Page 24 - 3º MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
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Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde       TRABALHO 017


                         Estratégia Amamenta Alimenta Brasil: uma revisão da literatura


                         AUTOR PRINCIPAL: Luana Luiza Enzweiler  |  INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Internacional UNINTER  |  Cascavel - PR
                           Introdução: O aleitamento materno promove impacto positivo sobre a saúde da criança e da mãe. Surge em 2008 a “Rede Amamenta
                           Brasil”, e em 2013 a “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”. Objetivo: Revisão da literatura sobre as experiências de implantação
                           da política Rede Amamenta Brasil e Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). Métodos: Sob eixo temático “Políticas Públicas
                           de Saúde e Redes de Atenção à Saúde”, revisão sistemática sobre a Rede Amamenta Brasil e Estratégia Amamenta e Alimenta
                           Brasil, em bases de dados on-line. Critérios de inclusão: trabalhos publicados nos 8 anos; textos em português e publicados na
                           íntegra. Resultados: Foram selecionados 9 trabalhos. Quanto à implantação da política, o Governo Federal influenciou positivamente
                           já no âmbito estadual e municipal, verificaram-se diversos entraves: falta de recursos financeiro, concorrência com projetos locais,
                           dificuldade em conduzir os processos, implantação não homogênea, dificuldades com SISVAN WEB, rotatividade dos profissionais,
                           falta de acompanhamento pelo tutor, não cumprir itens da certificação, etc. Do impacto sobre o aleitamento materno, demonstrou-se
                           aumento dos índices de aleitamento materno exclusivo em menores de 6 meses nas unidades de saúde em que a EAAB foi implantada
                           (BASTOS, et al. 2014; PASSANHA, 2012; PASSANHA et al. 2013). Conclusão: Ressalta-se o pequeno número de publicações. Os
                           entraves na implantação da política ocorreram no âmbito estadual e municipal verificaram-se problemas de gestão, de recursos
                           humanos e tecnológicos. Em alguns municípios as ações da EAAB refletiram em maiores índices de aleitamento materno exclusivo.
                           Referências: BASTOS, et al. Aleitamento Materno e práticas alimentares em crianças menores de um ano em Vitória-ES. Revista Brasileira de Pesquisa
                           em Saúde. Vitória, n. 16, v. 2, abril-junho de 2014. PASSANHA, A. Padrão de aleitamento materno em menores de 6 meses do município de Ribeirão Preto
                           segundo apoio recebido em maternidades e no acompanhamento ambulatorial. Dissertação de Mestrado em Nutrição em Saúde Pública, Universidade de
                           São Paulo - USP; São Paulo-SP, 2012. PASSANHA, A. et al. Implantação da Rede Amamenta Brasil e prevalência de aleitamento materno exclusivo. Revista
                           de Saúde Pública, n.47, v.6, São Paulo, 2013.
                           Palavras-chave: aleitamento materno, políticas públicas, estratégia Amamenta Alimenta Brasil.





                      Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde       TRABALHO 023


                         Elaboração do Projeto de Educação Permanente em Promoção da
                         Saúde Materna- infantil (PROEP-SMI) para o SUS de Curitiba

                         AUTOR PRINCIPAL: Júnia Aparecida Laia da Mata  |  INSTITUIÇÃO: Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba  |
                         Curitiba - PR

                           No Brasil, uma das estratégias adotadas para a qualificação da saúde pública é a Educação Permanente em Saúde (EPS). Uma
                           proposta política-pedagógica que visa transformar e qualificar os processos formativos, as práticas de educação em saúde, bem como
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                           o cuidado ofertado à população atendida no Sistema Único de Saúde (SUS) . A suficiência de recursos humanos deve aliar-se à EPS,
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                           assim, pode-se produzir uma saúde pública mais resolutiva. É nesta perspectiva que uma Enfermeira Obstetra (EO), após ser bolsista da
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                           desenvolvido em Okinawa, Japão, idealizou o Projeto de Educação Permanente em Promoção da Saúde Materna- infantil (PROEP-SMI).
                           Este emergiu da necessidade de capacitar enfermeiras (os), médicas (os) e gestores para promoverem a SMI no SUS. Trata-se do relato
                           da experiência de uma EO na elaboração do PROEP-SMI. Este foi concebido na ocasião da candidatura da profissional à bolsa da JICA,
                           que vislumbrou a oportunidade de desenvolver competências em promoção da SMI, que poderiam contribuir para transformar o cenário
                           onde está inserida. De setembro a novembro de 2016, a EO permaneceu imersa no Japão, participando de palestras, visitas técnicas e
                           oficinas. Aprimorou seu projeto e o apresentou à banca de professores da Okinawa Nursing Association (ONA) e da JICA, contemplando
                           um plano de ação norteado pela ferramenta 5W2H. Destacam-se aqui as etapas do plano que constituíram o “What”: 1) Apresentar
                           o PROEP-SMI à gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de
                           Curitiba; 2) Obter aprovação do projeto junto à gestão; 3) Adquirir e preparar recursos para a divulgação, o material didático de apoio,
                           espaço físico, os instrumentos de avaliação e a certificação; 4) Recrutar os participantes do projeto, incluindo 50% da atenção primária
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                           à saúde e 50% do âmbito hospitalar; 5) Desenvolver a capacitação, aplicando a Problematização com apoio do Arco de Maguerez ; 6)
                           Monitorar e avaliar os resultados do PROEP-SMI, por meio de avaliação de aprendizagem, de reação e de aplicabilidade. No “When”
                           estabeleceu-se o período de realização de cada fase supracitada, iniciando em janeiro de 2017, com término previsto para janeiro de
                           2018. Em 19 de julho de 2017 iniciará a etapa 5. Espera-se por meio desta iniciativa colaborar para a melhoria da realidade da SMI
                           do SUS/Curitiba.
                           Referências: 1. Ministério da Saúde. (2009). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em
                           Saúde. Brasília: Ministério da Saúde. 2. Bordenave, J., & Pereira, A. (2005). A estratégia de ensino aprendizagem. 26ª ed. Petrópolis: Vozes.
                           Palavras-chave: Sistema Único de Saúde; Promoção da Saúde; Educação; Saúde Materna; Saúde da Criança; Enfermagem Obstétrica.



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