Page 75 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE APLICAÇÃO DE PESQUISA SOBRE MORTE E
PROCESSOS DO MORRER COM MÉDICOS RESIDENTES
Autores: LUÍSA LOPES PEREIRA | THEREZA CRISTINA DE ARRUDA SALOMÉ
D'ESPÍNDULA. Instituição: Faculdades Pequeno Príncipe
Palavras-chave: Educação médica; Morte; Médicos residentes.
Durante a graduação de Psicologia tive o interesse em pesquisar sobre a formação médica
quanto à morte e processos do morrer, escolhendo esse tema para meu Trabalho de
Conclusão de Curso. O objetivo da pesquisa era compreender como é ensinado e como isso
pode interferir no atendimento médico. No curso da aplicação da pesquisa, pude observar
questões comportamentais e empíricas que me chamaram atenção para além dos resultados
das questões aplicadas, e o presente relato aborda essas observações. Optei por realizar
uma pesquisa descritiva, com recorte transversal e abordagem mista, com médicos
residentes de diversas especialidades de um Hospital Pediátrico do Paraná. A 1° Etapa foi
quantitativa, através de um questionário em escala Likert e perguntas fechadas e foi aplicado
a 50 médicos residentes. A 2° etapa foi qualitativa, partindo de uma entrevista estruturada
aberta, realizada com 10% dos respondes da 1° etapa, analisada via metodologia de análise
de conteúdo de Minayo. A 1° etapa já mostrou a dificuldade de acesso a médicos para
realização de pesquisa por diversos motivos, como falta tempo. Durante a aplicação do
questionário, foi possível perceber o desconforto de alguns em responder questões
relacionadas à morte, desconforto esse ainda mais evidenciado quando a pesquisa era
aplicada enquanto se encontravam em grupos de afinidade. A aplicação da 2° etapa mostrou-
se igualmente complicada, visto que para atingir 5 participantes (10%), foi necessário entrar
em contato com 28 médicos, sendo que todos eles haviam assinado o Termo de
Consentimento Livre e Esclarecido, que deixava claro a possibilidade de participar da 2° etapa
da pesquisa. Os entrevistados vieram de quatro setores diferentes, sendo setores com maior
contato com processos de fim de vida. Dessa forma, foi possível observar que a especialidade
escolhida pode ter relação previa ou posterior com o entendimento e relação com a morte.
Diferentemente da 1° etapa, todos os entrevistados se mostraram mais abertos a falar sobre
o assunto, citando inclusive questões pessoais e situações em que a formação e a prática
profissional se confrontavam efetivamente. Concluiu-se que a aplicação da pesquisa mostrou
certas dificuldades de acesso aos médicos e, principalmente, mostrou que mesmo sendo um
tema transversal a qualquer especialidade, o profissional se sente mais ou menos confortável
com ele, dependendo de onde atue e da frequência e forma com a qual tenha contato com a
morte e processos do morrer.
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO NA PANDEMIA
COVID19: EXPERIÊNCIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.
Autores: IAGO DETREGIACHI RIBEIRO | THAINÁ DOS SANTOS PERIARD PERROT,
GIOVANNA DE LIMA MOREIRA, KARLA ELOIZA DE FARIA, NICEIA APARECIDA
RODRIGUES, ADRIANA PRESTES DO NASCIMENTO PALU. Instituição: Autarquia
Municipal de Saúde de Apucarana
Palavras-chave: COVID-19; Equipamento de Proteção Individual; Educação em Saúde;
Prevenção.
A pandemia da COVID-19 imprimiu mudanças radicais nas formas de convivência em
sociedade, entre elas sobressaem-se novas condutas comportamentais - como o uso de
equipamentos de proteção individual (EPIs) -, visando minimizar os riscos de contaminação
e transmissão do vírus. O patógeno da COVID-19 espalha-se por partículas expelidas na fala,
tosse ou espirro de uma pessoa infectada, portanto evidencia-se a necessidade da utilização
de máscaras faciais de proteção. Os modelos N95/PFF2, cirúrgica e algodão-polipropileno-
algodão são os mais recomendados e eficientes para redução das gotículas respiratórias. A
fim de instrumentalizar os profissionais de equipes da Estratégia Saúde da Família, no
município de Apucarana - PR, realizou-se um diagnóstico situacional, empregando
questionário adaptado em plataforma digital (Google Forms), seguido por ações de educação