Page 16 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 16

16


                     proposta  de  tratamento,  16,2%  tiveram  proposta  de  quimioterapia  curativa  e  11,1%
                     quimioterapia  paliativa  isolada,  7,1%  quimioterapia  e  radioterapia  curativas  combinadas  e
                     7,1% cirurgia isolada. Pacientes encaminhados com menos de um mês tiveram média de
                     seguimento de 39 dias, e os com mais de dois anos, 105 dias. Conclusões: O estudo conclui
                     que a maioria dos pacientes encaminhados aos Cuidados Paliativos tinha doença avançada
                     na entrada do serviço, um terço sem possibilidade de terapêutica oncológica específica, seja
                     curativa ou paliativa. reforçando o papel dos Cuidados Paliativos no cuidado do paciente.
                     Esses dados também sugerem haver uma dificuldade da população acessar o serviço de
                     saúde,  para  o  diagnóstico  precoce  e  possibilidade  da  terapia  modificadora  de  doença
                     curativa, necessitando trabalhos que apontem as barreiras existentes a esse acesso.






                     RELAÇÕES  INTERSETORIAIS  PARA  PROMOÇÃO  DA  SAÚDE  ESCOLAR:  A
                     EXPERIÊNCIA  DO  PROGRAMA  SAÚDE  NA  ESCOLA  E  SAÚDE  BUCAL  EM  FOZ  DO
                     IGUAÇU, PR.

                     Autores: GABRIELA DOMINICCI DE MELO CASACIO | SORAIA MAYANE SOUZA MOTA,
                     SANDRA PALMEIRA MELO GOMES, FERNANDA DO NASCIMENTO DE LEMOS CAMPOS,
                     ROSANE MEIRE MUNHAK DA SILVA, ADRIANA ZILLY. Instituição: Universidade Estadual
                     do Oeste do Paraná

                     Palavras-chave: Saúde bucal; Promoção da saúde Escolar; Ação intersetorial
                     Caracterização do problema: A intersetorialidade é considerada um componente central das
                     políticas de saúde voltadas à mudança do modelo assistencial, de caráter fragmentado, para
                     o novo modelo assistencial, de caráter integral. O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à
                     integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da
                     qualidade de vida da população brasileira, visto que contribui para a formação integral dos
                     estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, e fortalece o
                     enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças
                     e jovens da rede pública de ensino. Justificativa: As práticas da saúde bucal são restritas às
                     práticas do cirurgião-dentista (CD) com seu equipamento odontológico e não contribui para a
                     saúde  integral  dos  estudantes  por  meio  de  ações  de  saúde.  Objetivo:  Descrever  a
                     metodologia de gestão do PSE adotada nas escolas da rede pública do Município de Foz do
                     Iguaçu – PR. Descrição da experiência: No ano 2013 foi implantado em Foz do Iguaçu o
                     PSE  e  em  2017  apenas  nove  escolas  possuíam  adesão  ao  Programa.  Atualmente  no
                     Município há 53 Escolas Municipais e 39 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs),
                     dessas, 41 escolas são aderidas (16 Escolas Municipais e 25 CMEIs), alcançando 13.963
                     escolares. As ações coletivas foram realizadas pelo CD e auxiliar em saúde bucal, incluindo
                     os seguintes procedimentos: exame epidemiológico; educação em saúde bucal; escovação
                     dental  supervisionada;  entrega  de  escova  dental  e  dentifrício,  aplicação  tópica  de  flúor  e
                     orientação de higiene bucal e dieta. Tais ações permitiram avaliar o estado de saúde bucal
                     dos  educandos  e  identificar  aqueles  com  necessidade  de  cuidado  em  saúde  bucal  e
                     encaminhamento à Unidade Básica de Saúde de referência para tratamento odontológico.
                     Reflexão  sobre  a  experiência  e  recomendações:  É  possível  constatar  pelas  atividades
                     desenvolvidas no ambiente escolar que as ações de promoção alcançaram uma considerável
                     mudança  no  perfil  dos  profissionais  da  saúde  bucal,  trouxe  impactos  positivos  e
                     conhecimentos  para  a  própria  saúde  e  estilo  de  vida  dos  escolares  e  familiares.  O  PSE
                     propiciou  a  sustentabilidade  das  ações  a  partir  da  conformação  de  redes  de
                     corresponsabilidade. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do PSE,
                     por  isso  se  refere  a  uma  estratégia  de  integração  da  saúde  e  educação  para  o
                     desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21