Page 17 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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PESQUISA DE SATISFAÇÃO EM RELAÇÃO AO TELEMONITORAMENTO
FISIOTERÁPICO DE PACIENTES DE IBIPORÃ-PR DURANTE A PANDEMIA COVID-19.
Autores: MARIANA ARAUJO RIBEIRO QUEIROZ | ELIANE BATISTA ACIOLI, VINÍCIUS
ROSIN, HELOÍSA LOPES BORGES. Instituição: Prefeitura Municipal de Ibiporã- PR
Palavras-chave: fisioterapia; saúde pública; reabilitação
Introdução: Devido a pandemia do COVID-19,em 18/03/20 os atendimentos presenciais do
ambulatório de fisioterapia foram suspensos por tempo indeterminado.Como opção
terapêutica, o telemonitoramento dos pacientes que estavam em atendimento presencial foi
estabelecido,e realizado de 08/04/20 a 04/09/20. Foram utilizadas três formas de contato com
os pacientes: e-mail, WhatsApp e ligações telefônicas, com o uso de diferentes recursos,
como: orientações verbais, cartilhas e vídeos com exercícios.Objetivos avaliar a aceitação e
efetividade do telemonitoramento fisioterápico por parte dos usuários.Métodos Foi enviado
pelo aplicativo WhatsApp, um questionário Google forms,com dezenove perguntas.O
questionário foi enviado para 131 pacientes, 32 responderam.Resultados: Dos pacientes
que responderam, 78,1% eram mulheres.Sobre o grau de escolaridade,a maioria (53,6%) tem
ensino médio.Das afecções,59,4% eram ortopédicas,15,6% neurológicas,12,5%
respiratórias,3,1% outras e 9,4% não sabiam informar.93,8% dos pacientes afirmaram ter
realizado os exercícios propostos em casa.Dos que realizaram, 43,8% fizeram os exercícios
com frequência de três ou mais vezes por semana, 28,1% duas vezes por semana, 15,6%
uma vez por semana. Em relação aos sintomas (dor e/ou fraqueza muscular), 68,8%
afirmaram que houve melhora com os exercícios, 21,9% não observaram melhora e 9,4%
não souberam informar.Em relação ao recurso utilizado, 68,8% afirmaram sua preferência em
receber vídeos ao invés de cartilhas de exercícios, 25% não tiveram preferência entre os dois
e 6,3% preferiram as cartilhas.Em relação à forma de envio, 90,6% preferiram por WhattsApp,
6,3% por email e 3,1% pelos dois.71,9% dos pacientes afirmaram não ter dificuldades em
realizar os exercícios,18,8% tiveram dificuldades, e 9,4% não souberam responder.A nota
que o material recebeu (de 0 a 5,sendo zero a pior) foi:45,2% 5 (“excelente”),29% 4(“muito
bom”),3,2% 3 (“gostei”),12,9% 2 (“poderia ser melhor”),3,2% 1 (“não foi útil”).Houve perguntas
subjetivas como nome, sugestões e relatar a dificuldade que tiveram nos
exercícios.Conclusão: Como esta experiência era pioneira no ambulatório municipal, fez-se
necessária a avaliação por parte dos usuários desta nova forma de atenção.O
telemonitoramento surge como uma abordagem promissora para a reabilitação e são
necessárias novas pesquisas sobre esta nova abordagem.
IMPLANTAÇÃO DO ESPAÇO CUIDANDO DO CUIDADOR DURANTE A PANDEMIA
Autores: JUCELEI PASCOAL BOARETTO | CARLOS FELLIPE MARCONDES MACHADO,
ROSILENE APARECIDA MACHADO, VALERIA CRISTINA BARBOSA, LILIAN DE FÁTIMA
MACEDO NELLESSEN, ELEINE APARECIDA PENHA MARTINS. Instituição: Secretaria
Municipal de Saúde
Palavras-chave: Terapias Complementares; Saúde Pública; Cuidado.
Contextualização: Com o advento de novas formas de promover a saúde e prevenir as
doenças no Sistema Único de Saúde, através das Práticas Integrativas e Complementares
em Saúde - PICS; a secretaria municipal de saúde, decidiu implantar um espaço para realizar
essas práticas, capazes de trazer benefícios ao servidor público municipal, tanto no controle
da dor, quanto no transtorno da ansiedade, melhorando a qualidade de vida. Objetivo: Avaliar
a implantação do Espaço Cuidando do Cuidador na sede da secretaria Municipal de Saúde
durante a pandemia da COVID-19. Método: Pesquisa descritiva, com o uso de base de dados
constantes do e-SUS. A produção dos dados abrangeu as sessões realizadas e digitadas no
e-SUS, durante os meses de fevereiro a abril do ano de 2021, realizadas em atendimentos
individuais, por servidores públicos municipais formados em PICS e atuantes no serviço da
Atenção Primária à Saúde. Resultados: Os resultados encontrados nas sessões realizadas,
colaboram para a análise dos benefícios da implantação deste Espaço Cuidando do Cuidador
dentro do serviço público. Conclusão: As PICS podem ser utilizadas nesse momento da