Page 120 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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Pittsburgh (PSQI). Os dados foram apresentados de forma descritiva. Resultados/discussão:
Os dados descritivos foram apresentados em média e desvio padrão. A mostra foi composta
predominantemente por idosos com idade entre 60 e 69 anos (n=30; 63,8%), do sexo feminino
(n=44; 93,6%). Em relação à qualidade do sono, apenas 12 (25,5%) foram classificados como
boa qualidade do sono, 29 (61,7%) foram classificados como com qualidade ruim do sono e
6 (12,7%) apresentaram distúrbio do sono. A média geral da pontuação no PSQI foi 6,8 (±
3,6), caracterizando a qualidade ruim do sono desses idosos. Os componentes com maior
pontuação no PSQI foram a latência do sono e distúrbios do sono, com média de 1,7 (±1)e
1,6 (±0,5) pontos respectivamente. Observou-se com base nos resultados que a qualidade
do sono dos idosos é em geral ruim, o que corrobora com a literatura, onde idosos apresentam
baixa qualidade de sono e maior comprometimento nos componentes referentes à latência e
distúrbios do sono. Conclusão: Podemos concluir que no geral a qualidade de sono dos
idosos é ruim e que as maiores alterações estão nas questões referentes à latência e
distúrbios do sono.
CÂNCER BUCAL E A INTERLOCUÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA EM
PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19
Autores: ADRIANA PRESTES DO NASCIMENTO PALÚ | KAMILA ANANIAS. Instituição:
Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana
Palavras-chave: Serviços de Saúde Bucal; Câncer Bucal; Atenção Primária à Saúde;
Sistema de Assistência à Saúde.
O câncer bucal é uma lesão neoplásica maligna que atinge a região de pescoço e boca com
alta incidência no Brasil e no mundo. O consumo crônico de álcool e tabaco são os principais
fatores para o seu desenvolvimento. Casos suspeitos de câncer bucal e outras lesões
identificados na Atenção Primária, devem ser encaminhadas para Atenção Secundária,
obedecendo os encaminhamentos dentro da Rede de Atenção à Saúde, num sistema de
referência e contra referência que assegure a continuação da assistência e proporcione
canais de comunicação entre os profissionais. A pandemia da COVID-19 imprimiu nova
configuração nos processos de trabalho na saúde e diante disto, foi possível detectar que os
casos de lesões bucais não estavam sendo contra referenciados, no município de Apucarana,
comprometendo o cuidado longitudinal do paciente. Com o objetivo de identificar como se
constituía a interlocução entre Atenção Primária e Secundária na rede pública de serviços
odontológicos no município de Apucarana/PR nos casos suspeitos de câncer bucal, foi
realizado este estudo. Com abordagem qualitativa, previamente aprovado pelo Comitê de
Ética em Pesquisa (Parecer no. 4.708.023), teve os indivíduos selecionados de forma
intencional, seguindo os critérios de heterogeneidade e saturação. A coleta de dados com
entrevista semiestruturada, utilizando um roteiro com questões norteadoras divididas em
categoria de análise, gerou gravações, posteriormente, transcritas e os dados submetidos à
análise de conteúdo, segundo Bardin. O resultado situacional neste período de crise sanitária,
apontou falhas na comunicação entre os níveis de atenção, onde os entrevistados relataram
perder o contato com o paciente suspeito de câncer bucal, após seu encaminhamento para
a atenção secundária, e os que contactavam era por meio do próprio paciente e não do
sistema de contra referência, confirmando a fragilidade que compromete o cuidado integral a
estes pacientes. O estudo aponta a necessidade de redirecionamento na gestão do serviço
público de saúde bucal no referido município, visando melhoria na atenção integral dos
usuários do SUS, de modo particular aprimorando a comunicação entre os profissionais dos
diversos níveis de atenção.
INTERFACE ENTRE PSICOLOGIA E NUTRIÇÃO: SAÚDE DO HOMEM NA ATENÇÃO
PRIMÁRIA A SAÚDE E AUTOCUIDADO APOIADO FRENTE A DIABETES
Autores: IAGO DETREGIACHI RIBEIRO | THAINÁ DOS SANTOS PERIARD PERROT,
CAMILA SIGUINOLFI DE MOURA. Instituição: Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana