Page 25 - ANAIS_3º Congresso
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EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde TRABALHO 3
Avaliação dos estilos de vida de estudantes de uma escola
pública do Oeste catarinense com vistas à educação em saúde
AUTOR PRINCIPAL: Alessandra Domingues Malheiro | AUTORES: Ana Paula Saccol, Grazieli Ferreira da Rosa |
INSTITUIÇÃO: Instituto Federal Catarinense (IFC) | Videira-SC | E-mail: alessandra.malheiro@ifc-videira.edu.br
De acordo com Malta et al (2009), a escola é um lócus privilegiado para ações de promoção à saúde porque permite chegar nos
estudantes de maneira individual e coletiva, contando com o apoio de professores, além de propiciar informações aos pais e familiares.
Ainda segundo o mesmo autor, hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes contribuem para a manutenção desses hábitos na vida
adulta. No entanto, para que se possa realizar ações de educação em saúde na escola é necessário conhecer o grupo em questão.
Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo geral realizar a avaliação dos estilos de vida dos estudantes de uma escola pública
do meio Oeste catarinense a fim de conhecer as condições de saúde destes e detectar situações que necessitem de intervenções.
Foram aplicados questionários para os estudantes do ensino médio integrado da escola, com idades entre 14 e 18 anos. Todos foram
orientados a respeito da participação no estudo. Os que aceitaram participar, bem como seus responsáveis, assinaram termo de
consentimento livre e esclarecido. A realização da pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética. A partir da análise dos questionários,
constatou-se: 75% dormem entre 6 a 8 horas por dia; 53% realizam de 4 a 5 refeições por dia; 52% consomem feijão, frutas e verduras
diariamente ou mais de uma vez por dia; 35% haviam ingerido guloseimas, frituras e refrigerantes de 4 a 6 vezes nos 7 dias anteriores
à pesquisa; 89% realizam atividade física regularmente; 41% relatam assistir televisão e/ou usar internet quatro ou mais horas por dia;
EIXO TEMÁTICO 1. 44% referem que já ingeriram bebidas alcoólicas. A maior parte dos adolescentes considera como atividades de lazer o uso de celular
e/ou internet e assistir televisão. Os dados analisados contribuíram para repensar a sugestão de temas a serem trabalhados em forma
de palestras, rodas de conversa, filmes, entre outros, tais como prevenção ao uso de drogas, prevenção de doenças sexualmente
transmissíveis e uso de métodos contraceptivos, alimentação saudável, importância da atividade física, entre outros. Palavras-chave:
Escola. Saúde. Educação.
Referências: MALTA, Deborah Carvalho et al. Prevalência de fatores de risco e proteção de doenças crônicas não transmissíveis em
adolescentes: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), Brasil, 2009. Ciência & Saúde Coletiva, 15 (supl.2):
3009-3019, 2010.
EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde TRABALHO 4
Fortalecimento do trabalho da Enfermagem a partir de
atividades de extensão acadêmica: Relato de Experiência
AUTOR PRINCIPAL: Marilei de Melo Tavares e Souza | AUTORES: Lillia Marques Simões Rodrigues, Claudia Mara de Melo Tavares,
Joanir Pereira Passos | Instituição: UNIRIO/UFF/USS | Rio de Janeiro-RJ | E-mail: marileimts@hotmail.com
Diante das transformações que ocorrem no ensino e no trabalho de Enfermagem em diferentes cenários da rede de saúde, torna-se
imprescindível a formulação de estratégias visando o fortalecimento do SUS. Para tanto, há que se considerar as mudanças que ocorrem
no mundo do trabalho e a ampliação dos territórios que envolvem a prática em saúde. Para que haja ações que consolidem a rede de
cuidado em Enfermagem, torna-se necessária a formulação de estratégias pedagógicas que fortaleçam as relações e ações humanas
que se processam nesses cenários de aprendizagem. Objetiva-se com o estudo relatar atividades de extensão realizadas por meio de
estratégia pedagógica voltada para estudantes, docentes, enfermeiros e trabalhadores da saúde para o fortalecimento do trabalho da
Enfermagem. Trata-se de relato de experiência de atividades realizadas via estratégia “Seminários Integrados” vinculado ao Curso de
Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior no Município de Vassouras/RJ. A estratégia diversifica ações de extensão relacionada
a temas na área da Enfermagem para propor debate entre trabalhadores da rede de saúde. Ocorreram uma vez por semestre, durante
sete anos, totalizando 14 encontros, conduzidas por discentes e docentes do período em que ocorrem as apresentações – Mostra
Trabalho de Conclusão de Curso. Na abertura do evento ocorre uma performance acerca das práticas em saúde, a fim de promover
uma reflexão inicial sobre o que será discutido mais detidamente nas conferências. A análise resultante do Seminários Integrados
é analisada à luz da Política Nacional de Humanização. Constatou-se a partir dos debates uma série de questões que afetam o
processo de trabalho e identificação de novas demandas de cuidados, investimento na multidisciplinaridade do conhecimento, aquisição
de novas competências profissionais e de formação. Atividades de extensão compõem o cabedal de estratégias que fortalecem a
formação acadêmica e cidadã do estudante de Enfermagem, incluem um planejamento de desenvolvimento local integrado envolvendo
acadêmicos, docentes, gestores e profissionais do serviço, priorizando atividades junto à comunidade e formação de multiplicadores.
Em síntese, esta estratégia constituiu importante ferramenta para mobilizar competências comunicacionais e políticas no âmbito da
Enfermagem. Por estar articulada ao ensino-serviço-pesquisa-extensão foi de fundamental contribuição tanto para integração ensino-
serviço para fortalecimento do trabalho de Enfermagem. Palavras-chave: Enfermagem. Educação. Estratégias. Trabalhadores.
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