Page 84 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 84
84
Desde o início da pandemia pelo novo Coronavírus no Brasil, as incertezas sobre como se
daria o ensino e prática nos programas de Residência estiveram presentes. No Programa de
Residência multiprofissional em Saúde Mental organizado pela Escola de Saúde Pública do
Paraná esta realidade também se desvelou. Tal programa oferta vagas nas áreas
profissionais da psicologia, enfermagem, serviço social, terapia ocupacional. Em março de
2020 quando a Pandemia se instaurou de fato no país, não houve de imediato uma direção
de como este tipo de ensino continuaria. No dia 30 de março foi publicada uma normativa
sintetizada pelo Ministério da Saúde indicando as situações em que residentes seriam
realocados para ambientes de menor risco ou afastados de suas atividades práticas
(gestantes e comorbidades). Por se tratarem de profissionais de saúde e ainda mais
matriculados em uma modalidade de ensino em que a prática é a principal fonte de
aprendizagem, as preocupações com a qualidade da formação destes profissionais ficou
evidenciada.Para tanto este programa adaptou suas atividades com a proposta de que os
residentes elaborassem um Projeto com vistas a promover saúde mental entre os
profissionais de saúde das linhas de frente, no caso, os campos de práticas já utilizados,
como Unidades Básicas de Saúde, Centros de atendimento psicossocial (CAPS) e centro de
especialidades do município de Pinhais- região metropolitana de Curitiba e principal cenário
de atuação dos residentes nesta formação.Um projeto intitulado “Cuidando de quem Cuida”
foi elaborado pelos residentes com apoio da tutoria, onde havia um atendimento telefônico e
um canal de mensagens exclusivo para atendimento de profissionais de saúde com sintomas
de sofrimento mental, como um recurso de acolhimento e escuta qualificada; mês a mês as
atividades foram avaliadas e conforme as mudanças com a Pandemia ocorriam o projeto
também foi encontrando novas vertentes de atuação, chegando até mesmo a realizar
pequenas visitas aos locais de trabalho para realização de momentos de escuta dos
trabalhadores.Como resultado percebeu-se um exercício de resiliência por parte dos
coordenadores e dos residentes que tiveram que mensalmente reavaliar escalas, locais de
práticas e os objetivos. E a dinâmica da própria pandemia trouxe diferentes arranjos de forma
a propiciar a formação de qualidade e contribuir com a atenção à saúde mental, talvez nunca
antes tão explicitada como nestes tempos de isolamento social por motivo sanitária.
MONITORIA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR EM EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
DURANTE A PANDEMIA
Autores: FERNANDA CASTANHO DE OLIVEIRA | LEONARDO DE CARVALHO BARBOSA
SANTOS, DANNYELE CRISTINA DA SILVA , MARÍLIA DANIELLA MACHADO ARAÚJO
CAVALCANTE, DONIZETE AZEVEDO DOS SANTOS SILVA. Instituição: Universidade
Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO
Palavras-chave: Aprendizagem; Práticas Interdisciplinares; Tutoria
Caracterização do problema: Em decorrência da pandemia diversas modificações foram
necessárias, e com o Ensino Superior não foi diferente, houve a necessidade de reinventar-
se a partir do ensino remoto. A monitoria acadêmica na graduação, uma importante
ferramenta de apoio pedagógico que permite a troca de conhecimentos entre discentes, teve
de ser adaptada para o formato remoto, buscando manter a qualidade do ensino.
Justificativa: A monitoria acadêmica está prevista no âmbito universitário e permite a
mobilidade interdisciplinar. Estudantes do curso de enfermagem e de fisioterapia realizaram
a monitoria de forma remota e conjunta. Objetivos: Evidenciar a experiência da
interdisciplinaridade da monitoria acadêmica realizada em ambiente virtual durante a
suspensão das aulas presenciais. Descrição da experiência: Foram desenvolvidas
atividades de forma remota para acadêmicos do curso de enfermagem, matriculados na
disciplina de Epidemiologia. Durante os encontros vivenciamos experiências de atendimento
ao aluno, aula expositiva dialogada, elaboração de aulas e atividades de fixação e avaliação,
suporte para as docentes, revisão de conteúdo e trabalho com os discentes, via Google Meet
e utilizando ferramentas tecnológicas. Reflexão sobre a experiência: A monitoria acadêmica
tem como característica a vivência da prática da docência, vivenciá-la de forma remota trouxe
novas perspectivas quando a possibilidade de atividades extracurriculares de ensino. Na
prática de ensino a distância, o monitor precisa se mostrar mais flexível, uma vez que os
métodos de ensino são mais escassos. Atividades mais dinâmicas e ativas se mostraram