Page 78 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 78

78


                     materiais  expositivos  (vídeos,  manuais,  entre  outros).  Após,  este  período  inicial  de
                     implementação e identificação das fragilidades, verificou-se que os indicadores hospitalares
                     de  infecções  relacionadas  à  assistência  à  saúde  e  eventos  adversos  e  sentinela  tiveram
                     redução.  Além  disso,  foi  possível  constatar melhora  na  qualidade  da  assistência  à  saúde
                     prestada  pelas  equipes  tanto  nas  enfermarias  quanto  nas  Unidades  de  Terapia Intensiva.
                     Conclui-se  que  a  implantação  da  função  de  enfermeiro  de  educação  permanente  e
                     treinamentos com uso de metodologias ativas de ensino resultaram em melhoria do processo
                     assistencial e segurança do paciente.


                     PRODUÇÃO  DE  RECURSOS  EDUCACIONAIS  ABERTOS  AUDIOVISUAIS  PARA
                     EDUCAÇÃO  PERMANENTE  EM  HOSPITAL  DE  CAMPANHA  DE  COVID-19

                     Autores:  AMANDA  HERSEN  FERREIRA  |  BRUNO  HENRIQUE  DE  MELLO,  ANDREA
                     MOREIRA ARRUÉ, DARY PEREIRA DE SOUZA JÚNIOR, TATIANE CORREA FILIPAK, KELI
                     LOPES DE ALMEIDA DE OLIVEIRA. Instituição: Fundação Estatal de Atenção à Saúde -
                     FEAS

                     Palavras-chave: Infecções por Coronavírus; Educação Continuada, Recursos Audiovisuais;
                     A pandemia da COVID-19 gerou a necessidade de diversas adaptações no cenário da saúde,
                     com ampliação da capacidade de atendimento em unidades hospitalares, com a abertura de
                     hospitais campanhas para retaguarda da rede de urgência e emergência do Sistema Único
                     de Saúde. Consequentemente houve um desequilíbrio entre a demanda de profissionais de
                     saúde  com  experiência  hospitalar  e  em  terapia  intensiva  e  o  quantitativo  de  profissionais
                     disponíveis no mercado de trabalho. Os hospitais necessitaram atuar no desenvolvimento de
                     competências  e  habilidades  nos  profissionais  de  saúde  para  o  atendimento  de  alta
                     complexidade  utilizando  diferentes  recursos  educacionais.  O  presente  estudo  tem  como
                     objetivo  relatar  a  experiência  na  produção  de  Recursos  Educacionais  Abertos  (REA)
                     audiovisuais  para  treinamento  de  profissionais  em  um  hospital  de  campanha  para
                     atendimentos  de  pacientes  de  COVID-19  no  município  de  Curitiba/PR.  As  temáticas  dos
                     vídeos foram definidas por um Comitê Técnico Multiprofissional. Os roteiros dos vídeos foram
                     fundamentados nos procedimento operacionais padrão da instituição. Os conteúdos foram
                     produzidos nas seguintes temáticas: Realização da Técnica Prona em Paciente COVID-19,
                     Desinfecção  de  leitos  e  equipamentos  em  unidade  de  terapia  intensiva  COVID-19;
                     Higienização das Mãos em unidade hospitalar COVID-19; Manuseio da Bomba de Infusão
                     Eletrônica;  Banho  a  Seco  em  Unidade  de  Terapia  Intensiva  ao  paciente  COVID-19;  e
                     realização de higiene oral com dispositivo de aspiração. O material audiovisual foi utilizado
                     no apoio nos treinamento da instituição e na sequência compartilhado com os profissionais.
                     O conteúdo foi compartilhado na Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais e no
                     YouTube  com  atribuição  4.0  Internacional  (CC  BY  4.0).  Os  conteúdos  audiovisuais
                     repercutiram  de  forma  positiva,  observando-se  melhora  na  prática  assistencial  dos
                     profissionais  de  saúde  nas  temáticas  abordadas.  Os  vídeos  foram  compartilhados  sendo
                     acessado pelos profissionais tanto do hospital quanto de outras instituições. Conclui-se que
                     recursos audiovisuais contribuem para o treinamento de profissionais de saúde no contexto
                     da  pandemia  da  COVID-19  e  sua  disponibilização  em  plataformas  como  REA  podem
                     colaborar com diferentes instituições do Sistema Único de Saúde.


                     INTEGRAÇÃO  ENTRE  A  ATENÇÃO  PRIMÁRIA  E  VIGILÂNCIA  EM  SAÚDE:
                     ESTRATÉGIAS  DE  OPERACIONALIZAÇÃO  EM  UMA  REGIONAL  DE  SAÚDE

                     Autores:  FLÁVIA  MARIA  DERHUN  |  VALENTIM  SALA  JÚNIOR,  CAMILA  COSTA  DE
                     ANDRADE,  SANDRA  APARECIDA  BARBOZA  DA  SILVA,  GREICY  CEZAR  DO  AMARAL,
                     EDERLEI  RIBEIRO  ALKAMIM.  Instituição:  15ª  Regional  de  Saúde  da  SESA/PR

                     Palavras-chave:  Atenção  Primária  em  Saúde;  Vigilância  em Saúde  Pública;  Colaboração
                     Intersetorial.
   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83