Page 73 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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Autores: LUCIANA OSORIO CAVALLI | BRÍGIDA GIMENEZ CARVALHO. Instituição:
Universidade Estadual de Londrina – UEL
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Currículo; Medicina
Introdução: O Sistema Único de Saúde tem por função ordenar a formação de recursos
humanos no país, para tal, mudanças na estrutura curricular e no perfil do egresso fizeram-
se necessários. Uma série de propostas foram definidas porém foi a partir das Diretrizes
Curriculares Nacionais (DCN) de 2001 e mais recente a de 2014 que grandes mudanças
ocorreram na estrutura dos cursos. Uma delas é a inserção em diferentes cenários de práticas
desde os primeiros anos da graduação, principalmente na Atenção Primária à Saúde (APS).
Objetivo: Analisar como ocorre a inserção dos acadêmicos de medicina na APS durante a
graduação em alguns cursos do estado do Paraná. Metodologia: Trata-se de estudo
exploratório cujos dados foram obtidos dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e de
entrevista realizada com coordenadores ou representantes destes. Foram selecionados
quatro cursos localizados no Paraná, sendo dois privados, únicos cujos PPP foram obtidos e
dois públicos que apresentavam mais e menos itens em relação ao preconizado pelas DCN.
Resultados: Observou-se que 100% dos PPP analisados citam a inserção na Atenção
Primária à Saúde, ainda no primeiro ano, sendo que em 75% deles por oito semestres, porém
essa informação difere um pouco quando realiza-se a análise das entrevistas e em 50%
destas o tempo de inserção prática é inferior ao descrito. Em todos os cursos a unidade básica
de saúde aparece como local de aprendizado, mas em 75% delas também aparecem espaços
da comunidade. Verifica-se que em 75% delas há aprendizagem interdisciplinar. Já em
relação ao internato, verifica-se que há em 100% deles inserção neste nível de atenção,
porém em 25% isto não ocorre pelo tempo preconizado. O porquê da inserção na Atenção
Primária à Saúde bem como o desenho das disciplinas vai ao encontro das diretrizes e a
descrição de avaliação formativa e somativa também aparecem nos projetos pedagógicos.
Conclusão: Verifica-se que há discrepâncias entre aquilo que aparece nos PPP dos cursos
e como ocorre a inserção dos estudantes na prática. Ainda se faz necessário melhorar a
valorização dos estágios em APS tanto para os docentes quanto para os discentes e a
integração ensino-serviço apesar de formalizada em contratos oficiais ainda apresenta
fragilidades em relação a espaço físico e preceptoria. Porém avanços em relação ao ensino
da APS e o perfil do egresso podem ser identificados em todos os cursos avaliados.
EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO ENFRENTAMENTO A
COVID19 NOS MUNICÍPIOS PERTENCENTES A 15ªRS MARINGÁ – PR
Autores: GREICY CEZAR DO AMARAL | LAINY L. LIMA, BRUNA C. S. MOURA, RAFAEL F.
F. ALENCAR, LUANA E. B. S. FERRARA, TAMIRES S. SOUZA. Instituição: Secretaria
Estadual de Saúde do Paraná - 15ª Regional de Saúde
Palavras-chave: Educação Permanente, Covid19, Atenção Primária à Saúde
1. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA Frente a pandemia, os desenvolvimentos de
iniciativas qualificadas ao enfrentamento da Covid19 devem ser iniciados e reforçado nas
necessidades e dificuldades na atenção primária à saúde (APS). Pandemias não são comuns,
muito menos com a rápida disseminação e agravamento que o novo corona vírus se
apresenta. Deste modo, medidas continuadas de informações que capacitem os profissionais
da área da saúde e também auxilie a população no enfretamento a doença fazem-se
necessárias. 2. JUSTIFICATIVA Saúde e segurança dos profissionais da APS no
enfrentamento da Covid19, orientação de uso de EPIs; organização de fluxos, designação de
equipes específicas; proteção a trabalhadores do grupo de risco e de serviços essenciais,
são reforços de medidas de prevenção contra o Covid-19 que se faz necessário devido à sua
fácil disseminação, desta forma, um direcionamento para esses profissionais é primordial. 3.
OBJETIVOS Utilizar a educação permanente como meio de auxiliar e intensificar o cuidado
e prevenção frente a Covid-19. 4. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Por meio de capacitações,
seis profissionais da área da saúde, cinco médicos e uma bióloga foram capacitados e
levaram aos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Pronto