Page 79 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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Caracterização do problema: A 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná organiza-se
internamente a partir de um regimento que institui atribuições aos setores, entre os quais
estão a Atenção Primária em Saúde (APS) e a Vigilância em Saúde (VS). Apesar da
compreensão da importância da integração entre APS e VS, não existia uma clareza dos
caminhos a serem trilhados dentro da Regional para sua efetivação. O foco na Regional era
olhar para a integração nos municípios e não para o processo de trabalho interno.
Justificativa: A APS e a VS são áreas interligadas e para que as atribuições de ambas sejam
qualificadas, existe a necessidade de que uma auxilie, no seu âmbito de competência, a outra.
Foram realizadas buscas na literatura a fim de encontrar formas de operacionalizar a
integração em Regionais de Saúde, porém, não se obteve resultados, o que culminou na
estruturação de oficinas a serem executadas junto aos servidores das áreas. Objetivo:
Descrever as estratégias de operacionalização da integração APS e VS ocorridas na 15ª
Regional de Saúde. Descrição da experiência: Foram realizadas duas edições de oficinas
(cada uma com quatro encontros) conduzidas por dois servidores (um da APS e outro da VS)
entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021. Do público-alvo (n= 37), participaram 81% dos
trabalhadores, incluindo as chefias das áreas afins e a direção da Regional. Todos os
encontros foram organizados de modo a colocar os servidores como protagonistas do
processo. As oficinas tiveram como objetivos: a) Sensibilizar sobre a integração a partir da
sua compreensão e importância; b) Obter um diagnóstico da integração na Regional a partir
da matriz SWOT e; c) Vislumbrar estratégias para otimizar a integração na Regional a partir
do diagnóstico e das propostas feitas pelos servidores, que também ficaram como
corresponsáveis pela execução destas. Das intervenções de governabilidade da Regional (n=
49), 66% eram estratégias permanentes e/ou de execução imediata e/ou de curto prazo e já
foram cumpridas; 18% ainda serão executadas e; 16% não ocorreram no prazo pactuado.
Reflexão sobre a experiência e Recomendações: Obteve-se um feedback positivo dos
participantes e, também, a corresponsabilização para a elaboração do diagnóstico e
execução das propostas para a integração. Recomenda-se, para a institucionalização do
processo, que os coordenadores de ambas às áreas estimulem e participem, cotidianamente,
das atividades que requerem a integração.
EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM CHATBOT COM EXERCÍCIOS
FÍSICOS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS,
DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Autores: PRISCILA SANTOS OLIVEIRA | RAIANE CAROLINE GARCIA, NATÁLIA
QUEVEDO DOS SANTOS, FELIPE CARNEIRO MAGRINELLI, NELSON NUNESTENÓRIO
JUNIOR, SONIA MARIA MARQUES GOMES BERTOLINI. Instituição: Universidade
Cesumar (UNICESUMAR)
Palavras-chave: M-health; Promoção da Saúde; Qualidade de Vida.
As condições de trabalho de professores em home office durante a pandemia impactaram
com disfunções musculoesquelética, favorecendo uma pior qualidade de vida,
consequentemente, afetando a produtividade de trabalhadores no ambiente domiciliar. Dessa
forma, ficou notória a importância do cuidado com a saúde do trabalhador, por isso,
programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho têm sido estratégias para
melhorar as condições de vida destes indivíduos. A estrutura de projetos de pesquisa sobre
cuidados com a saúde de professores trabalhadores foi desafiada pela reformulação da
prática de exercícios físicos por meio de tecnologias para dar suporte a essa categoria
profissional. Assim, o objetivo deste relatório é descrever as ações realizadas sobre a
experiência da criação de um chatbot para conduzir um protocolo de exercícios físicos no
alívio da dor na região cervical e na melhora da qualidade de vida de professoras
universitárias. A pesquisa foi realizada com 11 professoras que se encontravam em home
office devido à pandemia da COVID-19. O chatbot denominado de ProNecK foi
disponibilizado por meio de um link via e-mail, nos meses de agosto e setembro do ano de
2020. No processo de intervenção para obter as orientações dos exercícios fornecidos pelo
chatbot as participantes deveriam acessar via smartphone ou computador. A seguir, aparecia
na tela de forma sequencial, os dados contextuais, sobre o nome, dia da semana e em
seguida os exercícios físicos em imagens para orientá-las. Os exercícios orientados, foram