Page 153 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: PANDEMIA



                IMPLANTAÇÃO DO ATENDIMENTO ONLINE DIANTE DA PANDEMIA – COVID 19- NUMA
                INSTITUIÇÃO VINCULADA AO SUS

                Autores: CRISTINA DE JESUS CARVALHO ALMEIDA | Maribél de Salles de Melo. Instituição: Centro Interdisciplinar de Avaliação e
                Tratamento dos Problemas do Desenvolvimento- Espaço Escuta

                Palavras-chave: Atendimento online. Psicanálise. COVID-19.
                O presente trabalho se propõe a apresentar a implantação do atendimento online diante da pandemia de Covid 19 no Centro
                Interdisciplinar de Avaliação e Tratamento dos Problemas do Desenvolvimento –ESPAÇO ESCUTA, na cidade de Londrina - PR.
                Fundada em 2001, desde 2007 a instituição contribui com o município no trabalho com a Intervenção Precoce. Atende atualmente
                90 crianças e suas famílias pelo convênio com a Autarquia Municipal de Saúde. No dia 18 de março de 2020 com o distanciamento
                social indicado pelo Governo Federal, a direção clinica da instituição, seguindo a orientação da OMS e dos Conselhos de Classe
                dos profissionais iniciou o atendimento online, reinventado novas e possíveis formas de dar seguimento ao trabalho já direcionado
                a cada criança e sua família. A direção clinica inicialmente convocou reuniões online para estruturar essa nova etapa onde foram
                construídos documentos para orientar esse funcionamento e para enviar as famílias e a cada profissional. A Instituição atende
                bebês  e  crianças  com  diagnóstico  médico  de  autismo,  hiperatividade,  síndromes,  prematuridade  e  riscos  psíquicos  para  o
                desenvolvimento global, diagnósticos muito delicados que envolvem atraso na linguagem ou falta de contato, muitas crianças
                não falam, não brincam e não tem interesse pelo brincar, o que trouxe muitas angústias e preocupações para a equipe diante da
                possibilidade de realizar os atendimentos online, mas as respostas a essa proposta tem sido surpreendentes, pois as crianças ao
                verem seus profissionais na “tela” que eles tanto gostam e pessoas que são importantes para eles tem um sorriso estampado seja
                pela surpresa, seja pela alegria. Tela que ao contrário das que estão acostumados, agora possibilita uma interação, um brincar
                e algumas trocas. Outro ponto significativo que favorece a continuidade do tratamento é o fato da instituição desenvolver um
                trabalho também com os pais e familiares, isso faz com que esses se sintam acolhidos e aceitem bem essa proposta. Concluindo
                consideramos não ter a mesma eficácia do atendimento presencial, nem substitui-lo, mas pode vir à complementar os tratamentos
                no futuro, também verificamos que, mesmo diferente, foi possível manter as modalidades de atendimentos construídas pela
                instituição ao longo destes anos e foi fundamental para manter a assistência aos pacientes vinculados ao Sistema Único de Saúde.



                CAPACITAÇÃO SOBRE COVID-19 PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE UMA UNIDADE
                BÁSICA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA-PR

                Autores: REGHIANY CRISTHIANY BRACHTVOGEL | Maria Eduarda Romanin Seti, Pablo Guilherme Caldarelli. Instituição: Universidade
                Estadual de Londrina (UEL)

                Palavras-chave: Coronavírus. Saúde pública. Educação em saúde. Atenção Primária à Saúde.
                Caracterização do problema: Trabalhadores de serviços de saúde estão expostos diariamente a riscos biológicos com materiais
                infectados, substâncias corporais, suprimentos, dispositivos, equipamentos e superfícies contaminadas. Todo trabalhador deve
                estar capacitado, não apenas para a sua proteção, mas também para realizar o enfrentamento a pandemia da COVID-19. Nesse
                sentido, uma ação com tal propósito se caracteriza como uma estratégia importante para os processos de trabalho nos serviços
                de saúde. Diante disso, se faz necessário o treinamento das equipes na Atenção Básica (AB), no âmbito do Sistema Único de Saúde
                (SUS). Fundamentação teórica: A educação dos trabalhadores de serviços de saúde é fator essencial para o desenvolvimento
                da sociedade que vive em constantes transformações, fazendo-se necessária a Educação Permanente em Saúde (EPS). A EPS
                se caracteriza como um contínuo de ações de trabalho-aprendizagem, que parte de uma situação existente (situação-problema),
                dirigindo-se  a  transformá-la  em  uma  situação  desejada.  Descrição da experiência:  Trata-se  de  uma  ação  desenvolvida  por
                residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Londrina (UEL) inseridos
                em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na região Sul de Londrina-PR. No primeiro momento houve uma revisão
                documental, a fim de selecionar materiais sobre o manejo da COVID-19 e o uso adequado de EPI (Equipamento de Proteção
                Individual) para adequá-los à realidade vivenciada na AB. No segundo momento, os residentes realizaram a capacitação para os
                profissionais da UBS. Foram convidados todos os profissionais que atuam na unidade (equipes de Enfermagem e Odontologia;
                médicos; profissionais da limpeza; auxiliares administrativos e agentes comunitários de saúde). Os profissionais foram divididos em
                pequenos grupos, para evitar aglomerações, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a aula se deu de modo expositivo-
                participativo. Efeitos alcançados: A proposta se mostrou relevante, pois houve a troca de informações e conhecimento entre os
                trabalhadores. Contudo, por se tratar de um tema atual, dinâmico e ainda em pesquisa, tornam-se necessárias ações contínuas de
                EPS sobre a temática. Recomendações: É iminente a necessidade de realizar capacitações sobre o novo conoravírus e a COVID-19
                para os profissionais da saúde da AB, considerando que estes se encontram na porta de entrada preferencial dos serviços de
                saúde do SUS.



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