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EIXO: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAÚDE  EIXO: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAÚDE



                 A Refeição dos Restaurantes Populares de Curitiba e a Promoção da Saúde

                 Autores: MORGIANA MARIA KORMANN. Instituição: Secretaria Municipal do Abastecimento - Prefeitura Municipal de Curitiba

                 Palavras-chave: Composição nutricional; Restaurante Popular; promoção da saúde
                 Introdução:  Atualmente  mais  pessoas  têm  realizado  suas  refeições  fora  de  casa.  Por  restrições  orçamentárias,  muitas  vezes,
                 substituem o almoço por lanches. Estes, na maioria, não são capazes de suprir adequadamente as necessidades nutricionais
                 do indivíduo. Aumentam-se os riscos de agravos à saúde. Os Restaurantes Populares ampliam a oferta de refeições saudáveis a
                 baixo custo, auxiliando na Segurança Alimentar e Nutricional. Objetivos: 1.Avaliar a composição nutricional do almoço servido nos
                 Restaurantes Populares de Curitiba (RPC). 2.Comparar a composição nutricional desta refeição com as recomendações do Programa
                 de Alimentação do Trabalhador (PAT), da Pirâmide Alimentar e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Métodos: Com a relação das
                 preparações, quantidades per capita e incidências dos alimentos servidos no almoço, foi analisada a composição nutricional (valor
                 calórico, carboidratos, proteínas, lipídios e fibras) de um dia desta refeição, através da média ponderada do cardápio mensal. Utilizou-
                 se a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO). Os resultados foram comparados com os parâmetros nutricionais do
                 PAT (Portaria n° 66/2016), a Pirâmide Alimentar reformulada (2013) e as recomendações da OMS para o consumo de frutas, legumes
                 e verduras.  Resultado:  A composição nutricional do almoço nos RPC, servindo arroz, feijão,  prato proteico, acompanhamento,
                 salada e fruta, resultou na média calórica de 900 Kcal, sendo 60% carboidratos, 20% proteínas, 20% gorduras totais (destes, 9%
                 gorduras saturadas) e 24 g de fibras. Estes valores estão de acordo com as recomendações do PAT e da pirâmide alimentar brasileira
                 reformulada e supre de 56,2% a 82,4% da recomendação da OMS, tendo como base a análise de uma refeição principal diária
                 (almoço). Conclusões: O almoço servido nos Restaurantes Populares de Curitiba auxilia na promoção da saúde, através de uma
                 alimentação saudável e equilibrada em nutrientes, a um custo baixo, acessível à população em vulnerabilidade social, auxiliando na
                 garantia da Segurança Alimentar e Nutricional. Referências: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. BRASIL. Gabinete
                 do Ministro. Portaria Interministerial n° 66, 2006. Altera os parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT.
                 PHILIPPI, ST. Redesenho da pirâmide alimentar brasileira para uma alimentação saudável. WORLD HEALTH ORGANIZATION. OMS e
                 FAO anunciam estratégia integrada para promover um maior consumo de frutas e verduras.



                 Ação de Educação Alimentar e Nutricional com Pré-escolares em Centro Municipal de
                 Educação Infantil de Curitiba, PR

                 Autores: CIBELE LUIZA DE ALMEIDA; Ana Paula Ribeiro; Rafaela de Oliveira Peters; Anny Carolini Borges dos Santos; Rubia Daniela
                 Thieme. Instituição: Universidade Positivo
                 Palavras-chave: Alimentação saudável; Pré-escolares; Educação Alimentar e Nutricional.

                 Introdução:  Os  hábitos  alimentares  são  desenvolvidos  na  infância. A  educação  alimentar  e  nutricional  (EAN)  destinada  às
                 crianças em idade pré-escolar objetiva promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis por meio de
                 ações contínuas que agem como ferramenta para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. Atividades lúdico-
                 pedagógicas permitem explorar o “aprender brincando” e podem estimular o desenvolvimento infantil e facilitar a aprendizagem.
                 Objetivo: Descrever ação de EAN com pré-escolares de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), em Curitiba-PR.
                 Metodologia: A ação de EAN foi desenvolvida com a turma do Pré II e abrangeu 27 pré-escolares de ambos os sexos, com
                 faixa etária de cinco anos completos. O método utilizado para elaboração da ação de EAN foi o Arco de Marguerez. Na primeira
                 etapa, foi observada a refeição dos pré-escolares para seleção das atividades. Optou-se por abordar frutas e verduras (pontos-
                 chaves).Após, foi realizada teorização e levantada a hipótese de solução. A aplicação à realidade foi realizada por meio de ação
                 de EAN, a qual se iniciou a partir da apresentação de frutas, verduras e legumes, respeitando a sazonalidade. Após, foi realizada
                 técnica, utilizando-se tecidos para vendar os olhos das crianças, a fim de que adivinhássemos alimentos a partir do tato e olfato.
                 Por último, os alimentos foram picados em recipientes separados, e servidos para degustação, e foi entregue a cada criança
                 uma medalha de alimentação saudável. Resultado: Foi verificado que os pré-escolares demonstraram interesse para realizar as
                 atividades. Durante a atividade com os olhos vendados, acertaram a maioria dos nomes dos alimentos, mas erraram alimentos
                 comuns, como, a abobrinha, a qual foi chamada de pepino. No momento da atividade, os pré-escolares apalpavam, cheiravam
                 e arriscavam em dizer o nome do alimento. Na degustação, o sentido do paladar também foi utilizado. No fim das atividades,
                 eles disseram que iriam relatar para seus amigos e familiares sobre a atividade e incentivar a alimentação saudável, o que foi
                 confirmado pela pedagoga no dia seguinte. Conclusão: A EAN na fase pré-escolar é importante, pois as crianças estão em
                 formação de hábitos alimentares. A atividades lúdico-pedagógica desenvolvida é adequada como ação de EAN para pré-
                 escolares, mas para ser efetiva, essas atividades devem ser contínuas.



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