Page 86 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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Palavras-chave: Educação em Saúde; Obesidade; Promoção da Saúde no Ambiente
Escolar
Escola e saúde se complementam em via de mão dupla, ocorrendo a necessidade de integrar
e articular as temáticas da saúde e da educação. Para isso, o projeto em questão foi
submetido e selecionado na Chamada Pública 11/2020: Programa Pesquisa para o SUS:
Gestão Compartilhada em Saúde-PPSUS Edição 2020/2021, buscando avançar na
perspectiva do trabalho conjunto das áreas do conhecimento científico e o acesso de
populações vulneráveis às práticas de saúde e ambientes saudáveis, promovendo a
qualidade de vida e a redução dos casos de obesidade da população atendida pelo SUS. As
ações educativas para os profissionais da educação serão aplicadas nas escolas por um
período de 6 meses, sendo um encontro mensal, com duração aproximada de 1 hora. O
objetivo principal será fortalecer e ampliar o conhecimento sobre os temas referentes à
alimentação/nutrição e à prática de atividade física. Na primeira etapa, os participantes
receberão instruções científicas, teóricas e práticas, para a realização da avaliação nutricional
simplificada por meio do IMC/idade. Na segunda etapa, os profissionais receberão
capacitação específica para os seguintes temas: a) conceitos e protocolos para a promoção
da alimentação saudável e adequada e interpretação de rótulos nutricionais; b) implantação
de hortas escolares para os profissionais da educação, que poderão utilizar os conhecimentos
para práticas pedagógicas futuras, visando à multiplicação das informações obtidas na
comunidade de referência. Além disso, receberão instruções de temas relacionados à
biodiversidade e à conscientização sobre a sustentabilidade; c) práticas de elaboração de
produtos em oficinas de culinária, com roteiro prático de instrução para aplicação de oficinas
no ambiente escolar; d) práticas de atividades físicas, nas quais os profissionais receberão
uma formação básica e científica para disseminação de práticas corporais e de atividades
físicas. Por fim, as reflexões sobre a experiência ainda estão em fase inicial, limitando a
conversão das ações para o formato remoto, tendo em vista a incerteza do retorno das aulas
presenciais. Recomenda-se que a formação em saúde seja ampliada aos profissionais de
educação, visto que estes possuem vínculo com os indivíduos locais e regionais, proximidade
com as famílias, contato frequente e compreensão das barreiras socioeconômicas e culturais
que podem ser modificadas por meio da aplicação de intervenções em saúde.
RELATOS DE EXPERIÊNCIA: METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Autores: KELLEN GALVAO BENEDITO | FERNANDA DE FÁTIMA S. SANTOS, GIULIANA
BALDISSARELLI LOCATELLI, ANYA CARLA COLMAN, MURILO HOFFMANN. Instituição:
Fundação Estatal de Atenção à Saúde
Palavras-chave: Educação Permanente; Aprendizado Ativo; Treinamento por Simulação
Caracterização do problema: O primeiro caso de COVID-19 foi confirmado em 12 de março
de 2020 e tornou-se urgente a necessidade de treinar profissionais da Fundação Estatal de
Atenção à Saúde (Feas) que estariam na linha de frente. Ademais, pelas características
próprias da transmissão viral, a restrição de encontros que causassem aglomeração tornou
impeditiva a metodologia expositiva convencional. Justificativa: O correto diagnóstico e
tratamento dos pacientes demandam conhecimento teórico acerca da fisiopatologia da
doença, mas também habilidades práticas, assim, o treinamento, em um curto período de
tempo, respeitando as normas de segurança, tornou-se um desafio para a instituição.
Objetivos: Apresentar as estratégias educacionais utilizadas pelo Centro de Capacitação e
Desenvolvimento Humano da Feas (Cecadeh), para treinar colaboradores para o
atendimento em urgência e emergência, durante a pandemia. Descrição da experiência:
Considerando temas relacionados à COVID-19, em abril de 2020 totalizaram-se 1256
participações em treinamentos, destes 1055 colaboradores, 153 servidores do município e 48
profissionais externos, correspondendo ao total de 216 horas de aprendizado. O uso de
metodologias ativas com simulação realística, estimulando e oportunizando o protagonismo
do treinado, foi certamente o diferencial nesta prática, o envolvimento dos profissionais, aliado