Page 68 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 68

68


                     no enfrentamento da pandemia do COVID-19 no município de Londrina e região. Descrição
                     da experiência: Participaram do projeto professoras e alunos do Curso de Fisioterapia da
                     UEL  e  profissionais  do  NASF  e  ESF.  Foi  realizada  divulgação  em  mídias  sociais,  nas
                     Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Londrina e região e realizada busca ativa
                     por contato telefônico e aplicativos de mensagens com empresas, além de parceria com a
                     Vigilância em Saúde de forma que eles encaminhavam as empresas com trabalhadores com
                     diagnóstico  positivo  e  casos  de  empresas  com  surto  e  parcerias  com  sindicatos  de
                     trabalhadores. O treinamento por videoconferência, consistia em informações sobre a doença
                     do  COVID-19,  como  manter  o  distanciamento  social,  uso  adequado  de  máscaras,
                     higienização correta das mãos e uso do álcool em gel, além de informações específicas para
                     cada  categoria  profissional  e  local  de  trabalho.  Foram  orientados  493  estabelecimentos
                     públicos e privados, treinados 4925 multiplicadores, atingindo cerca de 51420 trabalhadores,
                     destes 940 (19,08%) responderam formulário online, sendo 670 (71,3%) do sexo feminino.
                     As medidas de prevenção mais utilizadas foram: uso de álcool (92%), higienização das mãos
                     (88,6%), 84,6% distanciamento social e 82,1%uso de máscara e 64,5% dos trabalhadores se
                     consideravam  preparados  para  lidar  com  a  covid-19.  Verificou-se  que  essa  experiência
                     contribuiu  para  a  socialização  do  conhecimento  científico  por  meio  digitais  e  fortaleceu  a
                     disseminação  de  informações  de  qualidade  no  controle  da  doença  para  trabalhadores  de
                     diversas categorias.


                     ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EMPREGADAS DURANTE A
                     PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

                     Autores: NAIARA BARROS POLITA | GERALDO JUNIOR GUILHERME, JULIANA VICENTE
                     DE  OLIVEIRA  FRANCHI,  ROSELI  APARECIDA  PRESSER  DA  SILVA,  LUIS  GUSTAVO
                     CARDOSO. Instituição: Hospital Dr Eulalino Ignácio de Andrade

                     Palavras-chave: Educação Continuada; Tecnologia da Informação; Pandemias
                     Caracterização do problema: A pandemia de COVID-19 gerou novas demandas em saúde
                     pública e consequentemente a necessidade de transformações das práticas dos profissionais
                     de um hospital público do Paraná. As medidas restritivas impostas pela pandemia exigiram o
                     emprego  de  novos  métodos  e  modalidades  de  educação  permanente  em  saúde.
                     Justificativa: Compartilhar as experiências e estratégias para educação na saúde utilizadas
                     durante  a  pandemia  pode  contribuir  para  reflexão  e  readequação  do  plano  de  educação
                     permanente  em  saúde  de  outras  instituições.  Objetivo:  Deste  modo,  este  relato  de
                     experiência tem como objetivo descrever as principais estratégias utilizadas para desenvolver
                     ações de educação com profissionais atuantes em um hospital público durante a pandemia
                     de  COVID-19.  Descrição  da  experiência:  No  início  da  pandemia  de  COVID-19,  foram
                     realizadas  algumas  capacitações  presenciais.  A  participação  variou  entre  89%  a  94%  do
                     público-alvo. As estratégias de ensino utilizadas para os encontros presenciais foram banner
                     itinerante com problematização in loco e divisão de grupos para aulas expositivo-dialogadas
                     e  aulas  práticas.  Devido  ao  aumento  do  número  de  casos  de  COVID-19,  optou-se  pela
                     realização  de  treinamentos  virtuais.  Assim,  "Lives"  com  palestrantes  especialistas  foram
                     transmitidas ao vivo em um Canal do YouTube com possibilidade de interação pelo chat. A
                     participação variou entre 10-30% do público-alvo. No entanto, os vídeos ficaram gravados e
                     foram acessados posteriormente, alcançando número maior de pessoas, inclusive de outras
                     instituições. Outra estratégia utilizada foi gravação e disponibilização de vídeos com conteúdo
                     teórico-prático.  Foram  realizadas  parcerias  com  serviços  de  educação  continuada  ou
                     permanente de outras instituições de saúde e instituições de ensino. Deste modo, foi possível
                     acessar tecnologias de informação e obter certificação e recursos financeiros para pagamento
                     de instrutor. Reflexão sobre a experiência e Recomendações: As parcerias possibilitaram o
                     acesso e a contribuição de profissionais de outras instituições ao conhecimento produzido e
                     compartilhado no hospital. O uso das tecnologias de informação facilitou a disseminação do
                     conhecimento.  No  entanto,  a  interação  e  a  construção  conjunta  do  conhecimento  foram
                     prejudicadas pela baixa adesão às transmissões ao vivo. Portanto, recomenda-se a utilização
                     de mais de uma modalidade e metodologia de ensino para a efetividade das ações educativas
                     com profissionais de saúde.
   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73