Page 77 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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Autores: MIRIANE ELISABETH DE SOUZA PEREIRA | ANA CRISTINA LAMEZON, EDINA
SIMEIA CAMPOS DE SIQUEIRA DE OLIVEIRA, FABIANA DE LIMA GRANZA, LARISSA
FERNANDA ZARATH MOREIRA, REGINA ELIZABETH LOURENÇO CABRAL SOUZA.
Instituição: Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba
Palavras-chave: Capacitação profissional, Preceptoria, Internato não médico, Mentores.
A prática profissional na saúde e as adversidades encontradas no dia-a-dia demandam dos
Programas de Residência constantes atualizações. Este trabalho teve como objetivo
capacitar os profissionais de saúde que atuam como preceptores em um Programa da
Residência Multiprofissional em Curitiba/PR. Desde a implantação do programa foram
ofertadas duas capacitações. Os relatos de dificuldades vivenciadas por preceptores
relacionadas aos aspectos didático-pedagógicos confirmam os dados obtidos em revisão da
literatura. Diante destes desafios, foi proposto uma nova oferta de capacitações somada a
inserção de novos preceptores. As oficinas de capacitação foram conduzidas por profissionais
de saúde que atuam como preceptoras de residentes e graduandos em cenários reais de
cuidado à saúde. As oficinas de capacitação ocorreram em dois encontros on-line por meio
da plataforma Google Meet, devido ao período de pandemia. Como foco na ampliação da
autonomia do participante e no incentivo a reflexão, utilizou-se também nos encontros a
Metodologia ativa de ensino-aprendizagem. A análise dos dados foram realizadas
considerando as respostas de questionários disponibilizados previamente as oficinas através
do Google Forms e, as avaliações realizadas durante a capacitação. Este estudo permitiu
identificar o perfil atual dos preceptores e os conhecimentos prévios referentes aos aspectos
pedagógicos no exercício da preceptoria. Os preceptores mostraram disponibilidade para
aprimorar os conhecimentos, aspecto evidenciado pela motivação em desempenhar o papel
de preceptor, compreendendo a importância de se tornar um profissional crítico-reflexivo,
problematizador e responsável pelo seu processo de formação. Constatou-se também a
necessidade de ampliar momentos de capacitação e de reflexão da prática, principalmente
em relação aos saberes que envolvem o tema preceptoria/docência.
IMPLANTAÇÃO DE ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E USO DE
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO EM UM HOSPITAL CAMPANHA PARA
ATENDIMENTOS DE COVID-19
Autores: AMANDA HERSEN FERREIRA | BRUNO HENRIQUE DE MELLO, ANDREA
MOREIRA ARRUÉ, KELI LOPES DE ALMEIDA DE OLIVEIRA, TATIANE CORREA FILIPAK,
MARLENE LACHOVICZ. Instituição: Fundação Estatal de Atenção à Saúde - FEAS
Palavras-chave: COVID-19; Educação Permanente; Indicadores de Saúde;
A pandemia desencadeou uma crise sanitária e humanitária no Brasil e no mundo. Frente a
está problemática, o sistema de saúde brasileiro precisou adaptar-se a essa nova demanda.
Para tal, foi necessário ampliar bens, serviços e recursos humanos. Nesse contexto, destaca-
se a abertura de hospitais campanha para o enfrentamento da COVID-19, e
consequentemente o recrutamento de urgência a profissionais da saúde, observando assim
a relevância de um profissional capacitado para educação em serviço. O objetivo é relatar a
experiência do processo de implantação da função de enfermeiro de educação permanente
em um hospital campanha que presta assistência a pacientes com suspeitos ou confirmados
de COVID-19 no município de Curitiba/Paraná. As necessidades e priorização dos
treinamentos foram levantadas em comitês técnicos multiprofissionais. As capacitações
individuais e coletivas envolveram as seguintes temáticas: cuidados básicos de enfermagem
ao paciente COVID-19; como identificar sinais clínicos para evolução de intubação
orotraqueal (nas enfermarias); manejo e cuidados com a traqueostomia; como prevenir a
pneumonia associada à ventilação mecânica; higiene oral em pacientes entubados; cuidados
com o cateter venoso central e manejo da parada cardiorrespiratória (treinamento
multiprofissional). Os treinamentos priorizaram o uso de metodologias ativas com estudos de
casos clínicos, com aporte tecnológico para simulação realística e treinamento de
habilidades, por meio de manequim, caixa de simulação, além de capacitações, oficinas e