Page 80 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 80

80


                     dispostos  de  forma  lógica,  respeitando  o  protocolo  com  exercícios  de  alongamento  ativo,
                     mobilização  ativa,  fortalecimento  resistido  e  autolibertação  miofascial.  O  presente  estudo
                     demonstrou que um programa de exercícios físicos por meio de chatbot para cervicalgia, no
                     período de um mês, foi capaz de reduzir a intensidade da dor, no entanto, não gerou ganhos
                     significativos na qualidade de vida. Destaca-se que, as adaptações necessárias que foram
                     identificadas possibilitaram uma revisão do problema de pesquisa, além de manter a troca de
                     experiências entre os envolvidos, além disso, os professores referiram que a participação no
                     projeto influenciou positivamente na mudança de suas atividades laborais.


                     ESTÁGIO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE COVID-19

                     Autores:  TAMIRES  MENDONÇA  DA  SILVA  |  ROSÂNGELA  APARECIDA  PIMENTA
                     FERRARI.        Instituição:     Universidade      Estadual       de      Londrina

                     Palavras-chave: Enfermagem; Educação; Atenção Primária à Saúde
                     Caracterização  do  problema:  O  estágio  curricular  supervisionado  é  uma  prática
                     desenvolvida  em  programas  de  doutorado,  pois  além  de  formar  para  pesquisa  também
                     enfatiza  o  exercício  da  docência.  Justificativa:  Este  trabalho  se  justifica  por  evidenciar
                     estratégias para manter o ensino prático de graduandos de enfermagem durante a pandemia
                     de COVID-19. Objetivos: Relatar a experiência do estágio docência desenvolvido durante
                     doutorado  em  enfermagem.  Descrição  da  experiência:  Esse  estágio  foi  desenvolvido
                     durante a disciplina de Estágio Docência do Programa de Pós-graduação de Enfermagem da
                     Universidade Estadual de Londrina. O estágio foi desenvolvido na turma do terceiro ano de
                     enfermagem da universidade, durante o módulo de Saúde da criança e adolescente, atuando
                     no  campo  da  Atenção  primária.  Devido  a  dificuldade  na  obtenção  de  campo  de  estágio
                     durante a pandemia de COVID-19 algumas adaptações tiveram que ser feitas para que os
                     alunos  conseguissem  desenvolver  suas  atividades  que  consistiam  em  atendimento  de
                     puericultura em crianças até 2 anos e atividades educativas em creche. O campo de estágio
                     foi transferido da Unidade Básica de Saúde para uma sala na creche do Bairro, devido a falta
                     de  salas  para  atendimento  após  a  adaptação  da  unidade  para  atendimento  durante  a
                     pandemia. Uma sala na creche foi adaptada para as consultas e todos os procedimentos de
                     prevenção de contaminação foram tomados. O processo de consulta de enfermagem pode
                     ser  feito  normalmente  mesmo  com  a  adaptação  do  local  de  atendimento.  As  atividades
                     educativas  em  creche  foram  prejudicadas,  pois  os  atendimentos  as  crianças  estavam
                     suspensos;  dessa  maneira  as  alunas  levantaram  as  principais  doenças  infecciosas  que
                     acometiam as crianças e fizeram um material educativo; as doenças elencadas pela diretora
                     da creche foram mão-pé-boca e molusco, o material continha uma descrição simples do que
                     eram  as  doenças,  formas  de  contágio,  prevenção  e  tratamento,  foi  feito  de  maneira
                     digitalizada para que fosse enviado aos pais via aplicativo de conversa e de maneira impressa
                     para  consulta  dos  funcionários  da  creche.  Reflexão  sobre  a  experiência  e
                     Recomendações:  A  experiência  possibilitou  conhecer  estratégias  de  ensino,  além  de
                     compartilhar conhecimento e experiência. Uma experiência enriquecedora principalmente na
                     atual situação em que a criatividade enquanto professor precisa ser usada para evitar prejuízo
                     na formação desses alunos.


                     LABORATÓRIO VIVO- O CIENTISTA SOU EU

                     Autores: KARINE DE OLIVEIRA JABUR | PATRÍCIA MUDREY GORCHINSKI. Instituição:
                     Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

                     Palavras-chave: Saúde, Autoconhecimento.
                     Caracterização  do  problema:  Saúde  sinônimo  de  equilíbrio,  quando  nosso  organismo
                     mantém estabilizadas suas funções e composições químicas o termo fisiológico utilizado é
                     homeostasia,  estabilidade.  Só  podemos  desenvolver  saúde,  se  conscientes  de  nossa
                     procedência. Somos “filhos da terra”, nosso planeta esse corpo celeste para manter-se vivo,
   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85