Page 82 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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ensino-aprendizagem dos colaboradores que, certamente possibilitou mais segurança para
que os profissionais estivessem prontos para assumir um serviço de tamanha complexidade.
FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
E COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Autores: RUBIA CALDAS UMBURANAS | CÍNTIA RAQUEL BIM QUARTIERO. Instituição:
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Palavras-chave: Fisioterapia; Atenção Primária; Tecnologias de Informação e Comunicação.
Com as restrições impostas pela pandemia do COVID-19, novas estratégias de ensino
tiveram que ser utilizadas no ensino superior. As tecnologias de informação e comunicação
(TICs), têm sido indispensáveis neste momento, pois são facilitadores no processo de ensino
e aprendizagem bem como na divulgação de informações pertinentes para prevenção e
promoção em saúde funcional. Dessa forma, durante o estágio do 4º ano em Fisioterapia na
Atenção Primária da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-
PR, o uso das tecnologias digitais através de aplicativos para produção de vídeos e
infográficos e divulgação nas redes sociais, permitiram a realização de atividades em
educação em saúde em um momento em que as reuniões e encontros em grupo não eram
possíveis. Durante o estágio, foram desenvolvidos materiais de divulgação pelos discentes
com temas variados relacionados ao COVID-19 como: prevenção, tratamento
fisioterapêutico, sequelas pós-covid, cuidados na utilização e no desmame da oxigenoterapia
e a importância de uma rotina de exercícios para manutenção da funcionalidade. Outros
temas essenciais também foram abordados: prevenção e controle da hipertensão arterial
sistêmica (HAS) e do acidente vascular encefálico (AVE), que possuem alta prevalência no
Brasil. Todos os materiais foram divulgados através do aplicativo WhatsApp® em grupos da
secretaria municipal de saúde, para divulgação na comunidade. Houve adesão pelos 39
discentes nesta forma de realização das atividades, que produziram materiais criativos,
inovadores e de qualidade. Dessa forma, a população obteve acesso facilitado sobre
informações em saúde mesmo estando em casa, as atividades em educação foram possíveis
com uma maior abrangência de divulgação e os discentes conheceram e aplicaram novas
ferramentas de educação em saúde.
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS EM SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO
PERMANENTE EM SAÚDE
Autores: PRISCILA MEYENBERG CUNHA SADE | DORA YOKO NOZAKI GOTO,
EMERSON LUIZ PERES, CAMILA DEL TREGIO ESTEVES, CLAUDIA RHINOW
HUMPHREYS ESQUINAZI, AIDA MARIS PERES. Instituição: Escola de Saúde Pública do
Paraná
Palavras-chave: Educação à Distância; Educação Baseada em Competências; Saúde
Pública.
Trata-se de um relato de experiência referente a elaboração de um curso de aperfeiçoamento
na modalidade de educação a distância (EAD) com tutoria. O curso teve como objetivo
proporcionar o desenvolvimento de competências essenciais em Saúde Pública nos
servidores do nível central e das regionais de saúde da SESA, a fim de que atuem de forma
colaborativa com os demais profissionais, compartilhando objetivos, reconhecendo o papel e
a importância do outro na complementaridade das ações em saúde, alinhadas aos princípios
e diretrizes do SUS. A proposição deste curso pela Escola de Saúde Pública do Paraná
alinha-se aos objetivos, diretrizes e metas constantes no Plano Estadual de Saúde (PES)
2020-2023, em que se utilizou os resultados parciais de um estudo intitulado “Competências
de gestores de saúde pública/coletiva: um modelo ontológico”, o qual foi realizado na
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) com servidores do quadro efetivo. Os
dados parciais desse estudo apontaram necessidades de capacitação, as quais estão sob o
escopo da Saúde Pública e serviram como referência para organização curricular do curso,