Page 14 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 14
14
se apresenta ainda de forma tímida e fragmentada. O mesmo acontece com os demais pontos
de Atenção Primária, como as academias de saúde, equipes multidisciplinares ou a saúde
bucal. Os poucos atendimentos dessas áreas são apenas quando se dá a procura por parte
da instituição, quando apresentam alguma demanda urgente. Com isso, ressalta-se a
necessidade urgente de políticas públicas municipais com relação ao envelhecimento com
qualidade de vida e de responsabilidade pela população idosa, visto que são poucos gestores
municipais que realizam contratos com repasse de recursos às ILPI que acolhem seus idosos.
A IMPLANTAÇÃO DE UM CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA ENSINO-
SAÚDE: PROCESSOS E RESULTADOS
Autores: ANDERSON VINICIUS KUGLER FADEL | MÁRCIO JOSÉ DE ALMEIDA.
Instituição: Secretaria de Saúde Guarapuava
Palavras-chave: Contratos, Ensino, Saúde, Sus.
O presente estudo possui como objetivo descrever as conquistas e os desafios no processo
de implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde no município de
Guarapuava. Nesse sentido, elegeu-se o estudo descritivo com abordagem qualitativa,
através de uma pesquisa documental realizada em Guarapuava/PR e estruturação
metodológica efetuada através de pesquisas nas bases de dados Lilacs e Scielo. Verifica-se
que o COAPES se trata de compromissos pactuados entre as instituições de ensino e os
gestores municipais e estaduais do SUS. Para que ocorra sua consolidação torna-se preciso
engajamento entre gestores juntamente com uma equipe de multiprofissionais envolvidos que
esteja preparada para atuar desde a implementação como também nos resultados. Além
disso, destaca-se a escassez de evidências voltadas à implantação do contrato organizativo
de ação pública ensino-saúde. Devido a estruturação de qualidade e implementação dos
cursos de Medicina nas IES locais, o Município de Guarapuava assinou o COAPES com as
instituições de ensino que ofertam cursos na área da saúde na cidade, dessa forma instituindo
seus princípios, diretrizes e objetivos visando o fortalecimento da integração ensino-serviço-
comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde municipal. Isso significa uma conquista,
pois através do COAPES, pode-se ampliar a garantia do acesso do ensino superior e técnico
profissionalizante na rede municipal de saúde. Quanto ao processo de contratualização o
COAPES-Guarapuava conseguiu envolver a maioria das instituições de ensino ofertantes de
cursos na área da saúde no município. A curto prazo foi possível facilitar a documentação e
o registro dos objetivos, metas, obrigações e responsabilidades dos atores envolvidos na
integração ensino-serviço-comunidade. A médio e longo prazo espera-se tornar viável a
aprendizagem em rede com o objetivo de promover a identificação de necessidades e
oportunidades de aprendizagens para estudantes, trabalhadores e gestores das práticas de
atenção a? saúde, gestão em saúde e educação na saúde, qualificando o SUS como uma
rede escola, objetivo este ainda não atingido. A qualificação dessa rede escola no SUS
depende do fortalecimento do sistema de saúde, da atuação integrada do ensino e do serviço,
dos processos de educação permanente na definição e no desenvolvimento de competências
gerais e específicas voltadas à produção da saúde e à integralidade do cuidado.
USO DE CORE SET GENÉRICO DA CIF PODE SER UMA ESTRATÉGIA PARA
AVALIAÇÃO DE PACIENTES COM DISTÚRBIOS CARDIORRESPIRATÓRIOS EM
ATENDIMENTO AMBULATORIAL?
Autores: ELLEN CAROLINE NAVROSKI | CAROLINE CAMELO DE SILOS, GUSTAVO
ATHAYDE STOCKLER, CHRISTIANE RIEDI DANIEL, MARINA PEGORARO BARONI,
ANDERSOM RICARDO FRÉZ . Instituição: Universidade Estadual do Centro Oeste