Page 84 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     Desde o início da pandemia pelo novo Coronavírus no Brasil, as incertezas sobre como se
                     daria o ensino e prática nos programas de Residência estiveram presentes. No Programa de
                     Residência multiprofissional em Saúde Mental organizado pela Escola de Saúde Pública do
                     Paraná  esta  realidade  também  se  desvelou.  Tal  programa  oferta  vagas  nas  áreas
                     profissionais da psicologia, enfermagem, serviço social, terapia ocupacional. Em março de
                     2020 quando a Pandemia se instaurou de fato no país, não houve de imediato uma direção
                     de como este tipo de ensino continuaria. No dia 30 de março foi publicada uma normativa
                     sintetizada  pelo  Ministério  da  Saúde  indicando  as  situações  em  que  residentes  seriam
                     realocados  para  ambientes  de  menor  risco  ou  afastados  de  suas  atividades  práticas
                     (gestantes  e  comorbidades).  Por  se  tratarem  de  profissionais  de  saúde  e  ainda  mais
                     matriculados  em  uma  modalidade  de  ensino  em  que  a  prática  é  a  principal  fonte  de
                     aprendizagem,  as  preocupações  com  a  qualidade  da  formação  destes  profissionais  ficou
                     evidenciada.Para tanto este programa adaptou suas atividades com a proposta de que os
                     residentes  elaborassem  um  Projeto  com  vistas  a  promover  saúde  mental  entre  os
                     profissionais de saúde das linhas de frente, no caso, os campos de práticas já utilizados,
                     como Unidades Básicas de Saúde, Centros de atendimento psicossocial (CAPS) e centro de
                     especialidades do município de Pinhais- região metropolitana de Curitiba e principal cenário
                     de atuação dos residentes nesta formação.Um projeto intitulado “Cuidando de quem Cuida”
                     foi elaborado pelos residentes com apoio da tutoria, onde havia um atendimento telefônico e
                     um canal de mensagens exclusivo para atendimento de profissionais de saúde com sintomas
                     de sofrimento mental, como um recurso de acolhimento e escuta qualificada; mês a mês as
                     atividades foram avaliadas e conforme as mudanças  com a Pandemia ocorriam o projeto
                     também  foi  encontrando  novas  vertentes  de  atuação,  chegando  até  mesmo  a  realizar
                     pequenas  visitas  aos  locais  de  trabalho  para  realização  de  momentos  de  escuta  dos
                     trabalhadores.Como  resultado  percebeu-se  um  exercício  de  resiliência  por  parte  dos
                     coordenadores e dos residentes que tiveram que mensalmente reavaliar escalas, locais de
                     práticas e os objetivos. E a dinâmica da própria pandemia trouxe diferentes arranjos de forma
                     a propiciar a formação de qualidade e contribuir com a atenção à saúde mental, talvez nunca
                     antes tão explicitada como nestes tempos de isolamento social por motivo sanitária.

                     MONITORIA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR EM EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
                     DURANTE A PANDEMIA

                     Autores: FERNANDA CASTANHO DE OLIVEIRA | LEONARDO DE CARVALHO BARBOSA
                     SANTOS,  DANNYELE  CRISTINA  DA  SILVA  ,  MARÍLIA  DANIELLA  MACHADO  ARAÚJO
                     CAVALCANTE,  DONIZETE  AZEVEDO  DOS  SANTOS  SILVA.  Instituição:  Universidade
                     Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO

                     Palavras-chave: Aprendizagem; Práticas Interdisciplinares; Tutoria
                     Caracterização do problema: Em decorrência da pandemia diversas modificações foram
                     necessárias, e com o Ensino Superior não foi diferente, houve a necessidade de reinventar-
                     se  a  partir  do  ensino  remoto.  A  monitoria  acadêmica  na  graduação,  uma  importante
                     ferramenta de apoio pedagógico que permite a troca de conhecimentos entre discentes, teve
                     de  ser  adaptada  para  o  formato  remoto,  buscando  manter  a  qualidade  do  ensino.
                     Justificativa:  A  monitoria  acadêmica  está  prevista  no  âmbito  universitário  e  permite  a
                     mobilidade interdisciplinar. Estudantes do curso de enfermagem e de fisioterapia realizaram
                     a  monitoria  de  forma  remota  e  conjunta.  Objetivos:  Evidenciar  a  experiência  da
                     interdisciplinaridade  da  monitoria  acadêmica  realizada  em  ambiente  virtual  durante  a
                     suspensão  das  aulas  presenciais.  Descrição  da  experiência:  Foram  desenvolvidas
                     atividades  de  forma  remota  para  acadêmicos  do  curso  de  enfermagem,  matriculados  na
                     disciplina de Epidemiologia. Durante os encontros vivenciamos experiências de atendimento
                     ao aluno, aula expositiva dialogada, elaboração de aulas e atividades de fixação e avaliação,
                     suporte para as docentes, revisão de conteúdo e trabalho com os discentes, via Google Meet
                     e utilizando ferramentas tecnológicas. Reflexão sobre a experiência: A monitoria acadêmica
                     tem como característica a vivência da prática da docência, vivenciá-la de forma remota trouxe
                     novas  perspectivas  quando  a  possibilidade  de  atividades  extracurriculares  de  ensino.  Na
                     prática de ensino a distância, o monitor precisa se mostrar mais flexível, uma vez que os
                     métodos de ensino são mais escassos. Atividades mais dinâmicas e ativas se mostraram
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