Page 88 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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CHRISTIANE DANIEL RIEDI. Instituição: Universidade Estadual do Centro-
Oeste(UNICENTRO)
Palavras-chave: Saúde Pública; Doença Crônica; Isolamento social; Reabilitação; Educação
em Saúde
Caracterização do problema: A atividade domiciliar é uma ferramenta pouco explorada
pelos profissionais da saúde, pois nem sempre a população em geral consegue deslocar-se
aos centros de atendimento, fazendo com que fiquem desassistidas e sem informações.
Justificativa: Serviços especializados no âmbito domiciliar são primordiais dentro da saúde
pública. Assim, é necessário o conhecimento e vivência na área desde a graduação, visto
que promove uma visão ampliada do ser humano e conhecimentos sobre os setores da
gestão pública. Objetivo: Promover assistência à população usuária do SUS desassistida e
impossibilitada de deslocamento de suas residências, e instigar a prática de fisioterapeutas
na atenção básica. Descrição da experiência: Inicialmente, foram realizadas intervenções
em reabilitação através de visitas domiciliares de pacientes com DCNTs provindos do SUS
vinculados a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Os acadêmicos de fisioterapia e
supervisores se deslocavam até as residências dos pacientes, onde realizavam
primeiramente uma avaliação. Através desta, foram desenvolvidos exercícios terapêuticos e
criadas estratégias em promoção e educação em saúde, que contribuíssem para a melhora
do indivíduo. Além disso, pelo crescente número de casos por COVID-19 no município e com
escassez de cilindros de oxigênio a equipe foi remanejada para auxiliar o Programa Melhor
em Casa da cidade de Guarapuava/PR. O serviço contou com a realização de uma busca
ativa de oxigênio, consistida no monitoramento por telefonemas e visitas domiciliares de
pacientes que utilizavam o oxigênio por consequência da COVID-19. O objetivo era conseguir
auxiliá-los em sua recuperação e quando estáveis realizar o desmame do oxigênio e o
recolhimento dos cilindros para serem destinados à fila de espera. Por fim, foi criado
conteúdos informativos e para automanejo de suas condições por meio de cartilhas e
conteúdos digitais informativos. Também foi confeccionado portfólio sobre as experiências
diárias do estágio em atenção primária e discussões realizadas ao longo do período. Efeitos
alcançados e Recomendações: Foi possível promover assistência à população em
vulnerabilidade de cuidados em reabilitação, além de levar acesso à educação em saúde e
autogerenciamento dos cuidados. Recomenda-se que vivências em UBS, principalmente de
modo domiciliar, sejam essenciais na formação de profissionais da saúde para o
desenvolvimento de ações que visem um olhar ao psicossocial do indivíduo.
LUDICIDADE COMO PRÁTICA EDUCATIVA: USO DO JOGO PARA PROMOÇÃO DA
QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA
Autores: ERICA CRISTINA DA SILVA PEREIRA, DÊMELY BIASON FERREIRA, MARIANA
ANGELA ROSSANEIS, FLÁVIA MENDONÇA DA SILVA OUSSAKI, ANDRESSA MIDORI
SAKAI, MARIA DO CARMO FERNANDEZ LOURENÇO HADDAD. Instituição: Universidade
Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação em saúde; Qualidade da Assistência à Saúde; Aprendizagem
Prática
Caracterização do problema: para a enfermagem, o gerenciamento da qualidade da
assistência sempre foi foco de preocupação, desde a época de Florence Nightingale e o
cuidado aos soldados feridos na Guerra da Crimeia. Atualmente, no processo de atendimento
às expectativas de diferentes pacientes, a qualidade da assistência à saúde é um elemento
importante e distintivo. Justificativa: os resultados de uma assistência de qualidade são
obtidos por meio da atuação da enfermagem, portanto é necessário definir padrões de
assistência que orientem os profissionais no cuidado seguro e eficaz. Dessa forma, entende-
se que a educação em saúde é uma grande aliada no fomento dessa prática. Dentre tantas
possibilidades de educação em saúde, os jogos e as brincadeiras, enquanto elemento lúdico,
são alternativas relevantes nas práticas educativas. Objetivo: relatar a experiência do uso da
ludicidade, enquanto estratégia educativa na busca de qualidade da assistência em uma
instituição de nível terciário. Descrição da experiência: a ação ocorreu com a equipe de