Page 79 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     Caracterização do problema: A 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná organiza-se
                     internamente a partir de um regimento que institui atribuições aos setores, entre os quais
                     estão  a  Atenção  Primária  em  Saúde  (APS)  e  a  Vigilância  em  Saúde  (VS).  Apesar  da
                     compreensão da importância da integração entre APS e VS, não existia uma clareza dos
                     caminhos a serem trilhados dentro da Regional para sua efetivação. O foco na Regional era
                     olhar  para  a  integração  nos  municípios  e  não  para  o  processo  de  trabalho  interno.
                     Justificativa: A APS e a VS são áreas interligadas e para que as atribuições de ambas sejam
                     qualificadas, existe a necessidade de que uma auxilie, no seu âmbito de competência, a outra.
                     Foram  realizadas  buscas  na  literatura  a  fim  de  encontrar  formas  de  operacionalizar  a
                     integração em Regionais de Saúde, porém, não se obteve resultados, o que culminou na
                     estruturação  de  oficinas  a  serem  executadas  junto  aos  servidores  das  áreas.  Objetivo:
                     Descrever  as  estratégias  de  operacionalização  da  integração  APS  e  VS  ocorridas  na  15ª
                     Regional de Saúde. Descrição da experiência: Foram realizadas duas edições de oficinas
                     (cada uma com quatro encontros) conduzidas por dois servidores (um da APS e outro da VS)
                     entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021. Do público-alvo (n= 37), participaram 81% dos
                     trabalhadores,  incluindo  as  chefias  das  áreas  afins  e  a  direção  da  Regional.  Todos  os
                     encontros  foram  organizados  de  modo  a  colocar  os  servidores  como  protagonistas  do
                     processo. As oficinas tiveram como objetivos: a) Sensibilizar sobre a integração a partir da
                     sua compreensão e importância; b) Obter um diagnóstico da integração na Regional a partir
                     da matriz SWOT e; c) Vislumbrar estratégias para otimizar a integração na Regional a partir
                     do  diagnóstico  e  das  propostas  feitas  pelos  servidores,  que  também  ficaram  como
                     corresponsáveis pela execução destas. Das intervenções de governabilidade da Regional (n=
                     49), 66% eram estratégias permanentes e/ou de execução imediata e/ou de curto prazo e já
                     foram cumpridas; 18% ainda serão executadas e; 16% não ocorreram no prazo pactuado.
                     Reflexão  sobre  a  experiência  e  Recomendações: Obteve-se  um  feedback  positivo  dos
                     participantes  e,  também,  a  corresponsabilização  para  a  elaboração  do  diagnóstico  e
                     execução  das  propostas  para  a  integração.  Recomenda-se,  para  a  institucionalização  do
                     processo, que os coordenadores de ambas às áreas estimulem e participem, cotidianamente,
                     das atividades que requerem a integração.

                     EXPERIÊNCIA  DA  CRIAÇÃO  E  UTILIZAÇÃO  DE  UM  CHATBOT  COM  EXERCÍCIOS
                     FÍSICOS  PARA  PROMOÇÃO  DA  SAÚDE  DE  PROFESSORAS  UNIVERSITÁRIAS,
                     DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

                     Autores:  PRISCILA  SANTOS  OLIVEIRA  |  RAIANE  CAROLINE  GARCIA,  NATÁLIA
                     QUEVEDO DOS SANTOS, FELIPE CARNEIRO MAGRINELLI, NELSON NUNESTENÓRIO
                     JUNIOR,  SONIA  MARIA  MARQUES  GOMES  BERTOLINI.  Instituição:  Universidade
                     Cesumar (UNICESUMAR)

                     Palavras-chave: M-health; Promoção da Saúde; Qualidade de Vida.
                     As condições de trabalho de professores em home office durante a pandemia impactaram
                     com  disfunções  musculoesquelética,  favorecendo  uma  pior  qualidade  de  vida,
                     consequentemente, afetando a produtividade de trabalhadores no ambiente domiciliar. Dessa
                     forma,  ficou  notória  a  importância  do  cuidado  com  a  saúde  do  trabalhador,  por  isso,
                     programas  de  promoção  da  saúde  no  ambiente  de  trabalho  têm  sido  estratégias  para
                     melhorar as condições de vida destes indivíduos. A estrutura de projetos de pesquisa sobre
                     cuidados  com  a  saúde  de  professores  trabalhadores  foi  desafiada  pela  reformulação  da
                     prática  de  exercícios  físicos  por  meio  de  tecnologias  para  dar  suporte  a  essa  categoria
                     profissional.  Assim,  o  objetivo  deste  relatório  é  descrever  as  ações  realizadas  sobre  a
                     experiência da criação de um chatbot para conduzir um protocolo de exercícios físicos no
                     alívio  da  dor  na  região  cervical  e  na  melhora  da  qualidade  de  vida  de  professoras
                     universitárias. A pesquisa foi realizada com 11 professoras que se encontravam em home
                     office  devido  à  pandemia  da  COVID-19.  O  chatbot  denominado  de  ProNecK  foi
                     disponibilizado por meio de um link via e-mail, nos meses de agosto e setembro do ano de
                     2020. No processo de intervenção para obter as orientações dos exercícios fornecidos pelo
                     chatbot as participantes deveriam acessar via smartphone ou computador. A seguir, aparecia
                     na  tela  de  forma  sequencial,  os  dados  contextuais,  sobre  o  nome,  dia  da  semana  e  em
                     seguida os exercícios físicos em imagens para orientá-las. Os exercícios orientados, foram
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