Page 75 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     CONSIDERAÇÕES  GERAIS  SOBRE  APLICAÇÃO  DE  PESQUISA  SOBRE  MORTE  E
                     PROCESSOS DO MORRER COM MÉDICOS RESIDENTES

                     Autores:  LUÍSA  LOPES  PEREIRA  |  THEREZA  CRISTINA  DE  ARRUDA  SALOMÉ
                     D'ESPÍNDULA. Instituição: Faculdades Pequeno Príncipe

                     Palavras-chave: Educação médica; Morte; Médicos residentes.
                     Durante a graduação de Psicologia tive o interesse em pesquisar sobre a formação médica
                     quanto  à  morte  e  processos  do  morrer,  escolhendo  esse  tema  para  meu  Trabalho  de
                     Conclusão de Curso. O objetivo da pesquisa era compreender como é ensinado e como isso
                     pode interferir no atendimento médico. No curso da aplicação da pesquisa, pude observar
                     questões comportamentais e empíricas que me chamaram atenção para além dos resultados
                     das questões aplicadas, e o presente relato aborda essas observações. Optei por realizar
                     uma  pesquisa  descritiva,  com  recorte  transversal  e  abordagem  mista,  com  médicos
                     residentes de diversas especialidades de um Hospital Pediátrico do Paraná. A 1° Etapa foi
                     quantitativa, através de um questionário em escala Likert e perguntas fechadas e foi aplicado
                     a 50 médicos residentes. A 2° etapa foi qualitativa, partindo de uma entrevista estruturada
                     aberta, realizada com 10% dos respondes da 1° etapa, analisada via metodologia de análise
                     de  conteúdo  de  Minayo.  A  1°  etapa  já  mostrou  a  dificuldade  de  acesso  a  médicos  para
                     realização  de  pesquisa  por  diversos  motivos,  como  falta  tempo.  Durante  a  aplicação  do
                     questionário,  foi  possível  perceber  o  desconforto  de  alguns  em  responder  questões
                     relacionadas  à  morte,  desconforto  esse  ainda  mais  evidenciado  quando  a  pesquisa  era
                     aplicada enquanto se encontravam em grupos de afinidade. A aplicação da 2° etapa mostrou-
                     se igualmente complicada, visto que para atingir 5 participantes (10%), foi necessário entrar
                     em  contato  com  28  médicos,  sendo  que  todos  eles  haviam  assinado  o  Termo  de
                     Consentimento Livre e Esclarecido, que deixava claro a possibilidade de participar da 2° etapa
                     da pesquisa. Os entrevistados vieram de quatro setores diferentes, sendo setores com maior
                     contato com processos de fim de vida. Dessa forma, foi possível observar que a especialidade
                     escolhida pode ter relação previa ou posterior com o entendimento e relação com a morte.
                     Diferentemente da 1° etapa, todos os entrevistados se mostraram mais abertos a falar sobre
                     o assunto, citando inclusive questões pessoais e situações em que a formação e a prática
                     profissional se confrontavam efetivamente. Concluiu-se que a aplicação da pesquisa mostrou
                     certas dificuldades de acesso aos médicos e, principalmente, mostrou que mesmo sendo um
                     tema transversal a qualquer especialidade, o profissional se sente mais ou menos confortável
                     com ele, dependendo de onde atue e da frequência e forma com a qual tenha contato com a
                     morte e processos do morrer.


                     A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO NA PANDEMIA
                     COVID19: EXPERIÊNCIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.

                     Autores:  IAGO  DETREGIACHI  RIBEIRO  |  THAINÁ  DOS  SANTOS  PERIARD  PERROT,
                     GIOVANNA  DE  LIMA  MOREIRA,  KARLA  ELOIZA  DE  FARIA,  NICEIA  APARECIDA
                     RODRIGUES,  ADRIANA  PRESTES  DO  NASCIMENTO  PALU.  Instituição:  Autarquia
                     Municipal de Saúde de Apucarana

                     Palavras-chave:  COVID-19;  Equipamento  de  Proteção  Individual;  Educação  em  Saúde;
                     Prevenção.
                     A  pandemia  da  COVID-19  imprimiu  mudanças  radicais  nas  formas  de  convivência  em
                     sociedade,  entre  elas  sobressaem-se  novas  condutas  comportamentais  -  como  o  uso  de
                     equipamentos de proteção individual (EPIs) -, visando minimizar os riscos de contaminação
                     e transmissão do vírus. O patógeno da COVID-19 espalha-se por partículas expelidas na fala,
                     tosse ou espirro de uma pessoa infectada, portanto evidencia-se a necessidade da utilização
                     de máscaras faciais de proteção. Os modelos N95/PFF2, cirúrgica e algodão-polipropileno-
                     algodão são os mais recomendados e eficientes para redução das gotículas respiratórias. A
                     fim  de  instrumentalizar  os  profissionais  de  equipes  da  Estratégia  Saúde  da  Família,  no
                     município  de  Apucarana  -  PR,  realizou-se  um  diagnóstico  situacional,  empregando
                     questionário adaptado em plataforma digital (Google Forms), seguido por ações de educação
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