Page 73 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     Autores:  LUCIANA  OSORIO  CAVALLI  |  BRÍGIDA  GIMENEZ  CARVALHO.  Instituição:
                     Universidade Estadual de Londrina – UEL

                     Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Currículo; Medicina
                     Introdução:  O  Sistema  Único  de  Saúde tem  por função  ordenar  a formação  de  recursos
                     humanos no país, para tal, mudanças na estrutura curricular e no perfil do egresso fizeram-
                     se  necessários.  Uma  série  de  propostas foram  definidas  porém  foi  a  partir  das  Diretrizes
                     Curriculares Nacionais (DCN) de 2001  e mais recente a de 2014 que grandes mudanças
                     ocorreram na estrutura dos cursos. Uma delas é a inserção em diferentes cenários de práticas
                     desde os primeiros anos da graduação, principalmente na Atenção Primária à Saúde (APS).
                     Objetivo: Analisar como ocorre a inserção dos acadêmicos de medicina na APS durante a
                     graduação  em  alguns  cursos  do  estado  do  Paraná.  Metodologia:  Trata-se  de  estudo
                     exploratório  cujos  dados  foram  obtidos  dos  Projetos  Políticos  Pedagógicos  (PPP)  e  de
                     entrevista  realizada  com  coordenadores  ou  representantes  destes.  Foram  selecionados
                     quatro cursos localizados no Paraná, sendo dois privados, únicos cujos PPP foram obtidos e
                     dois públicos que apresentavam mais e menos itens em relação ao preconizado pelas DCN.
                     Resultados:  Observou-se  que  100%  dos  PPP  analisados  citam  a  inserção  na  Atenção
                     Primária à Saúde, ainda no primeiro ano, sendo que em 75% deles por oito semestres, porém
                     essa  informação  difere  um  pouco  quando  realiza-se  a  análise  das  entrevistas  e  em  50%
                     destas o tempo de inserção prática é inferior ao descrito. Em todos os cursos a unidade básica
                     de saúde aparece como local de aprendizado, mas em 75% delas também aparecem espaços
                     da  comunidade.  Verifica-se  que  em  75%  delas  há  aprendizagem  interdisciplinar.  Já  em
                     relação  ao  internato,  verifica-se  que  há  em  100%  deles  inserção  neste  nível  de  atenção,
                     porém em 25% isto não ocorre pelo tempo preconizado. O porquê da inserção na Atenção
                     Primária à Saúde bem como o desenho das disciplinas vai ao encontro das diretrizes e a
                     descrição de avaliação formativa e somativa também aparecem nos projetos pedagógicos.
                     Conclusão: Verifica-se que há discrepâncias entre aquilo que aparece nos PPP dos cursos
                     e como ocorre a inserção dos estudantes na prática. Ainda se faz necessário melhorar a
                     valorização  dos  estágios  em  APS  tanto  para  os  docentes  quanto  para  os  discentes  e  a
                     integração  ensino-serviço  apesar  de  formalizada  em  contratos  oficiais  ainda  apresenta
                     fragilidades em relação a espaço físico e preceptoria. Porém avanços em relação ao ensino
                     da APS e o perfil do egresso podem ser identificados em todos os cursos avaliados.


                     EDUCAÇÃO  PERMANENTE  NA  ATENÇÃO  PRIMÁRIA  NO  ENFRENTAMENTO  A
                     COVID19 NOS MUNICÍPIOS PERTENCENTES A 15ªRS MARINGÁ – PR

                     Autores: GREICY CEZAR DO AMARAL | LAINY L. LIMA, BRUNA C. S. MOURA, RAFAEL F.
                     F.  ALENCAR,  LUANA  E.  B.  S.  FERRARA,  TAMIRES  S.  SOUZA.  Instituição:  Secretaria
                     Estadual de Saúde do Paraná - 15ª Regional de Saúde

                     Palavras-chave: Educação Permanente, Covid19, Atenção Primária à Saúde
                     1.  CARACTERIZAÇÃO  DO  PROBLEMA  Frente  a  pandemia,  os  desenvolvimentos  de
                     iniciativas qualificadas ao enfrentamento da Covid19  devem ser iniciados e reforçado nas
                     necessidades e dificuldades na atenção primária à saúde (APS). Pandemias não são comuns,
                     muito  menos  com  a  rápida  disseminação  e  agravamento  que  o  novo  corona  vírus  se
                     apresenta. Deste modo, medidas continuadas de informações que capacitem os profissionais
                     da  área  da  saúde  e  também  auxilie  a  população  no  enfretamento  a  doença  fazem-se
                     necessárias.  2.  JUSTIFICATIVA  Saúde  e  segurança  dos  profissionais  da  APS  no
                     enfrentamento da Covid19, orientação de uso de EPIs; organização de fluxos, designação de
                     equipes específicas; proteção a trabalhadores do grupo de risco e de serviços essenciais,
                     são reforços de medidas de prevenção contra o Covid-19 que se faz necessário devido à sua
                     fácil disseminação, desta forma, um direcionamento para esses profissionais é primordial. 3.
                     OBJETIVOS Utilizar a educação permanente como meio de auxiliar e intensificar o cuidado
                     e prevenção frente a Covid-19. 4. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Por meio de capacitações,
                     seis  profissionais  da  área  da  saúde,  cinco  médicos  e  uma  bióloga  foram  capacitados  e
                     levaram  aos  profissionais  de  saúde  das  Unidades  Básicas  de  Saúde  (UBS),  Pronto
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