Page 68 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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no enfrentamento da pandemia do COVID-19 no município de Londrina e região. Descrição
da experiência: Participaram do projeto professoras e alunos do Curso de Fisioterapia da
UEL e profissionais do NASF e ESF. Foi realizada divulgação em mídias sociais, nas
Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Londrina e região e realizada busca ativa
por contato telefônico e aplicativos de mensagens com empresas, além de parceria com a
Vigilância em Saúde de forma que eles encaminhavam as empresas com trabalhadores com
diagnóstico positivo e casos de empresas com surto e parcerias com sindicatos de
trabalhadores. O treinamento por videoconferência, consistia em informações sobre a doença
do COVID-19, como manter o distanciamento social, uso adequado de máscaras,
higienização correta das mãos e uso do álcool em gel, além de informações específicas para
cada categoria profissional e local de trabalho. Foram orientados 493 estabelecimentos
públicos e privados, treinados 4925 multiplicadores, atingindo cerca de 51420 trabalhadores,
destes 940 (19,08%) responderam formulário online, sendo 670 (71,3%) do sexo feminino.
As medidas de prevenção mais utilizadas foram: uso de álcool (92%), higienização das mãos
(88,6%), 84,6% distanciamento social e 82,1%uso de máscara e 64,5% dos trabalhadores se
consideravam preparados para lidar com a covid-19. Verificou-se que essa experiência
contribuiu para a socialização do conhecimento científico por meio digitais e fortaleceu a
disseminação de informações de qualidade no controle da doença para trabalhadores de
diversas categorias.
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EMPREGADAS DURANTE A
PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores: NAIARA BARROS POLITA | GERALDO JUNIOR GUILHERME, JULIANA VICENTE
DE OLIVEIRA FRANCHI, ROSELI APARECIDA PRESSER DA SILVA, LUIS GUSTAVO
CARDOSO. Instituição: Hospital Dr Eulalino Ignácio de Andrade
Palavras-chave: Educação Continuada; Tecnologia da Informação; Pandemias
Caracterização do problema: A pandemia de COVID-19 gerou novas demandas em saúde
pública e consequentemente a necessidade de transformações das práticas dos profissionais
de um hospital público do Paraná. As medidas restritivas impostas pela pandemia exigiram o
emprego de novos métodos e modalidades de educação permanente em saúde.
Justificativa: Compartilhar as experiências e estratégias para educação na saúde utilizadas
durante a pandemia pode contribuir para reflexão e readequação do plano de educação
permanente em saúde de outras instituições. Objetivo: Deste modo, este relato de
experiência tem como objetivo descrever as principais estratégias utilizadas para desenvolver
ações de educação com profissionais atuantes em um hospital público durante a pandemia
de COVID-19. Descrição da experiência: No início da pandemia de COVID-19, foram
realizadas algumas capacitações presenciais. A participação variou entre 89% a 94% do
público-alvo. As estratégias de ensino utilizadas para os encontros presenciais foram banner
itinerante com problematização in loco e divisão de grupos para aulas expositivo-dialogadas
e aulas práticas. Devido ao aumento do número de casos de COVID-19, optou-se pela
realização de treinamentos virtuais. Assim, "Lives" com palestrantes especialistas foram
transmitidas ao vivo em um Canal do YouTube com possibilidade de interação pelo chat. A
participação variou entre 10-30% do público-alvo. No entanto, os vídeos ficaram gravados e
foram acessados posteriormente, alcançando número maior de pessoas, inclusive de outras
instituições. Outra estratégia utilizada foi gravação e disponibilização de vídeos com conteúdo
teórico-prático. Foram realizadas parcerias com serviços de educação continuada ou
permanente de outras instituições de saúde e instituições de ensino. Deste modo, foi possível
acessar tecnologias de informação e obter certificação e recursos financeiros para pagamento
de instrutor. Reflexão sobre a experiência e Recomendações: As parcerias possibilitaram o
acesso e a contribuição de profissionais de outras instituições ao conhecimento produzido e
compartilhado no hospital. O uso das tecnologias de informação facilitou a disseminação do
conhecimento. No entanto, a interação e a construção conjunta do conhecimento foram
prejudicadas pela baixa adesão às transmissões ao vivo. Portanto, recomenda-se a utilização
de mais de uma modalidade e metodologia de ensino para a efetividade das ações educativas
com profissionais de saúde.