Page 13 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 13
13
No início da pandemia do SARS-Cov-2, em março de 2020, no município de Maringá-PR as
34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), tiveram territórios redesenhados com o fechamento
das atividades assistenciais de três UBS e quatro Unidades de Apoio à Saúde da Família.
Outras cinco UBS de grande porte foram transformadas em Pronto Atendimento para casos
da Urgência e Emergência. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte tornou-se
exclusiva para sintomáticos respiratórios e a UPA Zona Sul ficou de apoio ao Hospital
Municipal para internação por COVID 19. Diante do redesenho foram estabelecidos
processos e protocolos em ordem cronológica na Secretaria Municipal de Saúde de março a
novembro de 2020: Mantido seis unidades de referências para atendimento odontológico de
urgência e emergência; Efetuada compra de testes de RT-PCR aos pacientes com suspeita
da covid-19 para a Upa Zona Norte e cinco hospitais sentinela; Criado plantão de acolhimento
psicológico; Alterado o Fluxo do Serviço Social na Atenção Básica para solicitações de
oxigenoterapia domiciliar, dieta industrializada, fórmula infantil, Bipap e exames para
gestantes de alto risco; Flexibilizado a lotação dos profissionais da Secretaria de Saúde e
implantado escala de trabalho 12X36 nas UPA com registro e controle obrigatório de escalas
por Comissão de Horas Extras; Instituído o Comitê de Operações Emergenciais; Instituído
Comissão para Recebimento e Validação das Doações para enfrentamento à Covid-19;
Elaborado o Protocolo e Estimativa de Equipamentos de Proteção Individual para a Secretaria
de Saúde; Implantada a Comissão de Vigilância Epidemiológica Ativa, para monitoramento
diário dos leitos hospitalares, casos suspeitos e notificados de Covid-19, atendimento aos
requisitos legais/normativos; Implantada a Comissão de Análise das Solicitações de
Atividades Essenciais; Instituída e nomeada a Comissão de Validação de Procedimentos
Operacionais Padrão e Biossegurança; Republicada portaria alterando redação da validade
das prescrições; Instituída Comissão para Deliberação e Acompanhamento das Fórmulas
Dispensadas de Suporte Nutricional. Iniciado nas UBS o monitoramento dos casos positivos
confirmados por critério laboratorial e reforça o cumprimento das diretrizes e medidas de
proteção à segurança e saúde dos trabalhadores. As ações protocolares realizadas
evidenciaram, a constante atualização dos profissionais da saúde, impacta na organização
dos serviços de saúde e no devido atendimento à população.
INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: DE QUEM É A GESTÃO DO
CUIDADO?
Autores: EMANUELI MAZUR IANÓSKI NEULS | ÉRICA IANÓSKI, PATRICIA YUMI
MACHADO. Instituição: SESA-PR/ 4ª RS
Palavras-chave: Instituição de Longa Permanência para Idosos; diagnóstico; política pública
Com o aparecimento da pandemia do Coronavírus em 2020, que atingiu em sua maioria a
população idosa, principalmente os frágeis e institucionalizados, gerou uma grande
preocupação por parte do Governo de Estado do PR em adotar medidas de enfrentamento à
pandemia específicas para esta população. Diante disso, a equipe técnica da 4ª Região de
Saúde, dos setores de Vigilância Sanitária e Atenção Primária em Saúde, resolveram realizar
um diagnóstico situacional nas 04 (quatro) instituições de longa permanência para idosos
pertencentes à Região de Saúde de Irati.O objetivo principal do projeto foi realizar diagnóstico
situacional das Instituições de Longa Permanência para Idosos na abrangência da 4ª Região
de Saúde do Paraná. Como objetivos específicos, elencou-se:verificar cumprimento da RDC
Anvisa nº 283/2005 e da Nota Orientativa SESA/PR nº 41/2020 de enfrentamento ao
Coronavírus;orientar os serviços quanto às fragilidades nos processos do cuidado aos idosos
residentes;realizar comparativo entre as respostas da autoavaliação no Formsus e a
realidade encontrada em inspeções sanitária.Para realizar o presente diagnóstico foram
realizadas inspeções in loco nas 04 (quatro) instituições entre os dias 07 e 17 de julho de
2020, em ação conjunta entre a equipe técnica da 4ª RS e Vigilâncias Sanitária Municipais
de Irati, Rio Azul, Imbituva e Teixeira Soares.Através desta análise verificou-se a existência
de lacunas nas Políticas de Saúde e Assistência Social nestas instituições, pois possuem
questões ainda mal definidas de responsabilidades nas diretrizes do cuidado a estes idosos
e ambas, muitas vezes se contradizem.Pode-se concluir ainda que as ILPI necessitam ser
reclassificadas quanto ao seu risco sanitário e quanto à natureza de estabelecimento de
interesse à saúde. O acompanhamento da Atenção Primária em Saúde (APS) aos residentes