Page 94 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 94
94
Palavras-chave: Promoção da Saúde; Estresse emocional; Quarentena.
Em dezembro de 2019, a China se deparou com as primeiras infecções do novo coronavírus,
o qual ficou conhecido mais tarde como COVID-19. Por se tratar de uma doença infecciosa,
não demorou muito para que a doença se espalhasse em todo o mundo, passando a ser
caracterizada como uma pandemia. Em virtude da gravidade da situação e da fácil
transmissão da doença, diversos países passaram a adotar a quarentena como forma de
reduzir o contágio. Embora, a pandemia, juntamente com as medidas de quarentena tenham
impactado toda a população, este estudo abordará o efeito causado nas crianças, as quais
se viram distantes da escola, amigos, passeios etc. O objetivo desse artigo é discutir, do ponto
de vista de crianças, a relação da pandemia de covid-19 sobre seu cotidiano. Tratou-se de
estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas
semiestruturadas. A coleta dos dados se deu WhatsApp e contou com uma amostra de 16
crianças com idade entre 5 a 12 anos, as quais foram escolhidas aleatoriamente entre as que
frequentam um projeto social desenvolvido por entidade filantrópica de uma cidade de porte
médio, no noroeste do Paraná. Os dados foram analisados seguindo a perspectiva da análise
de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que as crianças entendem a importância
das medidas de proteção relacionadas a COVID-19, dentre elas o distanciamento social.
Foram identificados, dentre as falas dos entrevistados, sentimentos como: estresse,
impaciência, raiva e tristeza, sentimentos muitas vezes trazidos ao verem familiares e amigos
que contraíram a doença. Este artigo enfatiza que o aumento de hormônios do estresse em
criança pode atrapalhar o desenvolvimento cerebral, podendo inclusive causar depressão,
distúrbios do sono e problemas com o rendimento escolar, fator também agravado por conta
do aprendizado online, segundo as crianças que participaram desse estudo. Deste modo o
estudo conclui que as crianças sofrem de estresse emocional causado pela pandemia de
COVID-19, fato que pode repercutir na saúde dessas crianças a curto prazo e apresentar
reflexos em suas vidas adultas.
CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA E SUA RELAÇÃO
COM AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Autores: ALINE APARECIDA VIEIRA | NAIARA BARROS POLITA, FLÁVIA LOPES Gabani.
Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Criança; Creche; Pandemia; Promoção da Saúde; Atenção Primária à
Saúde
Caracterização do problema: As unidades básicas de saúde (UBS) exercem papel
importante junto aos centros de educação infantil (CEI) na promoção da saúde e
desenvolvimento da criança. Com a pandemia da covid-19, a troca de informações entre
esses serviços e as ações desenvolvidas em conjunto foram comprometidas pela restrição
das aulas presenciais. Justificativa: Relato de experiência de uma visita técnica realizada
em um CEI no norte do Paraná para análise da rotina e ações desenvolvidas durante a
pandemia. Objetivo: Descrever as ações implementadas por um CEI no contexto da
pandemia da covid-19. Descrição da experiência: Durante a visita foi possível identificar as
adaptações do serviço durante a pandemia. Dentre as ações estão a entrega de materiais
para os alunos realizarem os estudos em casa, administração das aulas via internet,
realização de visitas domiciliares e reunião online com familiares de alunos que não aderiram
às atividades propostas. Entretanto, as ações em saúde foram interrompidas pela não
realização das atividades presenciais. No CEI já são observadas consequências decorrentes
do distanciamento entre profissionais da educação e alunos, como não socialização dos
estudantes, inacessibilidade à alimentação saudável ofertada pela escola, e maior
predisposição à violência infantil dentro do ambiente domiciliar. Além disso, ações de
prevenção às parasitoses e infecções respiratórias deixaram de acontecer. A partir desse
diagnóstico situacional, estudantes de enfermagem desenvolveram folders informativos sobre
alimentação saudável e prevenção da covid-19, os quais foram entregues aos pais junto aos
materiais escolares ofertados aos estudantes quinzenalmente. O objetivo desta ação foi de