Page 86 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     Palavras-chave:  Educação  em  Saúde;  Obesidade;  Promoção  da  Saúde  no  Ambiente
                     Escolar
                     Escola e saúde se complementam em via de mão dupla, ocorrendo a necessidade de integrar
                     e  articular  as  temáticas  da  saúde  e  da  educação.  Para  isso,  o  projeto  em  questão  foi
                     submetido  e  selecionado  na  Chamada  Pública  11/2020:  Programa Pesquisa  para  o  SUS:
                     Gestão  Compartilhada  em  Saúde-PPSUS  Edição  2020/2021,  buscando  avançar  na
                     perspectiva  do  trabalho  conjunto  das  áreas  do  conhecimento  científico  e  o  acesso  de
                     populações  vulneráveis  às  práticas  de  saúde  e  ambientes  saudáveis,  promovendo  a
                     qualidade de vida e a redução dos casos de obesidade da população atendida pelo SUS. As
                     ações  educativas  para  os  profissionais  da  educação serão  aplicadas  nas  escolas  por  um
                     período  de  6 meses,  sendo  um  encontro  mensal, com  duração  aproximada  de  1  hora. O
                     objetivo  principal  será  fortalecer  e  ampliar  o  conhecimento  sobre  os  temas  referentes  à
                     alimentação/nutrição  e  à  prática  de  atividade  física.  Na  primeira  etapa,  os  participantes
                     receberão instruções científicas, teóricas e práticas, para a realização da avaliação nutricional
                     simplificada  por  meio  do  IMC/idade.  Na  segunda  etapa,  os  profissionais  receberão
                     capacitação específica para os seguintes temas: a) conceitos e protocolos para a promoção
                     da alimentação saudável e adequada e interpretação de rótulos nutricionais; b) implantação
                     de hortas escolares para os profissionais da educação, que poderão utilizar os conhecimentos
                     para  práticas  pedagógicas  futuras,  visando  à  multiplicação  das  informações  obtidas  na
                     comunidade  de  referência.  Além  disso,  receberão  instruções  de  temas  relacionados  à
                     biodiversidade e à conscientização sobre a sustentabilidade; c) práticas de elaboração de
                     produtos em oficinas de culinária, com roteiro prático de instrução para aplicação de oficinas
                     no ambiente escolar; d) práticas de atividades físicas, nas quais os profissionais receberão
                     uma formação básica e científica para disseminação de práticas corporais e de atividades
                     físicas.  Por  fim,  as  reflexões  sobre  a  experiência  ainda  estão  em  fase  inicial,  limitando  a
                     conversão das ações para o formato remoto, tendo em vista a incerteza do retorno das aulas
                     presenciais. Recomenda-se que a formação em saúde seja ampliada aos profissionais de
                     educação, visto que estes possuem vínculo com os indivíduos locais e regionais, proximidade
                     com as famílias, contato frequente e compreensão das barreiras socioeconômicas e culturais
                     que podem ser modificadas por meio da aplicação de intervenções em saúde.



                     RELATOS  DE  EXPERIÊNCIA:  METODOLOGIAS  ATIVAS  COMO  ESTRATÉGIA  DE
                     EDUCAÇÃO PERMANENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA.

                     Autores: KELLEN GALVAO BENEDITO | FERNANDA DE FÁTIMA S. SANTOS, GIULIANA
                     BALDISSARELLI LOCATELLI, ANYA CARLA COLMAN, MURILO HOFFMANN. Instituição:
                     Fundação           Estatal         de           Atenção          à          Saúde

                     Palavras-chave: Educação Permanente; Aprendizado Ativo; Treinamento por Simulação
                     Caracterização do problema: O primeiro caso de COVID-19 foi confirmado em 12 de março
                     de 2020 e tornou-se urgente a necessidade de treinar profissionais da Fundação Estatal de
                     Atenção  à  Saúde  (Feas)  que  estariam  na  linha  de  frente.  Ademais,  pelas  características
                     próprias da transmissão viral, a restrição de encontros que causassem aglomeração tornou
                     impeditiva  a  metodologia  expositiva  convencional.  Justificativa:  O  correto  diagnóstico  e
                     tratamento  dos  pacientes  demandam  conhecimento  teórico  acerca  da  fisiopatologia  da
                     doença, mas também habilidades práticas, assim, o treinamento, em um curto período de
                     tempo,  respeitando  as  normas  de  segurança,  tornou-se  um  desafio  para  a  instituição.
                     Objetivos: Apresentar as estratégias educacionais utilizadas pelo Centro de Capacitação e
                     Desenvolvimento  Humano  da  Feas  (Cecadeh),  para  treinar  colaboradores  para  o
                     atendimento em urgência e emergência, durante a pandemia. Descrição da experiência:
                     Considerando  temas  relacionados  à  COVID-19,  em  abril  de  2020  totalizaram-se  1256
                     participações em treinamentos, destes 1055 colaboradores, 153 servidores do município e 48
                     profissionais  externos,  correspondendo  ao  total  de  216  horas  de  aprendizado.  O  uso  de
                     metodologias ativas com simulação realística, estimulando e oportunizando o protagonismo
                     do treinado, foi certamente o diferencial nesta prática, o envolvimento dos profissionais, aliado
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