Page 85 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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mais eficazes, possibilitando tanto o monitor, quanto o orientador, mensurar o desempenho
dos alunos na busca de aprendizado do conteúdo ministrado. Durante as práticas foram
encontradas dificuldades de conexão à internet de ambas as partes, trazendo novos desafios
para a prática. A realização interdisciplinar trouxe como experiência o compartilhamento de
informações, onde foi visto que, embora a disciplina na matriz curricular se apresentasse de
forma muito parecida, durante as práticas houve uma percepção de que cada curso traz uma
visão diferente de matérias que deveriam ser ministradas de forma invariável.
Recomendações: Recomenda-se que sejam incentivadas as monitorias acadêmicas de
forma interdisciplinar como estímulo para a atuação conjunta e a troca de saberes entre os
diferentes profissionais que compõem as equipes de saúde.
AÇÕES INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENFRENTAMENTO E
CONTROLE DA OBESIDADE: O INSUCESSO NA ESTRATÉGIA DE ADAPTAÇÃO
DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Autores: PATRICIA CHICONATTO | VANIA SCHMITT, DAIANA NOVELLO, EMERSON
CARRARO. Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Obesidade.
Quando a Organização Mundial da Saúde declarou a situação de pandemia por COVID-19
estava em execução no Estado um projeto sobre o enfrentamento e controle da obesidade
no âmbito da atenção primária à saúde, com financiamento do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e apoio do Ministério da Saúde (MS). A
chamada pública selecionou 22 propostas no país, uma por Estado. No Paraná, as atividades
do projeto consistiam em ações interdisciplinares de educação em saúde para profissionais
atuantes nas unidades básicas de saúde dos municípios das cidades sede da 5ª, 6ª e 7ª
regionais de saúde. Com a pandemia, as atividades presenciais foram suspensas, afetando
a execução do cronograma e atividades propostos. Em julho de 2020 as equipes executoras
decidiram realizar ações educativas no formato on-line com metodologia de ensino à distância
(EAD). Este relato objetiva compartilhar a experiência com a adaptação do projeto e oferta de
atividades na modalidade EAD. Inicialmente optou-se por ofertar em todos os Estados
participantes um curso de 30 horas sobre a promoção da alimentação adequada e saudável
na atenção básica, sendo destinadas 80 vagas por Estado, totalizando 1.760 vagas. Se
inscreveram no curso 1.091 profissionais de saúde, contemplando 62% do total de vagas. No
Paraná foram 53 profissionais, 66% do total ofertado. Ao término do prazo para integralização
do curso foram gerados relatórios, em que 56% dos inscritos iniciaram o curso e 18%
finalizaram. No entanto, apenas 6% emitiram o certificado de conclusão, destes, apenas 1,4%
do Paraná. Conclui-se que apesar do número de inscritos ultrapassar 60% do público-alvo, a
aderência e conclusão foi baixa. O insucesso nacional pode ser atribuído a diversos fatores,
como a possível sobrecarga nos serviços de saúde por conta da pandemia, possível falta de
acesso à internet, dificuldade em se adaptar ao estudo na modalidade EAD, falta de
disponibilização de carga horária semanal em horário de trabalho para realização do curso,
entre outros. Dessa forma, sugere-se repensar as estratégias de educação em saúde durante
a pandemia. Recomenda-se que haja incentivo para que a educação em saúde seja realizada
em ambiente de trabalho, onde os profissionais têm acesso à internet. E não sendo
necessária a realização fora do horário de trabalho, o que pode ter desmotivado a
participação.
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS INTERDISCIPLINARES EM SAÚDE DIRECIONADAS AOS
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR
Autores: PATRICIA CHICONATTO | VANIA SCHMITT, DAIANA NOVELLO, EMERSON
CARRARO. Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste