Page 94 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 94

94



                     Palavras-chave: Promoção da Saúde; Estresse emocional; Quarentena.
                     Em dezembro de 2019, a China se deparou com as primeiras infecções do novo coronavírus,
                     o qual ficou conhecido mais tarde como COVID-19. Por se tratar de uma doença infecciosa,
                     não demorou muito para que a doença se espalhasse em todo o mundo, passando a ser
                     caracterizada  como  uma  pandemia.  Em  virtude  da  gravidade  da  situação  e  da  fácil
                     transmissão da doença, diversos países passaram a adotar a quarentena como forma de
                     reduzir o contágio. Embora, a pandemia, juntamente com as medidas de quarentena tenham
                     impactado toda a população, este estudo abordará o efeito causado nas crianças, as quais
                     se viram distantes da escola, amigos, passeios etc. O objetivo desse artigo é discutir, do ponto
                     de vista de crianças, a relação da pandemia de covid-19 sobre seu cotidiano. Tratou-se de
                     estudo  exploratório,  de  abordagem  qualitativa,  realizada  por  meio  de  entrevistas
                     semiestruturadas. A coleta dos dados se deu WhatsApp e contou com uma amostra de 16
                     crianças com idade entre 5 a 12 anos, as quais foram escolhidas aleatoriamente entre as que
                     frequentam um projeto social desenvolvido por entidade filantrópica de uma cidade de porte
                     médio, no noroeste do Paraná. Os dados foram analisados seguindo a perspectiva da análise
                     de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que as crianças entendem a importância
                     das  medidas  de  proteção  relacionadas  a  COVID-19,  dentre  elas  o  distanciamento  social.
                     Foram  identificados,  dentre  as  falas  dos  entrevistados,  sentimentos  como:  estresse,
                     impaciência, raiva e tristeza, sentimentos muitas vezes trazidos ao verem familiares e amigos
                     que contraíram a doença. Este artigo enfatiza que o aumento de hormônios do estresse em
                     criança pode atrapalhar o desenvolvimento cerebral, podendo inclusive causar depressão,
                     distúrbios do sono e problemas com o rendimento escolar, fator também agravado por conta
                     do aprendizado online, segundo as crianças que participaram desse estudo. Deste modo o
                     estudo conclui que as crianças sofrem de estresse emocional causado pela pandemia de
                     COVID-19, fato que pode repercutir na saúde dessas crianças a curto prazo e apresentar
                     reflexos em suas vidas adultas.



                     CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA E SUA RELAÇÃO
                     COM AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

                     Autores: ALINE APARECIDA VIEIRA | NAIARA BARROS POLITA, FLÁVIA LOPES Gabani.
                     Instituição: Universidade Estadual de Londrina

                     Palavras-chave:  Criança;  Creche;  Pandemia;  Promoção  da  Saúde;  Atenção  Primária  à
                     Saúde
                     Caracterização  do  problema:  As  unidades  básicas  de  saúde  (UBS)  exercem  papel
                     importante  junto  aos  centros  de  educação  infantil  (CEI)  na  promoção  da  saúde  e
                     desenvolvimento  da  criança.  Com  a  pandemia  da  covid-19,  a  troca  de  informações  entre
                     esses serviços e as ações desenvolvidas em conjunto foram comprometidas pela restrição
                     das aulas presenciais. Justificativa: Relato de experiência de uma visita técnica realizada
                     em  um  CEI  no  norte  do  Paraná  para  análise  da  rotina  e  ações  desenvolvidas  durante  a
                     pandemia.  Objetivo:  Descrever  as  ações  implementadas  por  um  CEI  no  contexto  da
                     pandemia da covid-19. Descrição da experiência: Durante a visita foi possível identificar as
                     adaptações do serviço durante a pandemia. Dentre as ações estão a entrega de materiais
                     para  os  alunos  realizarem  os  estudos  em  casa,  administração  das  aulas  via  internet,
                     realização de visitas domiciliares e reunião online com familiares de alunos que não aderiram
                     às  atividades  propostas.  Entretanto,  as  ações  em  saúde  foram  interrompidas  pela  não
                     realização das atividades presenciais. No CEI já são observadas consequências decorrentes
                     do  distanciamento  entre  profissionais  da  educação  e  alunos,  como  não  socialização  dos
                     estudantes,  inacessibilidade  à  alimentação  saudável  ofertada  pela  escola,  e  maior
                     predisposição  à  violência  infantil  dentro  do  ambiente  domiciliar.  Além  disso,  ações  de
                     prevenção  às  parasitoses  e  infecções  respiratórias  deixaram  de  acontecer. A  partir  desse
                     diagnóstico situacional, estudantes de enfermagem desenvolveram folders informativos sobre
                     alimentação saudável e prevenção da covid-19, os quais foram entregues aos pais junto aos
                     materiais escolares ofertados aos estudantes quinzenalmente. O objetivo desta ação foi de
   89   90   91   92   93   94   95   96   97   98   99