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EIXO: ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EIXO: ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
Imunização de Crianças e Adolescentes no Território Escolar Circunscrito na área da
Us Sambaqui, Curitiba, Paraná
Autores: PATRICIA APARECIDA BIECO BRAGA; Dunia Aparecida Domingues; Edinael Marciano; Raquele Villalba Mathias; Ramon de
Oliveira Bieco Braga. Instituição: Secretaria Municipal de Saúde em Curitiba
Palavras-chave: Atrasos vacinais; US Sambaqui; Curitiba/PR
Problematiza-se que a equipe de profissionais de saúde, da Unidade de Saúde (US) Sambaqui, em Curitiba/PR, observou
em 2017 que existia uma insuficiência na quantidade das crianças e adolescentes, em relação as vacinas, que residiam no
território da Estratégia de Saúde da Família (ESF) contemplada pela US. Desse modo, tornou-se emergente elaborar estratégias,
conjuntamente com outros equipamentos, que objetiva a imunização dos mesmos em atraso. Justifica-se que a vacinação é
uma importante ferramenta utilizada pelo poder público na promoção da saúde da população e na prevenção de inúmeras
doenças como, por exemplo, HPV, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite e tétano. Diante do exposto, objetivou-se
imunizar as crianças e adolescentes com atraso vacinal nos 4 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 2 Escolas
Municipais (EM) circunscritas no território da US-ESF Sambaqui. Operacionalmente, os profissionais de saúde visitaram em
locus as 6 instituições de ensino e solicitaram a lista dos(as) discentes matriculados(as) que possibilitou a identificação, no
sistema da US, dos(as) 1.820 usuários(as) que apresentavam atrasos vacinais. Constatou-se que do total dos(as) usuários(as)
com atrasos na vacina, 600 correspondiam aos CMEIs e 1.220 as EM. Logo, os profissionais da saúde regressaram as instituições
escolares e orientaram que os mesmos deveriam solicitar aos responsáveis que buscassem regularizar a situação na US, antes
de efetuarem a rematrícula para o próximo ano letivo. Todo esse procedimento ocorreu durante o ano 2017, sendo que foi
possível constatar os resultados quantificados que 100% das crianças matriculadas nos CMEIs regularizaram todas as vacinas
em atraso. Todavia, nas EM não ocorreu o mesmo por que das 570 pessoas com atrasos vacinais em uma das EM, somente
80% foram vacinadas, enquanto que das 650 pessoas da outra EM, foram regularizadas a vacina de 93%. Embora em ambas EM
não tenha atingindo 100% como os CMEIs, constata-se que ocorreram progressos na regularização das vacinas atrasadas. Com
base na operacionalização dessa estratégia em conjunto com a US e as CMEIs e EM, afere-se que os resultados foram positivos
na promoção da saúde e prevenção de doenças dessa população. Sugere-se que outras US possam reproduzir essa operação
em suas realidades, a fim de atingir os mesmos resultados.
Influência do Alfabetismo em Saúde Bucal na Cárie Dentária de Pré-escolares
Autores: GISELE RISTOW MONTES; Dr Fabian Calixto Fraiz; Dra Fernanda Morais Ferreira. Instituição: Prefeitura Municipal de Curitiba
Palavras-chave: alfabetismo em saúde bucal; BREALD-30; odontologia
A literatura científica tem demonstrado a associação entre o baixo alfabetismo em saúde bucal e a negligência nos cuidados
bucais, o péssimo estado de saúde bucal e o uso esporádico dos serviços de saúde. O objetivo deste estudo foi investigar
a influência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares e a cárie dentária de pré-escolares. Foi realizado um
estudo transversal com base populacional (n=415) representativo de pré-escolares de 4 a 5 anos de idade da Rede Municipal de
Educação da Cidade de Curitiba, PR, Brasil. As crianças foram aleatoriamente selecionadas e três examinadores previamente
treinados e calibrados (Kappa >0,8) realizaram exames clínicos para placa dental (índice de placa visível), cárie dentária (ceo-d)
e suas consequências clínicas (pufa). Além disso, foram coletadas informações sobre dados sócio-econômicos, demográficas
e de acesso a saúde e obtido o escore de alfabetismo em saúde bucal dos cuidadores familiares através da aplicação da
versão brasileira do Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD-30). Foi realizada análise descritiva e de regressão de
Poisson univariada para verificar possíveis associações entre cárie não tratada e demais covariáveis. O escore do BREALD-30
foi dicotomizado, através de referencial teórico, no último quintil, em alto e baixo alfabetismo em saúde bucal, tendo como
ponto de corte o escore 19. As variáveis com p < 0,20 nas análises univariadas foram selecionadas para a construção do modelo
múltiplo de regressão de Poisson com variância robusta, sendo mantidas no modelo final aquelas que permitiram um melhor
ajuste do mesmo e que se mantiveram significantes (p < 0,05) no conjunto de variáveis. Do total de pré-escolares 42,9% (n=178)
apresentaram pelo menos um dente com lesão de cárie não tratada. Entre os cuidadores, 21,4% (n=89) apresentaram baixo
alfabetismo em saúde bucal. O escore médio do BREALD-30 foi de 22,8 (DP=5,1), com mínimo de 0 e máximo de 30. No
modelo múltiplo as variáveis alfabetismo em saúde bucal, placa visível e escovação dental infantil apresentaram associação
estatisticamente significante com cárie dentária não tratada (p < 0,05). Conclui-se que pré-escolares com cuidadores familiares
com menor alfabetismo em saúde bucal apresentaram maior prevalência de lesões de cárie não tratada.
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