Page 8 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     normatizando-os  através  de  Resoluções  institucionais.  Os  serviços  foram  moldados  para
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                     EPI’s (equipamentos de proteção individuais) abrangendo todos os municípios consorciados,
                     para estruturação dos serviços próprios e dos municípios. Conforme dados epidemiológicos,
                     novas estratégias foram desenvolvidas, afim de assistir à população, novos protocolos de
                     atendimento à distância foram implementados para atendimento aos diabéticos e hipertensos
                     de alto risco, idosos frágeis, à ginecologia e neurologia, e houve a redução nos atendimentos
                     presenciais, atentando-se para o distanciamento adequado e horários escalonados conforme
                     a  estrutura  física  disponível.  Além  disso,  foram  estabelecidos  a  conduta  no  plano  de
                     contingência/COVID-19  –  CIS/AMUNPAR,  que  descreve  as  ações  em  cada  unidade
                     operacional, a 3ª atualização ocorreu em novembro/2020, prevendo a triagem na porta com
                     verificação de temperatura; utilização de tapetes anti-vírus; disponibilização de álcool gel em
                     dispensers com acionamento no pé; aumento da frequência da limpeza dos ambientes (entre
                     consultas);  uso  dos  EPIs;  interdição  de  bebedouros  e  cadeiras;  além  disso,  normativas
                     restritivas foram estabelecidas quanto ao transporte, entrada e permanência de usuários e
                     acompanhantes. Em parceria com a Regional de Saúde foram realizadas capacitações sobre
                     Guia  Orientador  CONASEMS/CONASS  e  o  atendimento  na  atenção  especializada.  O
                     atendimento  à  distância  foi  encerrado.  Reflexão  sobre  a  experiência  e  Recomendações:
                     Apesar  do  início  da  vacinação  nos  colaboradores,  as  medidas  de  segurança  contidas  no
                     plano de contingência continuam sendo executadas, aumentando a prevenção a este agravo.

                     COMO  AVALIAR  "VALOR  EM  SAÚDE"  ENTRE  PRESTADORES  HOSPITALARES
                     CONTRATUALIZADOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

                     Autores:  LUIZ  FERNANDO  DE  OLIVEIRA  RIBAS  |  CESAR  ABICALAFFE,  ANGELO
                     CABRAL, ADELZISO VIDAL, YARA SANTANA, KATIA ROCHA. Instituição: 2IM Inteligência
                     Médica e Federação das Santas Casas de Minas Gerais

                     Palavras-chave:  Valor  em  Saúde;  Pagamento  baseado  em  valor;  Sistema  Único  de
                     Saúde(SUS)
                     Introdução:  Os  Hospitais  Sem  Fins  Lucrativos  (HSFL)  representam  65,42%  do  total  de
                     hospitais no estado de Minas Gerais. Diante dos desafios enfrentados na gestão hospitalar,
                     o desenvolvimento de uma métrica que permita avaliar a performance das instituições torna-
                     se  imprescindível  para  a  sustentabilidade  das  organizações.  Objetivo:  apresentar  uma
                     fórmula de “Valor em Saúde”, com métricas definidas e um conceito à discussão. Métodos:
                     Participaram do projeto 17 HSFL que representam 14,52% do total de internações no estado
                     de Minas Gerais. Baseado em indicadores de Qualidade e de Custeio foi desenvolvido um
                     Escore de Valor em Saúde (EVS) que possibilitou uma análise comparativa das instituições.
                     Resultados: O valor médio do EVS dos HSFL no período de 12 meses foi de 2,05 de um
                     total possível de 5 pontos. Dentre os 17 hospitais, apenas um atingiu o EVS satisfatório (3,33).
                     O  pior  dos  indicadores  para  todos  os  HSFL  foi  a  taxa  de  re-operação  em  180  dias.
                     Conclusão: A ferramenta desenvolvida permitiu definir os parâmetros e avaliar o valor gerado
                     pelos  hospitais,  criando  um  referencial  para  a  tomada  de  decisão  de  credenciamentos,
                     incentivos e aplicação de investimentos por parte do Gestor do SUS.


                     A  QUALIFICAÇÃO  DO  ATENDIMENTO  DE  OUVIDORIA  NA  PANDEMIA  DO  COVID19.

                     Autores:  JUREMA  DE JESUS  CORREA  SANTOS  | VERUSHKA  APARECIDA  SILVERIO,
                     TERESA OLIVEIRA. Instituição: CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAUDE DO MEDIO
                     PARANAPANEMA – CISMEPAR

                     Palavras-chave: Assistência à Saúde; Pacientes; Modelos Organizacionais
                     A Pandemia do Coronavírus chegou ao Brasil em meados de março de 2020, atingindo os
                     serviços de saúde de um modo geral e provocando uma desconstrução de tudo aquilo que
                     estava posto. Processos de trabalho basicamente presenciais, foram suspensos em atenção
                     às orientações de contenção da disseminação do vírus que preveem o distanciamento social,
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