Page 80 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 80
80
dispostos de forma lógica, respeitando o protocolo com exercícios de alongamento ativo,
mobilização ativa, fortalecimento resistido e autolibertação miofascial. O presente estudo
demonstrou que um programa de exercícios físicos por meio de chatbot para cervicalgia, no
período de um mês, foi capaz de reduzir a intensidade da dor, no entanto, não gerou ganhos
significativos na qualidade de vida. Destaca-se que, as adaptações necessárias que foram
identificadas possibilitaram uma revisão do problema de pesquisa, além de manter a troca de
experiências entre os envolvidos, além disso, os professores referiram que a participação no
projeto influenciou positivamente na mudança de suas atividades laborais.
ESTÁGIO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE COVID-19
Autores: TAMIRES MENDONÇA DA SILVA | ROSÂNGELA APARECIDA PIMENTA
FERRARI. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Enfermagem; Educação; Atenção Primária à Saúde
Caracterização do problema: O estágio curricular supervisionado é uma prática
desenvolvida em programas de doutorado, pois além de formar para pesquisa também
enfatiza o exercício da docência. Justificativa: Este trabalho se justifica por evidenciar
estratégias para manter o ensino prático de graduandos de enfermagem durante a pandemia
de COVID-19. Objetivos: Relatar a experiência do estágio docência desenvolvido durante
doutorado em enfermagem. Descrição da experiência: Esse estágio foi desenvolvido
durante a disciplina de Estágio Docência do Programa de Pós-graduação de Enfermagem da
Universidade Estadual de Londrina. O estágio foi desenvolvido na turma do terceiro ano de
enfermagem da universidade, durante o módulo de Saúde da criança e adolescente, atuando
no campo da Atenção primária. Devido a dificuldade na obtenção de campo de estágio
durante a pandemia de COVID-19 algumas adaptações tiveram que ser feitas para que os
alunos conseguissem desenvolver suas atividades que consistiam em atendimento de
puericultura em crianças até 2 anos e atividades educativas em creche. O campo de estágio
foi transferido da Unidade Básica de Saúde para uma sala na creche do Bairro, devido a falta
de salas para atendimento após a adaptação da unidade para atendimento durante a
pandemia. Uma sala na creche foi adaptada para as consultas e todos os procedimentos de
prevenção de contaminação foram tomados. O processo de consulta de enfermagem pode
ser feito normalmente mesmo com a adaptação do local de atendimento. As atividades
educativas em creche foram prejudicadas, pois os atendimentos as crianças estavam
suspensos; dessa maneira as alunas levantaram as principais doenças infecciosas que
acometiam as crianças e fizeram um material educativo; as doenças elencadas pela diretora
da creche foram mão-pé-boca e molusco, o material continha uma descrição simples do que
eram as doenças, formas de contágio, prevenção e tratamento, foi feito de maneira
digitalizada para que fosse enviado aos pais via aplicativo de conversa e de maneira impressa
para consulta dos funcionários da creche. Reflexão sobre a experiência e
Recomendações: A experiência possibilitou conhecer estratégias de ensino, além de
compartilhar conhecimento e experiência. Uma experiência enriquecedora principalmente na
atual situação em que a criatividade enquanto professor precisa ser usada para evitar prejuízo
na formação desses alunos.
LABORATÓRIO VIVO- O CIENTISTA SOU EU
Autores: KARINE DE OLIVEIRA JABUR | PATRÍCIA MUDREY GORCHINSKI. Instituição:
Prefeitura Municipal de Ponta Grossa
Palavras-chave: Saúde, Autoconhecimento.
Caracterização do problema: Saúde sinônimo de equilíbrio, quando nosso organismo
mantém estabilizadas suas funções e composições químicas o termo fisiológico utilizado é
homeostasia, estabilidade. Só podemos desenvolver saúde, se conscientes de nossa
procedência. Somos “filhos da terra”, nosso planeta esse corpo celeste para manter-se vivo,