Page 76 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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continuada. O diagnóstico mostrou que apenas 52,9% consideravam bom seu conhecimento
sobre como prevenir a disseminação da COVID-19, ainda que 82,4% dos funcionários
julgassem o uso de máscara/cobertura facial - bem como a desinfecção de superfícies - como
medidas eficazes na proteção contra a COVID-19. Diante disto, foram planejadas e realizadas
ações de educação em saúde, que propiciaram a construção de saberes e contribuíram na
transferência tecnológica (leve) entre tais profissionais. Concluiu-se que as ações de
educação em saúde são potentes estratégias na mitigação desta pandemia, pois qualificam
os processos de trabalho e legitimam as novas práticas, especialmente porque os serviços
de saúde devem ser a principal referência para toda a população.
RELATO DE EXPERIÊNCIA “CONSTITUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO NA
SAÚDE COMO PROTAGONISTA NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E
COMUNIDADE”.
Autores: SOLANGE APARECIDA NASCIMENTO | GREICY C. AMARAL , ELIANA V.
PATUSSI, DÉBORA M. G. SANT, ALESSANDRA CRISTINA MATTA. Instituição: SESA - 15ª
Regional de Saúde de Maringá
Palavras-chave: Integração; Inovação; Educação em Saúde
Caracterização do Problema: O planejamento e gestão da saúde em um território tem sua
complexidade ampliada com os múltiplos desafios da sociedade contemporânea. Fatores
ambientais, sociais, econômicos e culturais impactam diretamente a saúde da população o
que exige que profissionais de saúde em todos os níveis de atuação tenham atitudes
desafiadoras e resolutivas. Justificativa: O Laboratório de Inovação na Saúde – LIS surgiu
no contexto desafiador de desenvolvimento territorial na saúde envolvendo os diferentes
atores com atuação direta e indiretamente no SUS. Tem como pensamento central a
integração entre ensino-serviço-comunidade e a aproximação dos diferentes parceiros com
as vivências do SUS, visando contribuir com a melhoria da saúde populacional num território
complexo e diverso. Objetivo: O objetivo que se estabeleceu foi o de conhecer o processo
de integração entre o ensino e o serviço de saúde em prol da população, possibilitando
espaços onde se dá o diálogo entre o trabalho e a educação em lugares privilegiados a partir
da atuação de protagonistas no desenvolvimento gradativo deste processo. Descrição da
Experiência: Espaços de cidadania, onde profissionais do serviço e docentes e discentes de
entidades públicas e privadas, profissionais autônomos e empresas estabeleçam seus papéis
sociais na confluência de seus saberes, modos de ser e de ver o mundo. Centrando a
discussão nas relações entre ensino e trabalho, se reconhece que os espaços de interseção
entre serviços e ensino são de grande importância para a formação em saúde e para a
consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Reflexão Sobre a Experiência e
Recomendações: O resultado esperado pelas ações do LIS em cada projeto: buscar o
conhecimento de novas metodologias, associar ao aprofundamento dos conhecimentos e à
prática do ensino multiprofissional significando assim um avanço no campo da educação em
saúde. Além de todos esses desafios, existe a necessidade de maior apropriação do SUS, a
qual pode se dar com a ampliação e o estreitamento das relações entre ensino, os serviços
de saúde e a população.
CAPACITAÇÃO DE PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
DO IDOSO