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EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde TRABALHO 137
Uma análise estratégica do processo de implementação da rede de
atenção a saúde mental no município de Santa Terezinha de Itaipu: as
Rodas de Terapia Comunitária Integrativa como instrumento de EPS
AUTOR PRINCIPAL: Rafael Soares Corrêa | AUTORES: Claudia Hausman Silveira | INSTITUIÇÃO: Secretaria Municipal de Saúde |
Santa Terezinha de Itaipu-PR | E-mail: rs.correa@hotmail.com
O presente trabalho visa analisar o processo de implementação da rede de atenção em saúde mental no município de Santa Terezinha
de Itaipu a luz dos fundamentos do Planejamento Estratégico em Saúde identificando os processos de Educação Permanente no ano
de 2015 . O processo foi desenvolvido através da implementação das seguintes ações: 1) Identificar e cadastrar equipamentos que
possam ser utilizados como rede de apoio na atenção aos usuários com transtorno mental; 2) Identificar e cadastrar os usuários com
transtorno mental na área de abrangência; 3) Realizar atividades comunitária em grupo para os usuários identificados e seus familiares;
4) Realizar, prioritariamente, atendimento individual para os usuários com transtorno mental identificados avaliando com estratificação d
risco; 5) Acompanhar através de psicoterapia individual os usuários identificados com transtornos mentais de maior risco; 6) identificar
o processo de Educação Permanente dos atores envolvidos através da lógica do pensamento estratégico em saúde. Nessa perspectiva
esse trabalho assume que a Educação Permanente em Saúde deve sempre utilizar metodologias dialogadas. Palavras-chave: Saúde
Mental. Planejamento Estratégico. Educação Permanente em Saúde. Rodas de Terapia Comunitária Integrativa.
Referências: BARRETO, A.P. Terapia Comunitária passo a passo. Fortaleza: Gráfica LCR, 2005. CECCIM, R. B.. Educação Permanente em
Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface (Botucatu) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp. 161-168. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.
org/10.1590/S1414-32832005000100013. GIOVANELLA, L. Planejamento estratégico em saúde: uma discussão da abordagem
de Mario Testa. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.6, n.2, p.129-153, abr./jun.1990. SESA. Oficinas do APSUS: formação e
ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
qualificação do profissional em Atenção Primária à Saúde – Oficina 8 Saúde Mental. Curitiba: 2014. SILVEIRA, C.H.; MACHADO, P.H.B. As
bases teórico-conceituais do planejamento no setor de saúde no Brasil. In: Bataglin, P. Leandro, J.A.; Michaliszyn (org.) Curitiba: Ibpex,
2006.
EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde TRABALHO 141
Educação sanitária integralidade e formação em
processamento de produtos para saúde
AUTOR PRINCIPAL: Claudia Ribeiro Reis | AUTORES: Não há | INSTITUIÇÃO: Secretaria do Estado da Saúde - SESA |
Curitiba - PR | E-mail: claudiaribeiro@sesa.pr.gov.br
Educação sanitária integralidade e formação em processamento de produtos para saúde Introdução: O aspecto principal educação
sanitária em processamento de produtos para saúde principalmente no que se refere ao confronto de técnicas e eventos adversos,
reside na apropriação pelos profissionais e gestores do conhecimento técnico-científico apresentados. Justificativa: Analisar o impacto
das ações da educação sanitária em processamento de produto para saúde e a contribuição desta na construção do novo perfil dos
profissionais envolvidos. Objetivos: Identificar os principais obstáculos para o desenvolvimento de medidas pelas equipes de vigilância
sanitária nas Centrais de Materiais Esterilizados, mesmo após as capacitações voltadas a gerência de risco e promoção da qualidade
assistencial. Metodologia: A coleta de dados deu-se através de entrevistas realizadas no período entre janeiro a dezembro de 2015,
com equipes técnicas das 22 Regionais de Saúde, e com os componentes do Grupo de Trabalho em Processamento de Produtos
para Saúde do Estado Paraná. Resultado: Os resultados levantados demonstram que 100% da equipes técnicas tem dificuldades
em analisar protocolo de validação especialmente no que se refere qualificação térmica, monitoramento da limpeza e qualificação
de desempenho, 100% relatam que mesmo capacitados o fator diversificação de artigos dificulta a padronização na aplicação das
medidas legais e sanitárias. Houve unanimidade nos relatos quanto a questões emblemáticas que envolvem o reuso dos produtos para
saúde. Inadequações nas condições técnicas para processamento de produtos foram salientadas pelos entrevistados, sendo apontadas
irregularidades nas condições de estrutura processo e resultado, envolvendo desde as questões de estrutura física até monitoramento
do processo e rastreabilidade dos produtos Considerações: Na discussão sobre a temática, houve amadurecimento quanto às
questões relacionadas à capacitação, destacando a importância de mudanças de perfil dos profissionais de saúde e a adesão dos itens
pertinentes da legislação vigente. Também houve ênfase na adoção de estratégias de trabalho de acordo com a complexidade dos
serviços, sendo salientado o papel educativo da vigilância sanitária. Palavras-chave: Educação sanitária. Processamento. Qualidade.
Referências: Referência Bibliográfica BRASIL ANVISA Resolução 15, de 15 de março 2012 - Dispõe sobre requisitos de boas práticas
para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências – Brasília 2012
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