Page 74 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 74

74


                     Atendimento (PA) e hospitais de 30 municípios pertencentes a 15ª Regional de Saúde do
                     estado do Paraná, através de metodologias ativas, capacitações e reforços sobre o uso de
                     EPIs, fluxo e manejo clínico associados a Covid-19 de acordo com as necessidades de cada
                     local.  5.  REFLEXÃO  SOBRE  A  EXPERIÊNCIA  E  RECOMENDAÇÕES  Como  resultado
                     observamos um maior cuidado dos profissionais para o uso de EPIs, assim como, um conforto
                     psicológico dos mesmos quando indicado o uso correto dos equipamentos, além da melhora
                     do  fluxo  de  atendimentos,  diminuindo  os  riscos  de  infecção  da  equipe  de  trabalho  e  da
                     população. Na primeira etapa, observamos que 48% dos profissionais usavam os EPIs de
                     forma  inadequada,  seja  de  forma  excessiva  ou  através  do  manuseio  incorreto,  com  as
                     capacitações,  acreditamos  este  quadro  chegou  a  zero,  além  disso,  a  orientação  para  a
                     disponibilização  de  profissionais  que  deem  suporte  a  esses  agentes  da  saúde  foram
                     salientadas. Um dos meios para esse suporte foi a indicação do aplicativo Telemedicina –
                     Paraná,  que  conta  com  profissionais  que  podem  fazer  atendimentos  e  direcionamentos
                     psicológicos,  pelo  menos  para  minimizar  possíveis  traumas  ou  necessidades  desses
                     profissionais.



                     METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO EM
                     TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

                     Autores: MARIA EDUARDA GRANUCCI SPOLADOR | MARIA TERESA VASCONCELOS ,
                     MARIANA NAVARRO BITTENCOURT, MARIANA DE SOUZA BARROS, PEDRO HENRIQUE
                     GUNHA  BASÍLIO,  VICTÓRIA  GAYOSO  NEVES  SOARES  PEREIRA.  Instituição:
                     Faculdades Pequeno Príncipe

                     Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Ensino online; Pandemia.
                     Caracterização do problema: Com o início da pandemia, os cursos de Medicina precisaram
                     se  adequar  à  modalidade  de  ensino  online.  Os  autores  deste  relato  de  experiência  são
                     discentes  de  uma  Instituição  de  Ensino  Superior  de  currículo  integrado,  que  utiliza
                     metodologia  ativa,  a  Aprendizagem  Baseada  em  Problemas,  e  segue  as  Diretrizes
                     Curriculares  Nacionais  de  2014.  As  atuais  circunstâncias  vieram  acompanhadas  de
                     adversidades, como a dificuldade de interação e atenção nas aulas, frustração pela falta das
                     aulas presenciais e pelo despreparo com as plataformas digitais, além dos prejuízos para a
                     saúde mental. Justificativa: Portanto, houve a necessidade de se refletir sobre os impactos
                     na aprendizagem dos estudantes no ensino online. Objetivo: Este relato visa contribuir para
                     uma melhor compreensão do desenvolvimento do ensino-aprendizagem e das avaliações de
                     desempenho  acadêmico  na  pandemia,  além  de  permitir  uma  troca  de  experiência  com
                     discentes de outras Instituições. Descrição da experiência: Em 2020, iniciaram-se as aulas
                     presenciais, não havendo previsão da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Com
                     as  medidas  restritivas,  as  aulas  presenciais  foram  suspensas,  trazendo  dificuldades  na
                     adequação às plataformas pelos discentes e docentes. Por um lado, houve uma aproximação
                     dos estudantes na construção do conhecimento em grupo. Por outro, percebeu-se o aumento
                     da ansiedade devido às incertezas, medo de contaminação e isolamento social. Em razão
                     deste, familiares passaram a trabalhar em casa, fazendo com que o estudante não tivesse
                     privacidade para estudos. Tendo em vista que o currículo do curso preconiza aulas práticas
                     desde o início da graduação, assim como avaliações práticas por meio do Exame Clínico
                     Objetivo Estruturado, sua suspensão impactou negativamente, haja vista a importância no
                     ensino-aprendizagem. Reflexão sobre a experiência: As dificuldades na adaptação e as
                     exigências  da  metodologia  impactaram  sobre  a  aprendizagem,  assim,  a  maioria  dos
                     estudantes sentiu insatisfação com o rendimento do ensino, causando insegurança quanto
                     às  consequências  para  sua  formação.  Todavia,  fortaleceu-se  amizades  devido  ao  mútuo
                     amparo, além de haver preparo para com a telemedicina e a lidar com situações adversas de
                     saúde.  Recomendações:  Haja  vista  a  vacinação,  estamos  próximos  do  retorno  às  aulas
                     presenciais. Até lá, faz-se necessário seguir as orientações do Ministério da Saúde, além de
                     tentar manter uma boa saúde mental e continuar apoiando os colegas.
   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79