Page 76 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     continuada. O diagnóstico mostrou que apenas 52,9% consideravam bom seu conhecimento
                     sobre  como  prevenir  a  disseminação  da  COVID-19,  ainda  que  82,4%  dos  funcionários
                     julgassem o uso de máscara/cobertura facial - bem como a desinfecção de superfícies - como
                     medidas eficazes na proteção contra a COVID-19. Diante disto, foram planejadas e realizadas
                     ações de educação em saúde, que propiciaram a construção de saberes e contribuíram na
                     transferência  tecnológica  (leve)  entre  tais  profissionais.  Concluiu-se  que  as  ações  de
                     educação em saúde são potentes estratégias na mitigação desta pandemia, pois qualificam
                     os processos de trabalho e legitimam as novas práticas, especialmente porque os serviços
                     de saúde devem ser a principal referência para toda a população.











                     RELATO  DE  EXPERIÊNCIA  “CONSTITUIÇÃO  DO  LABORATÓRIO  DE  INOVAÇÃO  NA
                     SAÚDE     COMO     PROTAGONISTA       NA    INTEGRAÇÃO       ENSINO-SERVIÇO      E
                     COMUNIDADE”.

                     Autores:  SOLANGE  APARECIDA  NASCIMENTO  |  GREICY  C.  AMARAL  ,  ELIANA  V.
                     PATUSSI, DÉBORA M. G. SANT, ALESSANDRA CRISTINA MATTA. Instituição: SESA - 15ª
                     Regional de Saúde de Maringá

                     Palavras-chave: Integração; Inovação; Educação em Saúde
                     Caracterização do Problema: O planejamento e gestão da saúde em um território tem sua
                     complexidade  ampliada  com  os  múltiplos  desafios  da  sociedade  contemporânea.  Fatores
                     ambientais, sociais, econômicos e culturais impactam diretamente a saúde da população o
                     que  exige  que  profissionais  de  saúde  em  todos  os  níveis  de  atuação  tenham  atitudes
                     desafiadoras e resolutivas. Justificativa: O Laboratório de Inovação na Saúde – LIS surgiu
                     no  contexto  desafiador  de  desenvolvimento  territorial  na  saúde  envolvendo  os  diferentes
                     atores  com  atuação  direta  e  indiretamente  no  SUS.  Tem  como  pensamento  central  a
                     integração entre ensino-serviço-comunidade e a aproximação dos diferentes parceiros com
                     as vivências do SUS, visando contribuir com a melhoria da saúde populacional num território
                     complexo e diverso.  Objetivo: O objetivo que se estabeleceu foi o de conhecer o processo
                     de  integração  entre  o  ensino  e  o  serviço  de  saúde  em  prol  da  população,  possibilitando
                     espaços onde se dá o diálogo entre o trabalho e a educação em lugares privilegiados a partir
                     da atuação de protagonistas no desenvolvimento gradativo deste processo. Descrição da
                     Experiência: Espaços de cidadania, onde profissionais do serviço e docentes e discentes de
                     entidades públicas e privadas, profissionais autônomos e empresas estabeleçam seus papéis
                     sociais  na  confluência  de  seus  saberes,  modos  de  ser  e  de  ver  o  mundo.  Centrando  a
                     discussão nas relações entre ensino e trabalho, se reconhece que os espaços de interseção
                     entre  serviços  e  ensino  são  de  grande  importância  para  a  formação  em  saúde  e  para  a
                     consolidação  do  Sistema  Único  de  Saúde  (SUS).  Reflexão  Sobre  a  Experiência  e
                     Recomendações:  O  resultado  esperado  pelas  ações  do  LIS  em  cada  projeto:  buscar  o
                     conhecimento de novas metodologias, associar ao aprofundamento dos conhecimentos e à
                     prática do ensino multiprofissional significando assim um avanço no campo da educação em
                     saúde. Além de todos esses desafios, existe a necessidade de maior apropriação do SUS, a
                     qual pode se dar com a ampliação e o estreitamento das relações entre ensino, os serviços
                     de saúde e a população.


                     CAPACITAÇÃO DE PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
                     DO IDOSO
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