Page 82 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     ensino-aprendizagem dos colaboradores que, certamente possibilitou mais segurança para
                     que os profissionais estivessem prontos para assumir um serviço de tamanha complexidade.


                     FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
                     E COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

                     Autores: RUBIA CALDAS UMBURANAS | CÍNTIA RAQUEL BIM QUARTIERO. Instituição:
                     Universidade Estadual do Centro-Oeste

                     Palavras-chave: Fisioterapia; Atenção Primária; Tecnologias de Informação e Comunicação.
                     Com  as  restrições  impostas  pela  pandemia  do  COVID-19,  novas  estratégias  de  ensino
                     tiveram que ser utilizadas no ensino superior. As tecnologias de informação e comunicação
                     (TICs), têm sido indispensáveis neste momento, pois são facilitadores no processo de ensino
                     e  aprendizagem  bem  como  na  divulgação  de  informações  pertinentes  para  prevenção  e
                     promoção em saúde funcional. Dessa forma, durante o estágio do 4º ano em Fisioterapia na
                     Atenção Primária da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-
                     PR,  o  uso  das  tecnologias  digitais  através  de  aplicativos  para  produção  de  vídeos  e
                     infográficos  e  divulgação  nas  redes  sociais,  permitiram  a  realização  de  atividades  em
                     educação em saúde em um momento em que as reuniões e encontros em grupo não eram
                     possíveis. Durante o estágio, foram desenvolvidos materiais de divulgação pelos discentes
                     com  temas  variados  relacionados  ao  COVID-19  como:  prevenção,  tratamento
                     fisioterapêutico, sequelas pós-covid, cuidados na utilização e no desmame da oxigenoterapia
                     e  a  importância  de  uma  rotina  de  exercícios  para  manutenção  da  funcionalidade.  Outros
                     temas  essenciais  também  foram  abordados:  prevenção  e  controle  da  hipertensão  arterial
                     sistêmica (HAS) e do acidente vascular encefálico (AVE), que possuem alta prevalência no
                     Brasil. Todos os materiais foram divulgados através do aplicativo WhatsApp® em grupos da
                     secretaria  municipal  de  saúde,  para  divulgação  na  comunidade.  Houve  adesão  pelos  39
                     discentes  nesta  forma  de  realização  das  atividades,  que  produziram  materiais  criativos,
                     inovadores  e  de  qualidade.  Dessa  forma,  a  população  obteve  acesso  facilitado  sobre
                     informações em saúde mesmo estando em casa, as atividades em educação foram possíveis
                     com uma maior abrangência de divulgação e os discentes conheceram e aplicaram novas
                     ferramentas de educação em saúde.


                     COMPETÊNCIAS  ESSENCIAIS  EM  SAÚDE  PÚBLICA:  EXPERIÊNCIA  EM  EDUCAÇÃO
                     PERMANENTE EM SAÚDE

                     Autores:  PRISCILA  MEYENBERG  CUNHA  SADE  |  DORA  YOKO  NOZAKI  GOTO,
                     EMERSON  LUIZ  PERES,  CAMILA  DEL  TREGIO  ESTEVES,  CLAUDIA  RHINOW
                     HUMPHREYS ESQUINAZI, AIDA MARIS PERES. Instituição: Escola de Saúde Pública do
                     Paraná

                     Palavras-chave:  Educação  à  Distância;  Educação  Baseada  em  Competências;  Saúde
                     Pública.
                     Trata-se de um relato de experiência referente a elaboração de um curso de aperfeiçoamento
                     na  modalidade  de  educação  a  distância  (EAD)  com  tutoria.  O  curso  teve  como  objetivo
                     proporcionar  o  desenvolvimento  de  competências  essenciais  em  Saúde  Pública  nos
                     servidores do nível central e das regionais de saúde da SESA, a fim de que atuem de forma
                     colaborativa com os demais profissionais, compartilhando objetivos, reconhecendo o papel e
                     a importância do outro na complementaridade das ações em saúde, alinhadas aos princípios
                     e  diretrizes  do  SUS.  A  proposição  deste  curso  pela  Escola  de  Saúde  Pública  do  Paraná
                     alinha-se aos objetivos, diretrizes e metas constantes no Plano Estadual de Saúde (PES)
                     2020-2023, em que se utilizou os resultados parciais de um estudo intitulado “Competências
                     de  gestores  de  saúde  pública/coletiva:  um  modelo  ontológico”,  o  qual  foi  realizado  na
                     Secretaria  de Estado  da  Saúde  do  Paraná (SESA) com  servidores  do  quadro  efetivo.  Os
                     dados parciais desse estudo apontaram necessidades de capacitação, as quais estão sob o
                     escopo da Saúde Pública e serviram como referência para organização curricular do curso,
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