Page 146 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: INTEGRALIDADE DO CUIDADO EIXO: INTEGRALIDADE DO CUIDADO
A ORGANIZAÇÃO DA REDE DE SAÚDE BUCAL EM UMA REGIÃO DE SAÚDE DO PARANÁ
Autores: ALESSANDRA DE OLIVEIRA LIPPERT | Fernanda de Freitas Mendonça, Brígida Gimenez de Carvalho, Pablo Caldarelli.
Instituição: Universidade Estadual de Londrina / Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná
Palavras-chave: Cuidados odontológicos. Regionalização. Rede de Atenção à Saúde.
Para mudar a realidade dos sistemas de saúde fragmentados por muito tempo praticados, surge a proposta de organização
do atendimento por meio das redes de atenção à saúde (RAS). Em saúde bucal, este modelo de organização se mostra
favorecido pelo desenho atual da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), que busca formas de superar com qualidade a
fragmentação do sistema de saúde. O atendimento em rede favorece o acesso com continuidade assistencial, integralidade
da atenção e a utilização racional os recursos existentes. Neste contexto, em 2014 o estado do Paraná, implanta a Rede de
Atenção à Saúde Bucal (RASB). E ao se investigar a organização de uma RAS, torna-se imperioso compreender como os
pontos de atenção se distribuem no território, e definição de responsabilidades. Este estudo tem o objetivo de descrever a
organização da RASB no território da 20ª Regional de Saúde do Paraná, sob a perspectiva dos profissionais de Odontologia
que integram esta rede. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo. Foram realizadas entrevistas,
orientadas por um roteiro semiestruturado, no período de março e abril de 2019, e foram submetidos à análise de discurso.
Foram entrevistados 14 profissionais cirurgiões-dentistas, nove das unidades básicas de saúde (UBS) e cinco do Centro de
Especialidades Odontológicas (CEO). Os resultados permitiram identificar que há oferta de serviços de Odontologia presentes
na região, e se percebe pelos profissionais o conhecimento da RASB, dos pontos de atenção, e de suas responsabilidades.
Porém, a existência dos pontos não garante a existência da rede, deve-se analisar se as relações estabelecidas entre eles são
capazes de superar, com qualidade, a fragmentação do sistema de saúde na prática. Por fim, ainda são frágeis os mecanismos
que articulam as UBS e o CEO, com os serviços de alta complexidade, portanto, não é possível inferir que a RASB esteja
completamente estruturada na região. Além disso, um sistema com foco na atenção básica, requer que esta seja fortalecida,
a fim de não transformar demanda espontânea das UBS em referenciada ao CEO.
A EXPERIÊNCIA DA TERAPIA COMUNITÁRIA NA UNIVERSIDADE
Autores: JUCELEI PASCOAL BOARETTO | Lilian de Fátima Macedo Nellessen, Claudia Marcela Fazenda, Valéria Cristina Almeida de
Azevedo Barbosa, Eleine Aparecida Penha Martins. Instituição: Secretaria Municipal de Saude
Palavras-chave: Terapia comunitária. Universidade. Estudantes.
Complementares, vem de encontro a este tema pois trazem benefícios ao ser humano no controle da dor, transtorno da
ansiedade e melhoria da qualidade de vida. A Terapia Comunitária Integrativa é a única prática integrativa e complementar
genuinamente brasileira e dentro da universidade, pôde diminuir a ansiedade e a depressão dos estudantes universitários.
Objetivos: apreender as percepções de estudantes universitários de uma Universidade Estadual Pública sobre a prática
da Terapia Comunitária Integrativa. Método: Abordagem qualitativa, no qual, foi realizada a análise de conteúdo de Bardin,
após os cinco encontros de Terapia Comunitária Integrativa, buscando as percepções dos estudantes universitários. A coleta
de dados ocorreu no período de agosto/2018 a abril/2019. Resultados e Discussão: Participaram das sessões de Terapia
Comunitária Integrativa 25 estudantes do Centro de Ciências da Saúde de graduação e pós-graduação de uma Universidade
Estadual Pública do Sul do País e, entre as percepções dos mesmos, houve contribuição na melhoria dos níveis de ansiedade
e depressão, conforme o relato de cada participante, devidamente registrado e analisado. Conclusão: A Terapia Comunitária
Integrativa contribui na diminuição dos níveis de ansiedade e depressão em estudantes. Compreende-se que a Terapia
Comunitária Integrativa pode ser considerada, uma ferramenta importante para auxílio ao cuidado de saúde no ambiente
estudantil. Este estudo está vinculado ao projeto intitulado “O uso das práticas integrativas complementares – PICS - no
município de Londrina UEL/Prefeitura de Londrina,” com CAAE: 82757417.7.0000.5231 e Número do Parecer: 2.682.912.
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