Page 77 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 77

77



                     Autores: MIRIANE ELISABETH DE SOUZA PEREIRA | ANA CRISTINA LAMEZON, EDINA
                     SIMEIA  CAMPOS  DE  SIQUEIRA  DE  OLIVEIRA,  FABIANA  DE  LIMA  GRANZA,  LARISSA
                     FERNANDA  ZARATH  MOREIRA,  REGINA  ELIZABETH  LOURENÇO  CABRAL  SOUZA.
                     Instituição: Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba

                     Palavras-chave: Capacitação profissional, Preceptoria, Internato não médico, Mentores.
                     A prática profissional na saúde e as adversidades encontradas no dia-a-dia demandam dos
                     Programas  de  Residência  constantes  atualizações.  Este  trabalho  teve  como  objetivo
                     capacitar  os  profissionais  de  saúde  que  atuam  como  preceptores  em  um  Programa  da
                     Residência  Multiprofissional  em  Curitiba/PR.  Desde  a  implantação  do  programa  foram
                     ofertadas  duas  capacitações.  Os  relatos  de  dificuldades  vivenciadas  por  preceptores
                     relacionadas aos aspectos didático-pedagógicos confirmam os dados obtidos em revisão da
                     literatura. Diante destes desafios, foi proposto uma nova oferta de capacitações somada a
                     inserção de novos preceptores. As oficinas de capacitação foram conduzidas por profissionais
                     de saúde que atuam como preceptoras de residentes e graduandos em cenários reais de
                     cuidado à saúde. As oficinas de capacitação ocorreram em dois encontros on-line por meio
                     da plataforma Google Meet, devido ao período de pandemia. Como foco na ampliação da
                     autonomia  do  participante  e  no  incentivo  a  reflexão,  utilizou-se  também  nos  encontros  a
                     Metodologia  ativa  de  ensino-aprendizagem.  A  análise  dos  dados  foram  realizadas
                     considerando as respostas de questionários disponibilizados previamente as oficinas através
                     do Google Forms e, as avaliações realizadas durante a capacitação. Este estudo permitiu
                     identificar o perfil atual dos preceptores e os conhecimentos prévios referentes aos aspectos
                     pedagógicos  no  exercício  da  preceptoria.  Os  preceptores  mostraram  disponibilidade  para
                     aprimorar os conhecimentos, aspecto evidenciado pela motivação em desempenhar o papel
                     de  preceptor,  compreendendo  a  importância  de  se  tornar  um  profissional  crítico-reflexivo,
                     problematizador  e  responsável  pelo  seu  processo  de  formação.  Constatou-se  também  a
                     necessidade de ampliar momentos de capacitação e de reflexão da prática, principalmente
                     em relação aos saberes que envolvem o tema preceptoria/docência.


                     IMPLANTAÇÃO  DE  ENFERMEIRO  DE  EDUCAÇÃO  PERMANENTE  E  USO  DE
                     METODOLOGIAS  ATIVAS  DE  ENSINO  EM  UM  HOSPITAL  CAMPANHA  PARA
                     ATENDIMENTOS DE COVID-19

                     Autores:  AMANDA  HERSEN  FERREIRA  |  BRUNO  HENRIQUE  DE  MELLO,  ANDREA
                     MOREIRA ARRUÉ, KELI LOPES DE ALMEIDA DE OLIVEIRA, TATIANE CORREA FILIPAK,
                     MARLENE  LACHOVICZ.  Instituição:  Fundação  Estatal  de  Atenção  à  Saúde  -  FEAS

                     Palavras-chave: COVID-19; Educação Permanente; Indicadores de Saúde;
                     A pandemia desencadeou uma crise sanitária e humanitária no Brasil e no mundo. Frente a
                     está problemática, o sistema de saúde brasileiro precisou adaptar-se a essa nova demanda.
                     Para tal, foi necessário ampliar bens, serviços e recursos humanos. Nesse contexto, destaca-
                     se  a  abertura  de  hospitais  campanha  para  o  enfrentamento  da  COVID-19,  e
                     consequentemente o recrutamento de urgência a profissionais da saúde, observando assim
                     a relevância de um profissional capacitado para educação em serviço. O objetivo é relatar a
                     experiência do processo de implantação da função de enfermeiro de educação permanente
                     em um hospital campanha que presta assistência a pacientes com suspeitos ou confirmados
                     de  COVID-19  no  município  de  Curitiba/Paraná.  As  necessidades  e  priorização  dos
                     treinamentos  foram  levantadas  em  comitês  técnicos  multiprofissionais.  As  capacitações
                     individuais e coletivas envolveram as seguintes temáticas: cuidados básicos de enfermagem
                     ao  paciente  COVID-19;  como  identificar  sinais  clínicos  para  evolução  de  intubação
                     orotraqueal  (nas  enfermarias);  manejo  e  cuidados  com  a  traqueostomia;  como  prevenir  a
                     pneumonia associada à ventilação mecânica; higiene oral em pacientes entubados; cuidados
                     com  o  cateter  venoso  central  e  manejo  da  parada  cardiorrespiratória  (treinamento
                     multiprofissional). Os treinamentos priorizaram o uso de metodologias ativas com estudos de
                     casos  clínicos,  com  aporte  tecnológico  para  simulação  realística  e  treinamento  de
                     habilidades, por meio de manequim, caixa de simulação, além de capacitações, oficinas e
   72   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82