Page 407 - ANAIS_4º Congresso
P. 407
EIXO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE
A Implantação de Metodologias Ativas em Práticas Clínicas e Estágio Supervisionado
em Enfermagem
Autores: DAMIANA GUEDES DA SILVA; Simone Jurema Ruggeri Chiuchetta Colli; Ana Carla Broetto Biazon; Rejane Cristina Ribas Silv;
Telma Cristian Amaral. Instituição: Centro Universitário Integrado de Campo Mourão/PR
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação em Saúde; Enfermagem.
A metodologia ativa é uma concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o
educando participa e se compromete com seu aprendizado. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as diretrizes
curriculares do curso de graduação em Enfermagem contemplam essas mudanças paradigmáticas ao determinarem que as
universidades estimulem a articulação entre ensino, pesquisa e assistência, solicitando a inovação e a qualidade do projeto
político-pedagógico. Essas diretrizes sugerem investimentos em estratégias didáticas que incentivem o acadêmico a refletir
sobre a sociedade, transformando seu contexto. Para isso, é importante a adoção de concepções pedagógicas que aproximem
a teoria da prática e problematizem situações cotidianas do trabalho na enfermagem. Este estudo tem como objetivo descrever a
implantação de metodologias ativas no Curso de Graduação em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência da implantação
de Aprendizagem baseado em problemas (PBL), Simulação Realística, Estudo de Caso, Exame clínico objetivo estruturado por
estações (OSCE) nas disciplinas de práticas clínicas e estágio supervisionado do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro
Universitário Integrado de Campo Mourão/PR. Todos os docentes do curso foram treinados e capacitados durante o ano de
2017 e em 2018 ocorreu e implantação das novas metodologias. A implantação aconteceu com três turmas de que realizaram a
disciplina de práticas clínicas e uma turma que realizou a disciplina de estágio supervisionado em enfermagem. Toda mudança
gera adaptação dos atores envolvimento, mas quando todos estão cientes e compreende o processo, estas mudanças são
menos abruptas. Assim, ao realizar a implantação, foi feito oficina com os acadêmicos para melhor compreensão novo processo.
O instrumento de avaliação foi adequado às estas novas modalidades de aprendizagem e divido por competências, habilidade e
atitudes. Cada vez mais o perfil dos acadêmicos e das instituições tem se transformado nas últimas décadas e essas mudanças
impõem expectativas de desempenho cada vez mais elevadas. A mudança no processo de ensino aprendizagem não é um
trabalho fácil, pois busca a ruptura com os modelos de ensino tradicional. Faz-se necessário transformar o acadêmico em
protagonista de sua aprendizagem, para que seja desenvolvido o senso crítico diante do que é aprendido e competências para
relacionar os conhecimentos construídos ao que será vivenciado no mundo real.
A Implantação de um Ambulatório de Feridas no Município de São José dos Pinhais –
Paraná
Autores: GLAÍS PALUMBO ROLIM. INSTITUIÇÃO: PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
Palavras-chave: feridas; ambulatório
Introdução: Ferida é definida por ruptura na pele, em maior ou menor extensão. Sua cicatrização consiste em uma cascata de
eventos que interagem para que ocorra a reconstituição do tecido. São fatores que interferem na cicatrização: infecção, idade,
estado imunológico, sono, comorbidades, fatores psicosociais, entre outros. Nesse sentido, há um comprometimento da saúde
e qualidade de vida dos portadores de feridas. O enfermeiro possui conhecimento do processo saúde doença, realizando uma
assistência integral ao paciente. Conhecer o processo de cicatrização, empodera o enfermeiro especialista a indicar a terapia
adequada, reduzindo as hospitalizações. O tratamento no ambulatório de feridas se constitui em referência para a Atenção
Primária e contra-referência para a Atenção hospitalar, utilizando recursos humanos e materiais especializados. Objetivo: Relatar
a experiência da implantação de um ambulatório de feridas no município de São José dos Pinhais – PR. Método: Trata-se de
um relato de caso acerca da experiência na implantação de um ambulatório de feridas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Inicialmente, foi realizado o levantamento do número de pacientes portadores de feridas crônicas no Município, assim como
realizadas visitas domiciliares e nas Unidades de saúde, com a finalidade de realizar orientações, e identificar as dificuldades
encontradas no tratamento de feridas. Posteriormente, foram capacitados os Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF)
quanto à avaliação das feridas. A partir disso, foram elaborados fluxos de atendimento para encaminhamento de pacientes ao
ambulatório. Atualmente, o ambulatório de feridas do município conta com uma equipe composta por dois enfermeiros, sendo
uma estomaterapeuta e um dermatoterapeuta, um médico cirurgião vascular, um fisioterapeuta , uma auxiliar de enfermagem
, e uma nutricionista. Resultado: Em 2013, foram identificados 300 pacientes portadores de feridas crônicas no município. No
período de 2013 a maio de 2018, foram atendidos 616 pacientes, dos quais 80% concluíram tratamento; evasão de cerca de
5% . Atualmente, o ambulatório recebe pacientes das Unidades Básicas de Saúde, Especialidades e do hospital do município.
No sistema de ouvidoria da Secretaria de Saúde do município, o ambulatório teve avaliações positivas. Conclusão: Após a
implantação do Ambulatório de Feridas, notou-se redução nas internações, procura de Unidades de Pronto Atendimento, e
melhora na qualidade de vida dos pacientes.
408