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EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde                    TRABALHO 3

                  Avaliação dos estilos de vida de estudantes de uma escola
                  pública do Oeste catarinense com vistas à educação em saúde


                  AUTOR PRINCIPAL: Alessandra Domingues Malheiro  |  AUTORES: Ana Paula Saccol, Grazieli Ferreira da Rosa  |
                  INSTITUIÇÃO: Instituto Federal Catarinense (IFC)  |  Videira-SC  |  E-mail: alessandra.malheiro@ifc-videira.edu.br


                   De acordo com Malta et al (2009), a escola é um lócus privilegiado para ações de promoção à saúde porque permite chegar nos
                   estudantes de maneira individual e coletiva, contando com o apoio de professores, além de propiciar informações aos pais e familiares.
                   Ainda segundo o mesmo autor, hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes contribuem para a manutenção desses hábitos na vida
                   adulta. No entanto, para que se possa realizar ações de educação em saúde na escola é necessário conhecer o grupo em questão.
                   Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo geral realizar a avaliação dos estilos de vida dos estudantes de uma escola pública
                   do meio Oeste catarinense a fim de conhecer as condições de saúde destes e detectar situações que necessitem de intervenções.
                   Foram aplicados questionários para os estudantes do ensino médio integrado da escola, com idades entre 14 e 18 anos. Todos foram
                   orientados a respeito da participação no estudo. Os que aceitaram participar, bem como seus responsáveis, assinaram termo de
                   consentimento livre e esclarecido. A realização da pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética. A partir da análise dos questionários,
                   constatou-se: 75% dormem entre 6 a 8 horas por dia; 53% realizam de 4 a 5 refeições por dia; 52% consomem feijão, frutas e verduras
                   diariamente ou mais de uma vez por dia; 35% haviam ingerido guloseimas, frituras e refrigerantes de 4 a 6 vezes nos 7 dias anteriores
                   à pesquisa; 89% realizam atividade física regularmente; 41% relatam assistir televisão e/ou usar internet quatro ou mais horas por dia;
 EIXO TEMÁTICO 1.   44% referem que já ingeriram bebidas alcoólicas. A maior parte dos adolescentes considera como atividades de lazer o uso de celular
                   e/ou internet e assistir televisão. Os dados analisados contribuíram para repensar a sugestão de temas a serem trabalhados em forma
                   de palestras, rodas de conversa, filmes, entre outros, tais como prevenção ao uso de drogas, prevenção de doenças sexualmente
                   transmissíveis e uso de métodos contraceptivos, alimentação saudável, importância da atividade física, entre outros. Palavras-chave:
                   Escola. Saúde. Educação.
                   Referências: MALTA, Deborah Carvalho et al. Prevalência de fatores de risco e proteção de doenças crônicas não transmissíveis em
                   adolescentes: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), Brasil, 2009. Ciência & Saúde Coletiva, 15 (supl.2):
                   3009-3019, 2010.


                 EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde                    TRABALHO 4


                 Fortalecimento do trabalho da Enfermagem a partir de
                 atividades de extensão acadêmica: Relato de Experiência

                 AUTOR PRINCIPAL: Marilei de Melo Tavares e Souza  |  AUTORES: Lillia Marques Simões Rodrigues, Claudia Mara de Melo Tavares,
                 Joanir Pereira Passos |  Instituição: UNIRIO/UFF/USS  |  Rio de Janeiro-RJ  |  E-mail: marileimts@hotmail.com

                   Diante das transformações que ocorrem no ensino e no trabalho de Enfermagem em diferentes cenários da rede de saúde, torna-se
                   imprescindível a formulação de estratégias visando o fortalecimento do SUS. Para tanto, há que se considerar as mudanças que ocorrem
                   no mundo do trabalho e a ampliação dos territórios que envolvem a prática em saúde. Para que haja ações que consolidem a rede de
                   cuidado em Enfermagem, torna-se necessária a formulação de estratégias pedagógicas que fortaleçam as relações e ações humanas
                   que se processam nesses cenários de aprendizagem. Objetiva-se com o estudo relatar atividades de extensão realizadas por meio de
                   estratégia pedagógica voltada para estudantes, docentes, enfermeiros e trabalhadores da saúde para o fortalecimento do trabalho da
                   Enfermagem. Trata-se de relato de experiência de atividades realizadas via estratégia “Seminários Integrados” vinculado ao Curso de
                   Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior no Município de Vassouras/RJ. A estratégia diversifica ações de extensão relacionada
                   a temas na área da Enfermagem para propor debate entre trabalhadores da rede de saúde. Ocorreram uma vez por semestre, durante
                   sete anos, totalizando 14 encontros, conduzidas por discentes e docentes do período em que ocorrem as apresentações – Mostra
                   Trabalho de Conclusão de Curso. Na abertura do evento ocorre uma performance acerca das práticas em saúde, a fim de promover
                   uma reflexão inicial sobre o que será discutido mais detidamente nas conferências. A análise resultante do Seminários Integrados
                   é analisada à luz da Política Nacional de Humanização. Constatou-se a partir dos debates uma série de questões que afetam o
                   processo de trabalho e identificação de novas demandas de cuidados, investimento na multidisciplinaridade do conhecimento, aquisição
                   de novas competências profissionais e de formação. Atividades de extensão compõem o cabedal de estratégias que fortalecem a
                   formação acadêmica e cidadã do estudante de Enfermagem, incluem um planejamento de desenvolvimento local integrado envolvendo
                   acadêmicos, docentes, gestores e profissionais do serviço, priorizando atividades junto à comunidade e formação de multiplicadores.
                   Em síntese, esta estratégia constituiu importante ferramenta para mobilizar competências comunicacionais e políticas no âmbito da
                   Enfermagem. Por estar articulada ao ensino-serviço-pesquisa-extensão foi de fundamental contribuição tanto para integração ensino-
                   serviço para fortalecimento do trabalho de Enfermagem. Palavras-chave: Enfermagem. Educação. Estratégias. Trabalhadores.



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