Page 85 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     mais eficazes, possibilitando tanto o monitor, quanto o orientador, mensurar o desempenho
                     dos  alunos  na  busca  de  aprendizado  do  conteúdo  ministrado.  Durante  as  práticas  foram
                     encontradas dificuldades de conexão à internet de ambas as partes, trazendo novos desafios
                     para a prática. A realização interdisciplinar trouxe como experiência o compartilhamento de
                     informações, onde foi visto que, embora a disciplina na matriz curricular se apresentasse de
                     forma muito parecida, durante as práticas houve uma percepção de que cada curso traz uma
                     visão  diferente  de  matérias  que  deveriam  ser  ministradas  de  forma  invariável.
                     Recomendações:  Recomenda-se  que  sejam  incentivadas  as  monitorias  acadêmicas  de
                     forma interdisciplinar como estímulo para a atuação conjunta e a troca de saberes entre os
                     diferentes profissionais que compõem as equipes de saúde.



                     AÇÕES  INTERDISCIPLINARES  DE  EDUCAÇÃO  EM  SAÚDE  NO  ENFRENTAMENTO  E
                     CONTROLE  DA  OBESIDADE:  O  INSUCESSO  NA  ESTRATÉGIA  DE  ADAPTAÇÃO
                     DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

                     Autores:  PATRICIA  CHICONATTO  |  VANIA  SCHMITT,  DAIANA  NOVELLO,  EMERSON
                     CARRARO. Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste

                     Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Obesidade.
                     Quando a Organização Mundial da Saúde declarou a situação de pandemia por COVID-19
                     estava em execução no Estado um projeto sobre o enfrentamento e controle da obesidade
                     no  âmbito  da  atenção  primária  à  saúde,  com  financiamento  do  Conselho  Nacional  de
                     Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e apoio do Ministério da Saúde (MS). A
                     chamada pública selecionou 22 propostas no país, uma por Estado. No Paraná, as atividades
                     do projeto consistiam em ações interdisciplinares de educação em saúde para profissionais
                     atuantes nas unidades básicas de saúde dos municípios das cidades sede da 5ª, 6ª e 7ª
                     regionais de saúde. Com a pandemia, as atividades presenciais foram suspensas, afetando
                     a execução do cronograma e atividades propostos. Em julho de 2020 as equipes executoras
                     decidiram realizar ações educativas no formato on-line com metodologia de ensino à distância
                     (EAD). Este relato objetiva compartilhar a experiência com a adaptação do projeto e oferta de
                     atividades  na  modalidade  EAD.  Inicialmente  optou-se  por  ofertar  em  todos  os  Estados
                     participantes um curso de 30 horas sobre a promoção da alimentação adequada e saudável
                     na  atenção  básica,  sendo  destinadas  80  vagas  por  Estado,  totalizando  1.760  vagas.  Se
                     inscreveram no curso 1.091 profissionais de saúde, contemplando 62% do total de vagas. No
                     Paraná foram 53 profissionais, 66% do total ofertado. Ao término do prazo para integralização
                     do  curso  foram  gerados  relatórios,  em  que  56%  dos  inscritos  iniciaram  o  curso  e  18%
                     finalizaram. No entanto, apenas 6% emitiram o certificado de conclusão, destes, apenas 1,4%
                     do Paraná. Conclui-se que apesar do número de inscritos ultrapassar 60% do público-alvo, a
                     aderência e conclusão foi baixa. O insucesso nacional pode ser atribuído a diversos fatores,
                     como a possível sobrecarga nos serviços de saúde por conta da pandemia, possível falta de
                     acesso  à  internet,  dificuldade  em  se  adaptar  ao  estudo  na  modalidade  EAD,  falta  de
                     disponibilização de carga horária semanal em horário de trabalho para realização do curso,
                     entre outros. Dessa forma, sugere-se repensar as estratégias de educação em saúde durante
                     a pandemia. Recomenda-se que haja incentivo para que a educação em saúde seja realizada
                     em  ambiente  de  trabalho,  onde  os  profissionais  têm  acesso  à  internet.  E  não  sendo
                     necessária  a  realização  fora  do  horário  de  trabalho,  o  que  pode  ter  desmotivado  a
                     participação.


                     ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS INTERDISCIPLINARES EM SAÚDE DIRECIONADAS AOS
                     PROFISSIONAIS  DA  EDUCAÇÃO  BÁSICA  DO  MUNICÍPIO  DE  GUARAPUAVA-PR

                     Autores:  PATRICIA  CHICONATTO  |  VANIA  SCHMITT,  DAIANA  NOVELLO,  EMERSON
                     CARRARO. Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
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