Page 120 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     Pittsburgh (PSQI). Os dados foram apresentados de forma descritiva. Resultados/discussão:
                     Os dados descritivos foram apresentados em média e desvio padrão. A mostra foi composta
                     predominantemente por idosos com idade entre 60 e 69 anos (n=30; 63,8%), do sexo feminino
                     (n=44; 93,6%). Em relação à qualidade do sono, apenas 12 (25,5%) foram classificados como
                     boa qualidade do sono, 29 (61,7%) foram classificados como com qualidade ruim do sono e
                     6 (12,7%) apresentaram distúrbio do sono. A média geral da pontuação no PSQI foi 6,8 (±
                     3,6), caracterizando a qualidade ruim do sono desses idosos. Os componentes com maior
                     pontuação no PSQI foram a latência do sono e distúrbios do sono, com média de 1,7 (±1)e
                     1,6 (±0,5) pontos respectivamente. Observou-se com base nos resultados que a qualidade
                     do sono dos idosos é em geral ruim, o que corrobora com a literatura, onde idosos apresentam
                     baixa qualidade de sono e maior comprometimento nos componentes referentes à latência e
                     distúrbios do sono. Conclusão: Podemos concluir que no geral a qualidade de sono dos
                     idosos  é  ruim  e  que  as  maiores  alterações  estão  nas  questões  referentes  à  latência  e
                     distúrbios do sono.


                     CÂNCER BUCAL E A INTERLOCUÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA EM
                     PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19

                     Autores: ADRIANA PRESTES DO NASCIMENTO PALÚ | KAMILA ANANIAS. Instituição:
                     Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana

                     Palavras-chave:  Serviços  de  Saúde  Bucal;  Câncer  Bucal;  Atenção  Primária  à  Saúde;
                     Sistema de Assistência à Saúde.
                     O câncer bucal é uma lesão neoplásica maligna que atinge a região de pescoço e boca com
                     alta incidência no Brasil e no mundo. O consumo crônico de álcool e tabaco são os principais
                     fatores  para  o  seu  desenvolvimento.  Casos  suspeitos  de  câncer  bucal  e  outras  lesões
                     identificados  na  Atenção  Primária,  devem  ser  encaminhadas  para  Atenção  Secundária,
                     obedecendo  os  encaminhamentos  dentro  da  Rede  de  Atenção  à  Saúde,  num  sistema  de
                     referência  e  contra  referência  que  assegure  a  continuação  da  assistência  e  proporcione
                     canais  de  comunicação  entre  os  profissionais.  A  pandemia  da  COVID-19  imprimiu  nova
                     configuração nos processos de trabalho na saúde e diante disto, foi possível detectar que os
                     casos de lesões bucais não estavam sendo contra referenciados, no município de Apucarana,
                     comprometendo o cuidado longitudinal do paciente. Com o objetivo de identificar como se
                     constituía a interlocução entre Atenção Primária e Secundária na rede pública de serviços
                     odontológicos  no  município  de  Apucarana/PR  nos  casos  suspeitos  de  câncer  bucal,  foi
                     realizado este estudo. Com abordagem qualitativa, previamente aprovado pelo Comitê de
                     Ética  em  Pesquisa  (Parecer  no.  4.708.023),  teve  os  indivíduos  selecionados  de  forma
                     intencional, seguindo os critérios de heterogeneidade e saturação. A coleta de dados com
                     entrevista  semiestruturada,  utilizando  um  roteiro  com  questões  norteadoras  divididas  em
                     categoria de análise, gerou gravações, posteriormente, transcritas e os dados submetidos à
                     análise de conteúdo, segundo Bardin. O resultado situacional neste período de crise sanitária,
                     apontou falhas na comunicação entre os níveis de atenção, onde os entrevistados relataram
                     perder o contato com o paciente suspeito de câncer bucal, após seu encaminhamento para
                     a  atenção  secundária,  e  os  que  contactavam  era  por  meio  do  próprio  paciente  e  não  do
                     sistema de contra referência, confirmando a fragilidade que compromete o cuidado integral a
                     estes pacientes. O estudo aponta a necessidade de redirecionamento na gestão do serviço
                     público  de  saúde  bucal  no  referido  município,  visando  melhoria  na  atenção  integral  dos
                     usuários do SUS, de modo particular aprimorando a comunicação entre os profissionais dos
                     diversos níveis de atenção.


                     INTERFACE  ENTRE  PSICOLOGIA  E  NUTRIÇÃO:  SAÚDE  DO  HOMEM  NA  ATENÇÃO
                     PRIMÁRIA A SAÚDE E AUTOCUIDADO APOIADO FRENTE A DIABETES

                     Autores:  IAGO  DETREGIACHI  RIBEIRO  |  THAINÁ  DOS  SANTOS  PERIARD  PERROT,
                     CAMILA SIGUINOLFI DE MOURA. Instituição: Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana
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