Page 78 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 78
78
materiais expositivos (vídeos, manuais, entre outros). Após, este período inicial de
implementação e identificação das fragilidades, verificou-se que os indicadores hospitalares
de infecções relacionadas à assistência à saúde e eventos adversos e sentinela tiveram
redução. Além disso, foi possível constatar melhora na qualidade da assistência à saúde
prestada pelas equipes tanto nas enfermarias quanto nas Unidades de Terapia Intensiva.
Conclui-se que a implantação da função de enfermeiro de educação permanente e
treinamentos com uso de metodologias ativas de ensino resultaram em melhoria do processo
assistencial e segurança do paciente.
PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS AUDIOVISUAIS PARA
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM HOSPITAL DE CAMPANHA DE COVID-19
Autores: AMANDA HERSEN FERREIRA | BRUNO HENRIQUE DE MELLO, ANDREA
MOREIRA ARRUÉ, DARY PEREIRA DE SOUZA JÚNIOR, TATIANE CORREA FILIPAK, KELI
LOPES DE ALMEIDA DE OLIVEIRA. Instituição: Fundação Estatal de Atenção à Saúde -
FEAS
Palavras-chave: Infecções por Coronavírus; Educação Continuada, Recursos Audiovisuais;
A pandemia da COVID-19 gerou a necessidade de diversas adaptações no cenário da saúde,
com ampliação da capacidade de atendimento em unidades hospitalares, com a abertura de
hospitais campanhas para retaguarda da rede de urgência e emergência do Sistema Único
de Saúde. Consequentemente houve um desequilíbrio entre a demanda de profissionais de
saúde com experiência hospitalar e em terapia intensiva e o quantitativo de profissionais
disponíveis no mercado de trabalho. Os hospitais necessitaram atuar no desenvolvimento de
competências e habilidades nos profissionais de saúde para o atendimento de alta
complexidade utilizando diferentes recursos educacionais. O presente estudo tem como
objetivo relatar a experiência na produção de Recursos Educacionais Abertos (REA)
audiovisuais para treinamento de profissionais em um hospital de campanha para
atendimentos de pacientes de COVID-19 no município de Curitiba/PR. As temáticas dos
vídeos foram definidas por um Comitê Técnico Multiprofissional. Os roteiros dos vídeos foram
fundamentados nos procedimento operacionais padrão da instituição. Os conteúdos foram
produzidos nas seguintes temáticas: Realização da Técnica Prona em Paciente COVID-19,
Desinfecção de leitos e equipamentos em unidade de terapia intensiva COVID-19;
Higienização das Mãos em unidade hospitalar COVID-19; Manuseio da Bomba de Infusão
Eletrônica; Banho a Seco em Unidade de Terapia Intensiva ao paciente COVID-19; e
realização de higiene oral com dispositivo de aspiração. O material audiovisual foi utilizado
no apoio nos treinamento da instituição e na sequência compartilhado com os profissionais.
O conteúdo foi compartilhado na Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais e no
YouTube com atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Os conteúdos audiovisuais
repercutiram de forma positiva, observando-se melhora na prática assistencial dos
profissionais de saúde nas temáticas abordadas. Os vídeos foram compartilhados sendo
acessado pelos profissionais tanto do hospital quanto de outras instituições. Conclui-se que
recursos audiovisuais contribuem para o treinamento de profissionais de saúde no contexto
da pandemia da COVID-19 e sua disponibilização em plataformas como REA podem
colaborar com diferentes instituições do Sistema Único de Saúde.
INTEGRAÇÃO ENTRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE:
ESTRATÉGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO EM UMA REGIONAL DE SAÚDE
Autores: FLÁVIA MARIA DERHUN | VALENTIM SALA JÚNIOR, CAMILA COSTA DE
ANDRADE, SANDRA APARECIDA BARBOZA DA SILVA, GREICY CEZAR DO AMARAL,
EDERLEI RIBEIRO ALKAMIM. Instituição: 15ª Regional de Saúde da SESA/PR
Palavras-chave: Atenção Primária em Saúde; Vigilância em Saúde Pública; Colaboração
Intersetorial.