Page 74 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 74
74
Atendimento (PA) e hospitais de 30 municípios pertencentes a 15ª Regional de Saúde do
estado do Paraná, através de metodologias ativas, capacitações e reforços sobre o uso de
EPIs, fluxo e manejo clínico associados a Covid-19 de acordo com as necessidades de cada
local. 5. REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA E RECOMENDAÇÕES Como resultado
observamos um maior cuidado dos profissionais para o uso de EPIs, assim como, um conforto
psicológico dos mesmos quando indicado o uso correto dos equipamentos, além da melhora
do fluxo de atendimentos, diminuindo os riscos de infecção da equipe de trabalho e da
população. Na primeira etapa, observamos que 48% dos profissionais usavam os EPIs de
forma inadequada, seja de forma excessiva ou através do manuseio incorreto, com as
capacitações, acreditamos este quadro chegou a zero, além disso, a orientação para a
disponibilização de profissionais que deem suporte a esses agentes da saúde foram
salientadas. Um dos meios para esse suporte foi a indicação do aplicativo Telemedicina –
Paraná, que conta com profissionais que podem fazer atendimentos e direcionamentos
psicológicos, pelo menos para minimizar possíveis traumas ou necessidades desses
profissionais.
METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO EM
TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores: MARIA EDUARDA GRANUCCI SPOLADOR | MARIA TERESA VASCONCELOS ,
MARIANA NAVARRO BITTENCOURT, MARIANA DE SOUZA BARROS, PEDRO HENRIQUE
GUNHA BASÍLIO, VICTÓRIA GAYOSO NEVES SOARES PEREIRA. Instituição:
Faculdades Pequeno Príncipe
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Ensino online; Pandemia.
Caracterização do problema: Com o início da pandemia, os cursos de Medicina precisaram
se adequar à modalidade de ensino online. Os autores deste relato de experiência são
discentes de uma Instituição de Ensino Superior de currículo integrado, que utiliza
metodologia ativa, a Aprendizagem Baseada em Problemas, e segue as Diretrizes
Curriculares Nacionais de 2014. As atuais circunstâncias vieram acompanhadas de
adversidades, como a dificuldade de interação e atenção nas aulas, frustração pela falta das
aulas presenciais e pelo despreparo com as plataformas digitais, além dos prejuízos para a
saúde mental. Justificativa: Portanto, houve a necessidade de se refletir sobre os impactos
na aprendizagem dos estudantes no ensino online. Objetivo: Este relato visa contribuir para
uma melhor compreensão do desenvolvimento do ensino-aprendizagem e das avaliações de
desempenho acadêmico na pandemia, além de permitir uma troca de experiência com
discentes de outras Instituições. Descrição da experiência: Em 2020, iniciaram-se as aulas
presenciais, não havendo previsão da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Com
as medidas restritivas, as aulas presenciais foram suspensas, trazendo dificuldades na
adequação às plataformas pelos discentes e docentes. Por um lado, houve uma aproximação
dos estudantes na construção do conhecimento em grupo. Por outro, percebeu-se o aumento
da ansiedade devido às incertezas, medo de contaminação e isolamento social. Em razão
deste, familiares passaram a trabalhar em casa, fazendo com que o estudante não tivesse
privacidade para estudos. Tendo em vista que o currículo do curso preconiza aulas práticas
desde o início da graduação, assim como avaliações práticas por meio do Exame Clínico
Objetivo Estruturado, sua suspensão impactou negativamente, haja vista a importância no
ensino-aprendizagem. Reflexão sobre a experiência: As dificuldades na adaptação e as
exigências da metodologia impactaram sobre a aprendizagem, assim, a maioria dos
estudantes sentiu insatisfação com o rendimento do ensino, causando insegurança quanto
às consequências para sua formação. Todavia, fortaleceu-se amizades devido ao mútuo
amparo, além de haver preparo para com a telemedicina e a lidar com situações adversas de
saúde. Recomendações: Haja vista a vacinação, estamos próximos do retorno às aulas
presenciais. Até lá, faz-se necessário seguir as orientações do Ministério da Saúde, além de
tentar manter uma boa saúde mental e continuar apoiando os colegas.