Page 14 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     se apresenta ainda de forma tímida e fragmentada. O mesmo acontece com os demais pontos
                     de Atenção Primária, como as academias de saúde, equipes multidisciplinares ou a saúde
                     bucal. Os poucos atendimentos dessas áreas são apenas quando se dá a procura por parte
                     da  instituição,  quando  apresentam  alguma  demanda  urgente.  Com  isso,  ressalta-se  a
                     necessidade urgente de políticas públicas municipais com relação ao envelhecimento com
                     qualidade de vida e de responsabilidade pela população idosa, visto que são poucos gestores
                     municipais que realizam contratos com repasse de recursos às ILPI que acolhem seus idosos.





                     A  IMPLANTAÇÃO  DE  UM  CONTRATO  ORGANIZATIVO  DE  AÇÃO  PÚBLICA  ENSINO-
                     SAÚDE: PROCESSOS E RESULTADOS

                     Autores:  ANDERSON  VINICIUS  KUGLER  FADEL  |  MÁRCIO  JOSÉ  DE  ALMEIDA.
                     Instituição: Secretaria de Saúde Guarapuava

                     Palavras-chave: Contratos, Ensino, Saúde, Sus.
                     O presente estudo possui como objetivo descrever as conquistas e os desafios no processo
                     de implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde no município de
                     Guarapuava.  Nesse  sentido,  elegeu-se  o  estudo  descritivo  com  abordagem  qualitativa,
                     através  de  uma  pesquisa  documental  realizada  em  Guarapuava/PR  e  estruturação
                     metodológica efetuada através de pesquisas nas bases de dados Lilacs e Scielo. Verifica-se
                     que o COAPES se trata de compromissos pactuados entre as instituições de ensino e os
                     gestores municipais e estaduais do SUS. Para que ocorra sua consolidação torna-se preciso
                     engajamento entre gestores juntamente com uma equipe de multiprofissionais envolvidos que
                     esteja  preparada  para  atuar  desde  a  implementação como  também  nos  resultados. Além
                     disso, destaca-se a escassez de evidências voltadas à implantação do contrato organizativo
                     de  ação  pública  ensino-saúde.  Devido  a  estruturação  de  qualidade  e  implementação  dos
                     cursos de Medicina nas IES locais, o Município de Guarapuava assinou o COAPES com as
                     instituições de ensino que ofertam cursos na área da saúde na cidade, dessa forma instituindo
                     seus princípios, diretrizes e objetivos visando o fortalecimento da integração ensino-serviço-
                     comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde municipal. Isso significa uma conquista,
                     pois através do COAPES, pode-se ampliar a garantia do acesso do ensino superior e técnico
                     profissionalizante na rede municipal de saúde. Quanto ao processo de contratualização o
                     COAPES-Guarapuava conseguiu envolver a maioria das instituições de ensino ofertantes de
                     cursos na área da saúde no município. A curto prazo foi possível facilitar a documentação e
                     o  registro  dos  objetivos, metas,  obrigações  e responsabilidades  dos  atores  envolvidos  na
                     integração  ensino-serviço-comunidade.  A  médio  e  longo  prazo  espera-se  tornar  viável  a
                     aprendizagem  em  rede  com  o  objetivo  de  promover  a  identificação  de  necessidades  e
                     oportunidades de aprendizagens para estudantes, trabalhadores e gestores das práticas de
                     atenção a? saúde, gestão em saúde e educação na saúde, qualificando o SUS como uma
                     rede  escola,  objetivo  este  ainda  não  atingido.  A  qualificação  dessa  rede  escola  no  SUS
                     depende do fortalecimento do sistema de saúde, da atuação integrada do ensino e do serviço,
                     dos processos de educação permanente na definição e no desenvolvimento de competências
                     gerais e específicas voltadas à produção da saúde e à integralidade do cuidado.


                     USO  DE  CORE  SET  GENÉRICO  DA  CIF  PODE  SER  UMA  ESTRATÉGIA  PARA
                     AVALIAÇÃO  DE  PACIENTES  COM  DISTÚRBIOS  CARDIORRESPIRATÓRIOS  EM
                     ATENDIMENTO AMBULATORIAL?

                     Autores:  ELLEN  CAROLINE  NAVROSKI  |  CAROLINE  CAMELO  DE  SILOS,  GUSTAVO
                     ATHAYDE  STOCKLER,  CHRISTIANE  RIEDI  DANIEL,  MARINA  PEGORARO  BARONI,
                     ANDERSOM  RICARDO  FRÉZ  .  Instituição:  Universidade  Estadual  do  Centro  Oeste
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