Page 32 - ANAIS_3º Congresso
P. 32
EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde TRABALHO 153
Experiências de Educação Permanente em Saúde na
Atenção Primária
AUTOR PRINCIPAL: Ligia Márcia Toledo Faria Vicente | AUTORES: Não há | INSTITUIÇÃO: UFRGS | Porto Alegre-RS |
E-mail: ligia_mtf@hotmail.com
Segundo a Portaria nº 278 de 27/02/14 que institui a Política de Educação Permanente em Saúde do MS considera-se (EPS): aprendizagem no
trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho, baseando-se na aprendizagem significativa e
na possibilidade de transformar as práticas dos trabalhadores da saúde, apresentando-se como uma nova visão na concepção e nas práticas de
capacitação dos recursos humanos. Através de mudanças no processo-aprendizagem que possibilitem: incorporar o ensino e o aprendizado ao
cotidiano das organizações e às práticas sociais e laborais na sua realidade; modificar as estratégias educativas, a partir da prática como fonte
de conhecimento e de problemas; centralizar nas pessoas o papel de atores reflexivos da prática e construtores do conhecimento e diferentes
modos de ação, ao invés de receptores; promover interação entre equipe e grupos de trabalho, priorizando o pensamento coletivo; estimular a
intersetorialidade dos espaços educativos buscando outros espaços na comunidade. Utilizando-se conceitos da EPS, realizaram-se práticas com
uma equipe de ACS da UBS “Serraria do Rocha” do Município de Paranaguá” com a colaboração de profissionais e de estudantes de Saúde
Coletiva da UFPR litoral, participantes do PET-Saúde. No primeiro encontro, resgatou-se alguns conceitos a respeito das Pcd, os participantes foram
convidados a adentrar descalços e vendados com auxílio de um guia no “Jardim das Sensações”. Espaço preparado com objetos de diferentes
texturas em circuito (ex: esponja áspera e macia, flores de plástico, brinquedos, temperos) onde se podia explorar o ambiente usando apenas os
sentidos do tato, audição e olfato para descobrir quais são os objetos. Outra prática foi a “Tenda do Conto” ferramenta de diálogo que surgiu a partir
da iniciativa de profissionais de uma UBS em Natal/RN. Os participantes levam objetos que simbolizam histórias vividas e que possam compartilhar
com o grupo, possibilitando um aprendizado coletivo que aumenta o elo entre a equipe e o usuário de saúde, favorecendo a interação entre as
pessoas. A partir desse trabalho foi possível experimentar na prática o dito popular trazido pelo psiquiatra Adalberto de Paula Barreto, criador da
Terapia Comunitária Integrativa há 20 anos na UFCE. “Quando a boca cala, o corpo fala, e quando a boca fala, o corpo sara”. Buscou-se nesse
trabalho aplicar os conceitos da EP, utilizando métodos não-convencionais através da subjetividade. Palavras-chave: Educação permanente em
ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
saúde; Formação em Saúde; Atenção Primária.
Referências: BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria nº 278 de 27 de fevereiro de 2014. BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de
Educação Permanente em Saúde, 2006, p.43. MERHY, E. E. O desafio que a educação permanente tem em si: a pedagogia da implicação.
Interface – Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, set.2004/fev. 2005, v.9, n.16, p.161-77.
EIXO TEMÁTICO: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde TRABALHO 155
Relato de Experiência: o uso do lúdico com usuários da APAE
AUTOR PRINCIPAL: Adriana Cristina Hillesheim | AUTORES: Karen Cristina Kades Andrigue | INSTITUIÇÃO: UNOCHAPECO |
Chapecó-SC | E-mail: adrianah@unochapeco.edu.br
Caracterização do problema: o curso de graduação em Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), propõe-
se a habilitar enfermeiros, críticos e criativos, competentes a participar da construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as diversas
abordagens, nos quais está pautada a formação comprometida com o SUS, durante as atividades teórico práticas, proporciona-se ao discente a
atuação junto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chapecó (APAE). A proposta de ação acordada entre as instituições, são práticas
lúdicas de Educação em Saúde. Fundamentação teórica: a utilização de métodos de educação e saúde com uso do lúdico, através de jogos,
brinquedos e brincadeiras, pode ser utilizadas em diferentes faixas etárias e raciona o brincar e o aprender. Sabe-se que os jogos lúdicos permitem
uma situação educativa, cooperativa e interacional, permitindo o aprendizado mesmo frente a diferentes restrições intelectuais. Descrição da
experiência: a inserção de docentes e discentes neste campo de prática representa a inserção da academia nos espaços da comunidade e a
estreita relação entre o ensino e a extensão universitária. Considerando-se que com esse público se faz necessário a busca por metodologias
ativas, que permitem fomentar o conhecimento de um grupo com deficiência intelectual, múltipla e condutas típicas, a escolha pela metodologia
lúdica permitiu que a ação se tornasse um momento de descontração e aprendizado. Nos encontros, as temáticas abordadas são diversificadas,
perpassando temas como a separação e reciclagem de lixo, higiene corporal e auto estima. É extremamente pertinente, pontuar-se a parceria
institucional, pois discentes e docentes tem sua prática sempre acompanhada pelos profissionais da instituição que demonstram-se solícitos em
auxiliá-los na condução das atividades. Desta forma, entendemos que a prática perpassa o ensinar, mas representa uma troca de conhecimentos
entre equipe, universidade e usuários. Recomendações: o curso de enfermagem, bem como a universidade, enquanto espaços de construção
do conhecimento e ainda frente ao tripé ensino-pesquisa e extensão buscam pela manutenção de seus campos tradicionais de atuação, porém
emerge a necessidade da inserção em novos campos de prática, nos quais seja possível validar novas formas de ensino-aprendizagem, bem como,
desenvolver ações as quais exerçam papel social junto às comunidades nas quais se inserem. Palavras-chave: Educação em Saúde. Enfermagem.
Educação em Saúde.
Referências bibliográficas: 1 Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Curso de Enfermagem. Plano de ensino da disciplina de Gestão
e Gerência em Saúde Coletiva. Chapecó; 2014. 2 de Almeida MMC, Cabral FC, Silva VS, Santos KOB, Ferraz DD. Integração ensino, serviço e
comunidade na formação de fisioterapeutas: a experiência da universidade federal da Bahia. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia. 2015,
2 (3). 3 Pereira VB, dos Santos LMR. Níveis de Aprendizagem de Estudantes do Ensino Fundamental Com o Uso de Estratégia Lúdica Durante
Atividade de Educação em Saúde. UNOPAR Científica Ciências Humanas e Educação= Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 2015
12 (1).
32