Page 24 - 3º MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
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Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde TRABALHO 017
Estratégia Amamenta Alimenta Brasil: uma revisão da literatura
AUTOR PRINCIPAL: Luana Luiza Enzweiler | INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Internacional UNINTER | Cascavel - PR
Introdução: O aleitamento materno promove impacto positivo sobre a saúde da criança e da mãe. Surge em 2008 a “Rede Amamenta
Brasil”, e em 2013 a “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”. Objetivo: Revisão da literatura sobre as experiências de implantação
da política Rede Amamenta Brasil e Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). Métodos: Sob eixo temático “Políticas Públicas
de Saúde e Redes de Atenção à Saúde”, revisão sistemática sobre a Rede Amamenta Brasil e Estratégia Amamenta e Alimenta
Brasil, em bases de dados on-line. Critérios de inclusão: trabalhos publicados nos 8 anos; textos em português e publicados na
íntegra. Resultados: Foram selecionados 9 trabalhos. Quanto à implantação da política, o Governo Federal influenciou positivamente
já no âmbito estadual e municipal, verificaram-se diversos entraves: falta de recursos financeiro, concorrência com projetos locais,
dificuldade em conduzir os processos, implantação não homogênea, dificuldades com SISVAN WEB, rotatividade dos profissionais,
falta de acompanhamento pelo tutor, não cumprir itens da certificação, etc. Do impacto sobre o aleitamento materno, demonstrou-se
aumento dos índices de aleitamento materno exclusivo em menores de 6 meses nas unidades de saúde em que a EAAB foi implantada
(BASTOS, et al. 2014; PASSANHA, 2012; PASSANHA et al. 2013). Conclusão: Ressalta-se o pequeno número de publicações. Os
entraves na implantação da política ocorreram no âmbito estadual e municipal verificaram-se problemas de gestão, de recursos
humanos e tecnológicos. Em alguns municípios as ações da EAAB refletiram em maiores índices de aleitamento materno exclusivo.
Referências: BASTOS, et al. Aleitamento Materno e práticas alimentares em crianças menores de um ano em Vitória-ES. Revista Brasileira de Pesquisa
em Saúde. Vitória, n. 16, v. 2, abril-junho de 2014. PASSANHA, A. Padrão de aleitamento materno em menores de 6 meses do município de Ribeirão Preto
segundo apoio recebido em maternidades e no acompanhamento ambulatorial. Dissertação de Mestrado em Nutrição em Saúde Pública, Universidade de
São Paulo - USP; São Paulo-SP, 2012. PASSANHA, A. et al. Implantação da Rede Amamenta Brasil e prevalência de aleitamento materno exclusivo. Revista
de Saúde Pública, n.47, v.6, São Paulo, 2013.
Palavras-chave: aleitamento materno, políticas públicas, estratégia Amamenta Alimenta Brasil.
Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde TRABALHO 023
Elaboração do Projeto de Educação Permanente em Promoção da
Saúde Materna- infantil (PROEP-SMI) para o SUS de Curitiba
AUTOR PRINCIPAL: Júnia Aparecida Laia da Mata | INSTITUIÇÃO: Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba |
Curitiba - PR
No Brasil, uma das estratégias adotadas para a qualificação da saúde pública é a Educação Permanente em Saúde (EPS). Uma
proposta política-pedagógica que visa transformar e qualificar os processos formativos, as práticas de educação em saúde, bem como
ANAIS 3ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
o cuidado ofertado à população atendida no Sistema Único de Saúde (SUS) . A suficiência de recursos humanos deve aliar-se à EPS,
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assim, pode-se produzir uma saúde pública mais resolutiva. É nesta perspectiva que uma Enfermeira Obstetra (EO), após ser bolsista da
Japan International Cooperation Agency (JICA), no curso “Strengthening of Maternal and Child Health Through Public Health Activities”,
desenvolvido em Okinawa, Japão, idealizou o Projeto de Educação Permanente em Promoção da Saúde Materna- infantil (PROEP-SMI).
Este emergiu da necessidade de capacitar enfermeiras (os), médicas (os) e gestores para promoverem a SMI no SUS. Trata-se do relato
da experiência de uma EO na elaboração do PROEP-SMI. Este foi concebido na ocasião da candidatura da profissional à bolsa da JICA,
que vislumbrou a oportunidade de desenvolver competências em promoção da SMI, que poderiam contribuir para transformar o cenário
onde está inserida. De setembro a novembro de 2016, a EO permaneceu imersa no Japão, participando de palestras, visitas técnicas e
oficinas. Aprimorou seu projeto e o apresentou à banca de professores da Okinawa Nursing Association (ONA) e da JICA, contemplando
um plano de ação norteado pela ferramenta 5W2H. Destacam-se aqui as etapas do plano que constituíram o “What”: 1) Apresentar
o PROEP-SMI à gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de
Curitiba; 2) Obter aprovação do projeto junto à gestão; 3) Adquirir e preparar recursos para a divulgação, o material didático de apoio,
espaço físico, os instrumentos de avaliação e a certificação; 4) Recrutar os participantes do projeto, incluindo 50% da atenção primária
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à saúde e 50% do âmbito hospitalar; 5) Desenvolver a capacitação, aplicando a Problematização com apoio do Arco de Maguerez ; 6)
Monitorar e avaliar os resultados do PROEP-SMI, por meio de avaliação de aprendizagem, de reação e de aplicabilidade. No “When”
estabeleceu-se o período de realização de cada fase supracitada, iniciando em janeiro de 2017, com término previsto para janeiro de
2018. Em 19 de julho de 2017 iniciará a etapa 5. Espera-se por meio desta iniciativa colaborar para a melhoria da realidade da SMI
do SUS/Curitiba.
Referências: 1. Ministério da Saúde. (2009). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em
Saúde. Brasília: Ministério da Saúde. 2. Bordenave, J., & Pereira, A. (2005). A estratégia de ensino aprendizagem. 26ª ed. Petrópolis: Vozes.
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde; Promoção da Saúde; Educação; Saúde Materna; Saúde da Criança; Enfermagem Obstétrica.
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