Page 146 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: INTEGRALIDADE DO CUIDADO  EIXO: INTEGRALIDADE DO CUIDADO



                  A ORGANIZAÇÃO DA REDE DE SAÚDE BUCAL EM UMA REGIÃO DE SAÚDE DO PARANÁ


                  Autores: ALESSANDRA DE OLIVEIRA LIPPERT | Fernanda de Freitas Mendonça, Brígida Gimenez de Carvalho, Pablo Caldarelli.
                  Instituição: Universidade Estadual de Londrina / Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná

                  Palavras-chave: Cuidados odontológicos. Regionalização. Rede de Atenção à Saúde.
                  Para mudar a realidade dos sistemas de saúde fragmentados por muito tempo praticados, surge a proposta de organização
                  do atendimento por meio das redes de atenção à saúde (RAS). Em saúde bucal, este modelo de organização se mostra
                  favorecido pelo desenho atual da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), que busca formas de superar com qualidade a
                  fragmentação do sistema de saúde. O atendimento em rede favorece o acesso com continuidade assistencial, integralidade
                  da atenção e a utilização racional os recursos existentes. Neste contexto, em 2014 o estado do Paraná, implanta a Rede de
                  Atenção à Saúde Bucal (RASB). E ao se investigar a organização de uma RAS, torna-se imperioso compreender como os
                  pontos de atenção se distribuem no território, e definição de responsabilidades. Este estudo tem o objetivo de descrever a
                  organização da RASB no território da 20ª Regional de Saúde do Paraná, sob a perspectiva dos profissionais de Odontologia
                  que integram esta rede. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo. Foram realizadas entrevistas,
                  orientadas por um roteiro semiestruturado, no período de março e abril de 2019, e foram submetidos à análise de discurso.
                  Foram entrevistados 14 profissionais cirurgiões-dentistas, nove das unidades básicas de saúde (UBS) e cinco do Centro de
                  Especialidades Odontológicas (CEO). Os resultados permitiram identificar que há oferta de serviços de Odontologia presentes
                  na região, e se percebe pelos profissionais o conhecimento da RASB, dos pontos de atenção, e de suas responsabilidades.
                  Porém, a existência dos pontos não garante a existência da rede, deve-se analisar se as relações estabelecidas entre eles são
                  capazes de superar, com qualidade, a fragmentação do sistema de saúde na prática. Por fim, ainda são frágeis os mecanismos
                  que articulam as UBS e o CEO, com os serviços de alta complexidade, portanto, não é possível inferir que a RASB esteja
                  completamente estruturada na região. Além disso, um sistema com foco na atenção básica, requer que esta seja fortalecida,
                  a fim de não transformar demanda espontânea das UBS em referenciada ao CEO.





                  A EXPERIÊNCIA DA TERAPIA COMUNITÁRIA NA UNIVERSIDADE


                  Autores: JUCELEI PASCOAL BOARETTO | Lilian de Fátima Macedo Nellessen, Claudia Marcela Fazenda, Valéria Cristina Almeida de
                  Azevedo Barbosa, Eleine Aparecida Penha Martins. Instituição: Secretaria Municipal de Saude

                  Palavras-chave: Terapia comunitária. Universidade. Estudantes.
                  Complementares, vem de encontro a este tema pois trazem benefícios ao ser humano no controle da dor, transtorno da
                  ansiedade e melhoria da qualidade de vida. A Terapia Comunitária Integrativa é a única prática integrativa e complementar
                  genuinamente brasileira e dentro da universidade, pôde diminuir a ansiedade e a depressão dos estudantes universitários.
                  Objetivos: apreender as percepções de estudantes universitários de uma Universidade Estadual Pública sobre a prática
                  da Terapia Comunitária Integrativa. Método: Abordagem qualitativa, no qual, foi realizada a análise de conteúdo de Bardin,
                  após os cinco encontros de Terapia Comunitária Integrativa, buscando as percepções dos estudantes universitários. A coleta
                  de dados ocorreu no período de agosto/2018 a abril/2019. Resultados e Discussão: Participaram das sessões de Terapia
                  Comunitária Integrativa 25 estudantes do Centro de Ciências da Saúde de graduação e pós-graduação de uma Universidade
                  Estadual Pública do Sul do País e, entre as percepções dos mesmos, houve contribuição na melhoria dos níveis de ansiedade
                  e depressão, conforme o relato de cada participante, devidamente registrado e analisado. Conclusão: A Terapia Comunitária
                  Integrativa  contribui  na  diminuição  dos  níveis  de  ansiedade  e  depressão  em  estudantes.  Compreende-se  que  a Terapia
                  Comunitária Integrativa pode ser considerada, uma ferramenta importante para auxílio ao cuidado de saúde no ambiente
                  estudantil. Este estudo está vinculado ao projeto intitulado “O uso das práticas integrativas complementares – PICS - no
                  município de Londrina UEL/Prefeitura de Londrina,” com CAAE: 82757417.7.0000.5231 e Número do Parecer: 2.682.912.












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