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EIXO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE EIXO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE
Construção de Pranchas de Comunicação Suplementar E/ou Alternativa (CSA) no
Contexto Clínico e Educacional:
Autores: NEILA CAVALCANTE DE SOUZA; Simone Infingardi Krüger; Silvia Dias Caldas; Myrlei Vivian Marcengo Ançay. Instituição:
Serviço de Saúde Especial da SMSA da Prefeitura de Araucária
Palavras-chave: Linguagem; Educação Especial; Necessidades Especiais
Introdução: a fonoaudiologia do Serviço de Saúde Especial (SSE) de Araucária utiliza a CSA em alunos com alterações de fala
severa. A CSA é composta por figuras que promovem a aquisição da linguagem e conhecimento formal, além da constituição
da subjetividade de sujeitos com restrições de fala. Ao “falar” a partir da CSA, o sujeito amplia suas possibilidades de interpretar
o mundo e de ser por ele compreendido. A CSA é um campo que vem ganhando espaço no contexto educacional no Brasil.
Já se configura como instrumento presente nas salas de recursos multifuncionais do ensino fundamental e usada como
estratégia de avaliação dos conteúdos pedagógicos, sendo necessário o reconhecimento e incentivo como forma alternativa
de mediação. Objetivo: Apresentar estratégias de ações práticas para auxiliar o aluno no desenvolvimento da linguagem,
permitindo o diálogo, troca de turnos na conversação, autonomia e interação com seus pares. Metodologia: Participaram 7
crianças com comprometimento intelectual leve, grave limitação de fala, dificuldades motoras e intenção comunicativa. Os
mediadores foram 5 professoras do Ensino Especial e 2 fonoaudiólogas do SSE. Local: atendimento dos alunos e palestras aos
profissionais no CMAEE-AI e demais mediações nos CMEI’s e Escolas Municipais. Instrumento: software de CSA AMPLISOFT e
PCS. Foram analisados os principais interesses e necessidades da criança e oferecidos objetos com seus respectivos símbolos
como meio de estabelecer a interação e troca dialógica. Toda forma de manifestação da linguagem (sorrisos, movimentos de
cabeça, olhares e vocalizações) é interpretada como resposta do aluno. À medida que os objetos são significados e incorporados
no jogo dialógico, promovemos a substituição por símbolos que representem aquele objeto, e assim, acontece a apropriação
da linguagem pictográfica. Resultado: A construção das pranchas ocorreu dentro de um contexto significativo para aluno
e mediador. Os símbolos foram introduzidos para compor os temas, proporcionando os diálogos e a autonomia da fala das
crianças, onde todas apresentaram retorno satisfatório à promoção da linguagem, ampliando seu vocabulário e permitindo uma
melhor interação e o compartilhar de experiências. Conclusão: : O Trabalho da CSA na saúde pública enfrenta muitos desafios,
como a falta de recursos materiais. Alguns profissionais ainda apresentam resistências à implementação de ações inovadoras,
necessitando de mais momentos de troca de experiências e formações.
Construção de um Jogo Educativo para Puérperas: Inovação em Saúde
Autores: ANA PAULA XAVIER RAVELLI; Murilo Rossi de Matos; Suellen Viencoski Skupien; Larissa de Col Dalazoana. Instituição:
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Enfermagem; Tecnologia Educativa; Educação em Saúde
O ciclo gravídico puerperal constitui em um momento único na vida da mulher, desencadeando uma série de emoções, incertezas,
receios e medos. A mulher neste período vivencia uma série de adaptações físicas e emocionais onde se depara com o confronto
entre as expectativas construídas durante a gestação e a realidade trazida pela chegada do bebê. Associado a isso, destaca-se
o Pós-parto, período envolto de crenças e mitos populares, os quais contribuem para enaltecer as inseguranças e nervosismos
das puérperas e de seus familiares. Assim, numa rede de cuidado, a educação em saúde se mostra, como uma ferramenta que
gera autonomia a mulher e sua família, uma vez que, permite uma aproximação do conhecimento cientificamente produzido
no campo da saúde com a vida cotidiana das pessoas, oferecendo subsídios para adoção de novos hábitos e condutas em
saúde. Assim, buscando realizar a educação em saúde de maneira atrativa e facilitadora, propõe construir um material didático
inovador, o jogo educativo. Objetivou construir e implementar jogo educativo sobre pós-parto e aleitamento materno para as
puérperas atendidas pelo projeto Consulta de Enfermagem em uma maternidade escola nos Campos Gerais. Estudo descritivo
abordagem quantitativa e social. Coleta com 10 puérperas atendidas pelo projeto Consulta de Enfermagem no Pré-Natal e Pós-
Parto bem como, 12 acadêmicos do curso de Bacharelado em Enfermagem da 4ª e 5ª série pela UEPG e 8 especialistas na área
da saúde da mulher/obstetrícia, nos meses de março e abril de 2018. Questionários estruturais a partir dos critérios de Pasquali
e a escala de Likert: Concordo Totalmente; Concordo Parcialmente; Discordo. A análise dos dados pela estatística descritiva,
a partir de frequência simples com Parecer da Comissão de ética em pesquisa 10559/2017. Os resultados foram satisfatórios,
atingindo ?75% de concordância total, evidenciando que o jogo educativo facilitou o processo ensino-aprendizagem e que o
impacto da utilização de novas estratégias na educação em saúde contribui ao aprendizado da comunidade, de maneira criativa
e inovadora, gerando potencialidades no contexto social, econômico e social pois promove autonomia ao cidadão. Portanto, as
tecnologias educativas arraigadas a educação em saúde possui potencial de aplicabilidade nos diverso cenários do cuidado,
prevenção e promoção da saúde, gerando impacto nas condições de vida da população
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