Page 118 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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usuários durante a pandemia de Covid-19. Descrição da experiência: O núcleo de
fisioterapia da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual
de Londrina, que atua em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, elaborou
vídeos e cartilhas com exercícios e orientações de fácil compreensão e execução, com o
objetivo de manter a capacidade funcional dos usuários, especialmente de condições
crônicas de saúde e prevenir suas complicações. Foi utilizado aplicativo de rede social para
troca de mensagens como facilitador na divulgação dos materiais. Os usuários classificados
em risco terapêutico agudo eram agendados para atendimentos individuais na UBS ou
domiciliares. Casos complexos envolviam sempre uma atuação multiprofissional. As
principais dificuldades enfrentadas pela fisioterapia foram a suspensão dos atendimentos em
grupo e de alguns serviços de fisioterapia na atenção secundária, além da redução das vagas
ofertadas, com consequente represamento e superlotação da agenda individual da
fisioterapia nas UBS. Reflexão sobre a experiência: Apesar de todas as barreiras impostas
devido ao cenário pandêmico, foi possível manter o vínculo e cuidado continuado dos
usuários, através do teleatendimento e do atendimento individual de fisioterapia.
Recomendações: A Fisioterapia na Atenção Básica à Saúde precisa adequar seu processo
de trabalho a nova realidade imposta pela pandemia, desenvolvendo estratégias para o
enfrentamento das principais condições de saúde da população visando manter a qualidade
de vida e funcionalidade dos usuários, assegurando a continuidade do cuidado.
PRÁTICAS DE TELEATENDIMENTO PARA UM GRUPO DE MULHERES IDOSAS
DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Autores: ANA ELIZA CORRÉR RODRIGUES | DANIELA WOSIACK DA SILVA, LIGIA MARIA
FACCI, FERNANDA CRISTIANE DE MELO. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
– UEL
Palavras-chave: Plataformas digitais; Fisioterapia; Isolamento social.
Caracterização do problema: Em decorrência da pandemia de COVID-19, os serviços
ofertados nas UBSs foram reestruturados, impactando nos programas de promoção à saúde.
Justificativa: Diante desse cenário, é fundamental desenvolver estratégias de atenção à
saúde da pessoa idosa visando à manutenção da saúde física, emocional e social. Objetivos:
Promover a prática de exercício físico em grupo, orientações, manutenção do vínculo e
convívio social entre idosas, por meio de teleatendimentos. Descrição da experiência:
Previamente a pandemia eram realizadas terapias presenciais a grupos de mulheres da área
de abrangência da UBS da Vila Brasil. Com o isolamento social, novas estratégias e
ferramentas foram desenvolvidas, entre elas o teleatendimento por meio de plataformas
digitais. Para início dos teleatendimentos as participantes dos grupos foram contactuadas,
questionadas sobre a condição geral de saúde e convidadas a participar dos
teleatendimentos. As participantes receberam instruções e vídeos explicativos e foram
avaliadas e orientadas sobre os cuidados prévios as terapias como alimentação, hidratação,
uso de medicamentos, vestimenta e local adequados, materiais necessários e
recomendações durante as terapias. As terapias ocorrem no período da manhã com duração
de 60 minutos e são enviados o link e as orientações. Antes da terapia as participantes são
questionadas sobre as condições físicas e emocionais, e a terapia inicia com aquecimento,
em seguida exercícios de fortalecimento, coordenação, equilíbrio e alongamentos. Durante a
terapia as participantes mantêm as câmeras ligadas para monitoramento e correções dos
exercícios e são questionadas sobre incômodos e a necessidade de adaptação ou
interrupção do exercício. Ao final das terapias é realizada educação em saúde, e enviadas
orientações por meio digital. Reflexão sobre a experiência: O teleatendimento de
fisioterapia em grupo para idosas tem se mostrado uma boa estratégia de continuidade do
cuidado à saúde, manutenção do vínculo e convívio social. Efeitos alcançados: Observa-se
aderência na participação das idosas e relato de benefícios relacionados às condições físicas,
emocionais e sociais. Recomendações: No atual momento faz-se necessário a busca de
estratégias que garantam o acesso ao serviço de saúde e manutenção do cuidado. O
teleatendimento por meio de plataformas digitais na atenção básica a saúde constitui uma
ferramenta útil e viável para o monitoramento e atenção à pessoa idosa.