Page 8 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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normatizando-os através de Resoluções institucionais. Os serviços foram moldados para
adequação às normativas vigentes. Em paralelo, foram direcionadas ações para aquisição de
EPI’s (equipamentos de proteção individuais) abrangendo todos os municípios consorciados,
para estruturação dos serviços próprios e dos municípios. Conforme dados epidemiológicos,
novas estratégias foram desenvolvidas, afim de assistir à população, novos protocolos de
atendimento à distância foram implementados para atendimento aos diabéticos e hipertensos
de alto risco, idosos frágeis, à ginecologia e neurologia, e houve a redução nos atendimentos
presenciais, atentando-se para o distanciamento adequado e horários escalonados conforme
a estrutura física disponível. Além disso, foram estabelecidos a conduta no plano de
contingência/COVID-19 – CIS/AMUNPAR, que descreve as ações em cada unidade
operacional, a 3ª atualização ocorreu em novembro/2020, prevendo a triagem na porta com
verificação de temperatura; utilização de tapetes anti-vírus; disponibilização de álcool gel em
dispensers com acionamento no pé; aumento da frequência da limpeza dos ambientes (entre
consultas); uso dos EPIs; interdição de bebedouros e cadeiras; além disso, normativas
restritivas foram estabelecidas quanto ao transporte, entrada e permanência de usuários e
acompanhantes. Em parceria com a Regional de Saúde foram realizadas capacitações sobre
Guia Orientador CONASEMS/CONASS e o atendimento na atenção especializada. O
atendimento à distância foi encerrado. Reflexão sobre a experiência e Recomendações:
Apesar do início da vacinação nos colaboradores, as medidas de segurança contidas no
plano de contingência continuam sendo executadas, aumentando a prevenção a este agravo.
COMO AVALIAR "VALOR EM SAÚDE" ENTRE PRESTADORES HOSPITALARES
CONTRATUALIZADOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Autores: LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA RIBAS | CESAR ABICALAFFE, ANGELO
CABRAL, ADELZISO VIDAL, YARA SANTANA, KATIA ROCHA. Instituição: 2IM Inteligência
Médica e Federação das Santas Casas de Minas Gerais
Palavras-chave: Valor em Saúde; Pagamento baseado em valor; Sistema Único de
Saúde(SUS)
Introdução: Os Hospitais Sem Fins Lucrativos (HSFL) representam 65,42% do total de
hospitais no estado de Minas Gerais. Diante dos desafios enfrentados na gestão hospitalar,
o desenvolvimento de uma métrica que permita avaliar a performance das instituições torna-
se imprescindível para a sustentabilidade das organizações. Objetivo: apresentar uma
fórmula de “Valor em Saúde”, com métricas definidas e um conceito à discussão. Métodos:
Participaram do projeto 17 HSFL que representam 14,52% do total de internações no estado
de Minas Gerais. Baseado em indicadores de Qualidade e de Custeio foi desenvolvido um
Escore de Valor em Saúde (EVS) que possibilitou uma análise comparativa das instituições.
Resultados: O valor médio do EVS dos HSFL no período de 12 meses foi de 2,05 de um
total possível de 5 pontos. Dentre os 17 hospitais, apenas um atingiu o EVS satisfatório (3,33).
O pior dos indicadores para todos os HSFL foi a taxa de re-operação em 180 dias.
Conclusão: A ferramenta desenvolvida permitiu definir os parâmetros e avaliar o valor gerado
pelos hospitais, criando um referencial para a tomada de decisão de credenciamentos,
incentivos e aplicação de investimentos por parte do Gestor do SUS.
A QUALIFICAÇÃO DO ATENDIMENTO DE OUVIDORIA NA PANDEMIA DO COVID19.
Autores: JUREMA DE JESUS CORREA SANTOS | VERUSHKA APARECIDA SILVERIO,
TERESA OLIVEIRA. Instituição: CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAUDE DO MEDIO
PARANAPANEMA – CISMEPAR
Palavras-chave: Assistência à Saúde; Pacientes; Modelos Organizacionais
A Pandemia do Coronavírus chegou ao Brasil em meados de março de 2020, atingindo os
serviços de saúde de um modo geral e provocando uma desconstrução de tudo aquilo que
estava posto. Processos de trabalho basicamente presenciais, foram suspensos em atenção
às orientações de contenção da disseminação do vírus que preveem o distanciamento social,