Page 92 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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os gastos com medicações desnecessárias; auto medicação dos pacientes; redução de
danos , e sobretudo a melhora na qualidade de vida destes. Aqui temos um SUS que dá certo!
O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE DA FISIOTERAPIA NO MUNICÍPIO DE
CAMPO MOURÃO
Autores: ANA LUCIA MOLINA BARUFI. Instituição: Secretaria de Saúde de Campo Mourão
Palavras-chave: Intervenção, Estimulação, Fisioterapia
Este trabalho relata a implantação do programa de intervenção precoce da fisioterapia em
âmbito municipal, pela rede pública de saúde, cujo papel é essencial na atenção e intervenção
respiratória e sensoriomotora em crianças de 0 a 3 anos. Segundo as diretrizes da
estimulação precoce, advindas do Ministério da saúde, deve-se incluir na saúde pública, um
conjunto dinâmico de atividades de recursos humanos e ambientais incentivadores, que estão
destinados para alcançar o pleno desenvolvimento no processo evolutivo. Assim, a
fisioterapia pediátrica alcança todos estes requisitos buscados para atendimento global e
especializado da estimulação precoce, em todas as esferas mencionadas. O interesse de
profissionais e pesquisadores que atuam na área da saúde em favorecer as condições de
vida da criança, procurando garantir boa adaptação no decorrer de seu desenvolvimento, tem
sido muito mais ativo. Estruturado em uma sala de atendimento totalmente equipada, com
objetivo de promover melhor desenvolvimento motor, respiratório, sensorial, cognitivo e
social, destacando o direito da criança, preconizado pelo SUS, ao acesso às ações que
ajudem o desenvolvimento da saúde integral. A busca por garantir uma atenção à saúde
resolutiva e eficaz, ficando evidente a importância da atenção primária e o centro de
estimulação precoce. Realizando avaliação e intervenções eficazes na resolução do
desenvolvimento da criança, propiciando avanços no estado global do crescimento infantil e
estimulando potencialidades de cada paciente. Muitos autores enfatizam os benefícios
proporcionados pela intervenção precoce em bebês, mencionando a importância do
profissional fisioterapeuta para esta atuação, contribuindo para o êxito dos programas de
intervenção. Através deste programa municipal, foi possível diminuir a fila de espera para os
tratamentos fora do domicílio, minimizando gastos da saúde pública e maximizando a
humanização ao cuidado da criança, além da interação e participação essencial da
comunidade com a atenção primária, reduzindo a sobrecarga nos níveis secundário e terciário
de assistência, como também viabilizar o acesso da criança ä reabilitação e intervenção.
O IMPACTO DA PANDEMIA POR COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS ESCOLARES DA
REGIÃO OESTE DO PARANÁ
Autores: DAGNA KAREN DE OLIVEIRA | BRUNA FERNANDES, ELUAN JOEL
RODRIGUES DA SILVA, SONIA MARA DE ANDRADE, PAULA BRAGATO FUTAGAMI,
RENATA BRAGATO FUTAGAMI. Instituição: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: COVID-19; Saúde Mental; Serviços de Saúde Escolar.
Introdução: A pandemia causada pelo vírus conhecido como sars-Cov-2, iniciada em março
de 2020 continua sendo uma emergência em saúde pública mundial no ano de 2021. Diversas
medidas de controle da propagação da doença foram estabelecidas, dentre elas o
distanciamento social. Essa medida tão necessária, está sendo um grande desafio para a
população, pois estudos indicam o aumento dos níveis de estresse, ansiedade e depressão
associados ao isolamento social, inclusive em crianças. Objetivo: Realizar a triagem do
impacto da pandemia por COVID-19 na saúde mental de crianças de oito a onze anos de
idade, matriculadas do terceiro ao quinto ano em escolas públicas de uma cidade na região
Oeste do Paraná. Método: Estudo descritivo, transversal quantitativo. Os dados foram
coletados por questionário eletrônico de janeiro a março de 2021, foi utilizado o questionário
validado Reviserd Chidrens’s Manifest Anxiety Scale (RCMAS), traduzido e adaptado para o
português com o título “O que Penso e Sinto” (OQPS) por Gorayaeb e Gorayeb (2008), sendo
composto por 37 itens divididos em três fatores (concentração, preocupação e fisiológico),