Page 88 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     CHRISTIANE     DANIEL    RIEDI.  Instituição:   Universidade   Estadual   do   Centro-
                     Oeste(UNICENTRO)

                     Palavras-chave: Saúde Pública; Doença Crônica; Isolamento social; Reabilitação; Educação
                     em Saúde
                     Caracterização  do  problema:  A  atividade  domiciliar  é  uma  ferramenta  pouco  explorada
                     pelos profissionais da saúde, pois nem sempre a população em geral consegue deslocar-se
                     aos  centros  de  atendimento,  fazendo  com  que  fiquem  desassistidas  e  sem  informações.
                     Justificativa: Serviços especializados no âmbito domiciliar são primordiais dentro da saúde
                     pública. Assim, é necessário o conhecimento e vivência na área desde a graduação, visto
                     que  promove  uma  visão  ampliada  do  ser  humano  e  conhecimentos  sobre  os  setores  da
                     gestão pública. Objetivo: Promover assistência à população usuária do SUS desassistida e
                     impossibilitada de deslocamento de suas residências, e instigar a prática de fisioterapeutas
                     na atenção básica. Descrição da experiência: Inicialmente, foram realizadas intervenções
                     em reabilitação através de visitas domiciliares de pacientes com DCNTs provindos do SUS
                     vinculados  a  uma  Unidade  Básica  de  Saúde  (UBS).  Os  acadêmicos  de  fisioterapia  e
                     supervisores  se  deslocavam  até  as  residências  dos  pacientes,  onde  realizavam
                     primeiramente uma avaliação. Através desta, foram desenvolvidos exercícios terapêuticos e
                     criadas estratégias em promoção e educação em saúde, que contribuíssem para a melhora
                     do indivíduo. Além disso, pelo crescente número de casos por COVID-19 no município e com
                     escassez de cilindros de oxigênio a equipe foi remanejada para auxiliar o Programa Melhor
                     em Casa da cidade de Guarapuava/PR. O serviço contou com a realização de uma busca
                     ativa  de  oxigênio,  consistida  no  monitoramento  por  telefonemas  e  visitas  domiciliares  de
                     pacientes que utilizavam o oxigênio por consequência da COVID-19. O objetivo era conseguir
                     auxiliá-los  em  sua  recuperação  e  quando  estáveis  realizar  o  desmame  do  oxigênio  e  o
                     recolhimento  dos  cilindros  para  serem  destinados  à  fila  de  espera.  Por  fim,  foi  criado
                     conteúdos  informativos  e  para  automanejo  de  suas  condições  por  meio  de  cartilhas  e
                     conteúdos digitais informativos. Também foi confeccionado portfólio sobre as experiências
                     diárias do estágio em atenção primária e discussões realizadas ao longo do período. Efeitos
                     alcançados  e  Recomendações:  Foi  possível  promover  assistência  à  população  em
                     vulnerabilidade de cuidados em reabilitação, além de levar acesso à educação em saúde e
                     autogerenciamento dos cuidados. Recomenda-se que vivências em UBS, principalmente de
                     modo  domiciliar,  sejam  essenciais  na  formação  de  profissionais  da  saúde  para  o
                     desenvolvimento de ações que visem um olhar ao psicossocial do indivíduo.


                     LUDICIDADE  COMO  PRÁTICA  EDUCATIVA:  USO  DO  JOGO  PARA  PROMOÇÃO  DA
                     QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA

                     Autores: ERICA CRISTINA DA SILVA PEREIRA, DÊMELY BIASON FERREIRA, MARIANA
                     ANGELA  ROSSANEIS,  FLÁVIA  MENDONÇA  DA  SILVA  OUSSAKI,  ANDRESSA  MIDORI
                     SAKAI, MARIA DO CARMO FERNANDEZ LOURENÇO HADDAD. Instituição: Universidade
                     Estadual de Londrina

                     Palavras-chave:  Educação  em  saúde; Qualidade  da Assistência  à  Saúde; Aprendizagem
                     Prática
                     Caracterização  do  problema:  para  a  enfermagem,  o  gerenciamento  da  qualidade  da
                     assistência  sempre  foi  foco  de  preocupação,  desde a  época  de  Florence  Nightingale  e  o
                     cuidado aos soldados feridos na Guerra da Crimeia. Atualmente, no processo de atendimento
                     às expectativas de diferentes pacientes, a qualidade da assistência à saúde é um elemento
                     importante  e  distintivo.  Justificativa:  os  resultados  de  uma  assistência  de  qualidade  são
                     obtidos  por  meio  da  atuação  da  enfermagem,  portanto  é  necessário  definir  padrões  de
                     assistência que orientem os profissionais no cuidado seguro e eficaz. Dessa forma, entende-
                     se que a educação em saúde é uma grande aliada no fomento dessa prática. Dentre tantas
                     possibilidades de educação em saúde, os jogos e as brincadeiras, enquanto elemento lúdico,
                     são alternativas relevantes nas práticas educativas. Objetivo: relatar a experiência do uso da
                     ludicidade,  enquanto  estratégia  educativa  na  busca  de  qualidade  da  assistência  em  uma
                     instituição de nível terciário. Descrição da experiência: a ação ocorreu com a equipe de
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