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EIXO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE



                 A Implantação de Metodologias Ativas em Práticas Clínicas e Estágio Supervisionado
                 em Enfermagem

                 Autores: DAMIANA GUEDES DA SILVA; Simone Jurema Ruggeri Chiuchetta Colli; Ana Carla Broetto Biazon; Rejane Cristina Ribas Silv;
                 Telma Cristian Amaral. Instituição: Centro Universitário Integrado de Campo Mourão/PR
                 Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação em Saúde; Enfermagem.
                 A metodologia ativa é uma concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o
                 educando participa e se compromete com seu aprendizado. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as diretrizes
                 curriculares do curso de graduação em Enfermagem contemplam essas mudanças paradigmáticas ao determinarem que as
                 universidades estimulem a articulação entre ensino, pesquisa e assistência, solicitando a inovação e a qualidade do projeto
                 político-pedagógico. Essas diretrizes sugerem investimentos em estratégias didáticas que incentivem o acadêmico a refletir
                 sobre a sociedade, transformando seu contexto. Para isso, é importante a adoção de concepções pedagógicas que aproximem
                 a teoria da prática e problematizem situações cotidianas do trabalho na enfermagem. Este estudo tem como objetivo descrever a
                 implantação de metodologias ativas no Curso de Graduação em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência da implantação
                 de Aprendizagem baseado em problemas (PBL), Simulação Realística, Estudo de Caso, Exame clínico objetivo estruturado por
                 estações (OSCE) nas disciplinas de práticas clínicas e estágio supervisionado do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro
                 Universitário Integrado de Campo Mourão/PR. Todos os docentes do curso foram treinados e capacitados durante o ano de
                 2017 e em 2018 ocorreu e implantação das novas metodologias. A implantação aconteceu com três turmas de que realizaram a
                 disciplina de práticas clínicas e uma turma que realizou a disciplina de estágio supervisionado em enfermagem. Toda mudança
                 gera adaptação dos atores envolvimento, mas quando todos estão cientes e compreende o processo, estas mudanças são
                 menos abruptas. Assim, ao realizar a implantação, foi feito oficina com os acadêmicos para melhor compreensão novo processo.
                 O instrumento de avaliação foi adequado às estas novas modalidades de aprendizagem e divido por competências, habilidade e
                 atitudes. Cada vez mais o perfil dos acadêmicos e das instituições tem se transformado nas últimas décadas e essas mudanças
                 impõem expectativas de desempenho cada vez mais elevadas. A mudança no processo de ensino aprendizagem não é um
                 trabalho fácil, pois busca a ruptura com os modelos de ensino tradicional. Faz-se necessário transformar o acadêmico em
                 protagonista de sua aprendizagem, para que seja desenvolvido o senso crítico diante do que é aprendido e competências para
                 relacionar os conhecimentos construídos ao que será vivenciado no mundo real.



                 A Implantação de um Ambulatório de Feridas no Município de São José dos Pinhais –
                 Paraná

                 Autores: GLAÍS PALUMBO ROLIM. INSTITUIÇÃO: PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

                 Palavras-chave: feridas; ambulatório
                 Introdução: Ferida é definida por ruptura na pele, em maior ou menor extensão. Sua cicatrização consiste em uma cascata de
                 eventos que interagem para que ocorra a reconstituição do tecido. São fatores que interferem na cicatrização: infecção, idade,
                 estado imunológico, sono, comorbidades, fatores psicosociais, entre outros. Nesse sentido, há um comprometimento da saúde
                 e qualidade de vida dos portadores de feridas. O enfermeiro possui conhecimento do processo saúde doença, realizando uma
                 assistência integral ao paciente. Conhecer o processo de cicatrização, empodera o enfermeiro especialista a indicar a terapia
                 adequada, reduzindo as hospitalizações. O tratamento no ambulatório de feridas se constitui em referência para a Atenção
                 Primária e contra-referência para a Atenção hospitalar, utilizando recursos humanos e materiais especializados. Objetivo: Relatar
                 a experiência da implantação de um ambulatório de feridas no município de São José dos Pinhais – PR. Método: Trata-se de
                 um relato de caso acerca da experiência na implantação de um ambulatório de feridas no Sistema Único de Saúde (SUS).
                 Inicialmente, foi realizado o levantamento do número de pacientes portadores de feridas crônicas no Município, assim como
                 realizadas visitas domiciliares e nas Unidades de saúde, com a finalidade de realizar orientações, e identificar as dificuldades
                 encontradas no tratamento de feridas. Posteriormente, foram capacitados os Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF)
                 quanto à avaliação das feridas. A partir disso, foram elaborados fluxos de atendimento para encaminhamento de pacientes ao
                 ambulatório. Atualmente, o ambulatório de feridas do município conta com uma equipe composta por dois enfermeiros, sendo
                 uma estomaterapeuta e um dermatoterapeuta, um médico cirurgião vascular, um fisioterapeuta , uma auxiliar de enfermagem
                 , e uma nutricionista. Resultado: Em 2013, foram identificados 300 pacientes portadores de feridas crônicas no município. No
                 período de 2013 a maio de 2018, foram atendidos 616 pacientes, dos quais 80% concluíram tratamento; evasão de cerca de
                 5% . Atualmente, o ambulatório recebe pacientes das Unidades Básicas de Saúde, Especialidades e do hospital do município.
                 No sistema de ouvidoria da Secretaria de Saúde do município, o ambulatório teve avaliações positivas.  Conclusão: Após  a
                 implantação do Ambulatório de Feridas, notou-se redução nas internações, procura de Unidades de Pronto Atendimento, e
                 melhora na qualidade de vida dos pacientes.


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