Page 92 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     os  gastos  com  medicações  desnecessárias;  auto  medicação  dos  pacientes;  redução  de
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                     O  PROGRAMA  DE  INTERVENÇÃO  PRECOCE  DA  FISIOTERAPIA  NO  MUNICÍPIO  DE
                     CAMPO MOURÃO

                     Autores: ANA LUCIA MOLINA BARUFI. Instituição: Secretaria de Saúde de Campo Mourão

                     Palavras-chave: Intervenção, Estimulação, Fisioterapia
                     Este trabalho relata a implantação do programa de intervenção precoce da fisioterapia em
                     âmbito municipal, pela rede pública de saúde, cujo papel é essencial na atenção e intervenção
                     respiratória  e  sensoriomotora  em  crianças  de  0  a  3  anos.  Segundo  as  diretrizes  da
                     estimulação precoce, advindas do Ministério da saúde, deve-se incluir na saúde pública, um
                     conjunto dinâmico de atividades de recursos humanos e ambientais incentivadores, que estão
                     destinados  para  alcançar  o  pleno  desenvolvimento  no  processo  evolutivo.  Assim,  a
                     fisioterapia  pediátrica  alcança  todos  estes  requisitos  buscados  para  atendimento  global  e
                     especializado da estimulação precoce, em todas as esferas mencionadas. O interesse de
                     profissionais e pesquisadores que atuam na área da saúde em favorecer as condições de
                     vida da criança, procurando garantir boa adaptação no decorrer de seu desenvolvimento, tem
                     sido muito mais ativo. Estruturado em uma sala de atendimento totalmente equipada, com
                     objetivo  de  promover  melhor  desenvolvimento  motor,  respiratório,  sensorial,  cognitivo  e
                     social,  destacando  o  direito  da  criança,  preconizado  pelo  SUS,  ao  acesso  às  ações  que
                     ajudem  o  desenvolvimento  da  saúde  integral.  A  busca  por  garantir  uma  atenção  à  saúde
                     resolutiva  e  eficaz,  ficando  evidente  a  importância  da  atenção  primária  e  o  centro  de
                     estimulação  precoce.  Realizando  avaliação  e  intervenções  eficazes  na  resolução  do
                     desenvolvimento da criança, propiciando avanços no estado global do crescimento infantil e
                     estimulando  potencialidades  de  cada  paciente.  Muitos  autores  enfatizam  os  benefícios
                     proporcionados  pela  intervenção  precoce  em  bebês,  mencionando  a  importância  do
                     profissional  fisioterapeuta  para  esta  atuação, contribuindo  para  o  êxito  dos  programas  de
                     intervenção. Através deste programa municipal, foi possível diminuir a fila de espera para os
                     tratamentos  fora  do  domicílio,  minimizando  gastos  da  saúde  pública  e  maximizando  a
                     humanização  ao  cuidado  da  criança,  além  da  interação  e  participação  essencial  da
                     comunidade com a atenção primária, reduzindo a sobrecarga nos níveis secundário e terciário
                     de assistência, como também viabilizar o acesso da criança ä reabilitação e intervenção.


                     O IMPACTO DA PANDEMIA POR COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS ESCOLARES DA
                     REGIÃO OESTE DO PARANÁ

                     Autores:  DAGNA  KAREN  DE  OLIVEIRA  |  BRUNA  FERNANDES,  ELUAN  JOEL
                     RODRIGUES  DA  SILVA,  SONIA  MARA  DE  ANDRADE,  PAULA  BRAGATO  FUTAGAMI,
                     RENATA  BRAGATO  FUTAGAMI.  Instituição:  Universidade  Federal  do  Paraná  (UFPR)

                     Palavras-chave: COVID-19; Saúde Mental; Serviços de Saúde Escolar.
                     Introdução: A pandemia causada pelo vírus conhecido como sars-Cov-2, iniciada em março
                     de 2020 continua sendo uma emergência em saúde pública mundial no ano de 2021. Diversas
                     medidas  de  controle  da  propagação  da  doença  foram  estabelecidas,  dentre  elas  o
                     distanciamento social. Essa medida tão necessária, está sendo um grande desafio para a
                     população, pois estudos indicam o aumento dos níveis de estresse, ansiedade e depressão
                     associados  ao  isolamento  social,  inclusive  em  crianças.  Objetivo:  Realizar  a  triagem  do
                     impacto da pandemia por COVID-19 na saúde mental de crianças de oito a onze anos de
                     idade, matriculadas do terceiro ao quinto ano em escolas públicas de uma cidade na região
                     Oeste  do  Paraná.  Método:  Estudo  descritivo,  transversal  quantitativo.  Os  dados  foram
                     coletados por questionário eletrônico de janeiro a março de 2021, foi utilizado o questionário
                     validado Reviserd Chidrens’s Manifest Anxiety Scale (RCMAS), traduzido e adaptado para o
                     português com o título “O que Penso e Sinto” (OQPS) por Gorayaeb e Gorayeb (2008), sendo
                     composto por 37 itens divididos em três fatores (concentração, preocupação e fisiológico),
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