraná, no
período de Pandemia. Descrição da experiência: Foram elaborados novos protocolos, como
paramentação e desparamentação e intubação orotraqueal em pacientes suspeitos ou
confirmados de Coronavírus. Houve compra de novos materiais e equipamentos, como
macacão de proteção e protetores faciais. Foi disponibilizada uma ambulância, com
equipamentos e materiais exclusivos para o atendimento e transporte de pacientes com
Coronavírus. Houve a realização de capacitações, incluindo a sequência de paramentação e
desparamentação e atendimento de emergência para médicos da área de atenção primária
à saúde. Entre as dificuldades enfrentadas pelas equipes operacionais estão: transportes de
longa duração; aumento do tempo de espera para receber os pacientes nos hospitais;
realização de exames, como tomografia de tórax, antes de transferir o paciente para o leito
das instituições hospitalares; e atendimento primário nos serviços de saúde. Reflexão sobre
a experiência: O contexto pandêmico trouxe a necessidade de uma visão direcionada para
o planejamento e estruturação dos serviços, por parte dos gestores públicos, e não apenas
focada nas questões operacionais. Trouxe também a reflexão sobre a necessidade de
profissionais preparados para a elaboração de protocolos e realização de capacitações,
compra de novos materiais e a necessidade de interlocução entre serviços pré-hospitalares
e intra-hospitalares. Recomendações: Atualizações constantes de protocolos e
capacitações das equipes. Alinhamento de condutas entre serviços de atendimentos pré-
hospitalares e instituições hospitalares. Necessidade de uma visão ampla dos gestores
públicos.
(RE) DESENHO DA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ:
MEDIDAS PROTOCOLARES PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA
Autores: ROBSMEIRE CALVO MELO ZURITA | MARIA DA PENHA MARQUES SAPATA,
UDELYSSES JANETE VELTRINI FONZAR, CLICIE ARRIAS FABRI, EDUARDO HENRIQUE
WENTZ RIBEIRO, LUANA CARLA TIRONI DE FREITAS GIACOMETTI. Instituição:
UNICESUMAR
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Pandemias; Administração de Serviços de
Saúde.