Page 149 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     em  mídias  sociais  conteúdos  escritos  e  vídeos  com  informações  científicas  de  qualidade,
                     voltados  ao  enfrentamento  do  distanciamento  social,  ao  autocuidado,  às  mudanças  de
                     hábitos de vida e ao bem estar geral. Descrição da experiência: O grupo de estudos foi
                     criado no início da pandemia com o objetivo de divulgar materiais voltados para educação em
                     saúde  atuando  em  duas  frentes  específicas,  uma  sobre  educação  em  dor  e  outra  de
                     educação  em  COVID-19.  Foram  produzidos  conteúdos  digitais  utilizando  ferramentas
                     tecnológicas como InshotEditor e Vimeo para produção de vídeos digitais; Pinterest e Canva
                     para produção de áudios, animações e material infográfico. Em relação à visibilidade das
                     redes,  utilizando  o  recurso  do  Instagram  chamado  insights,  observamos  a  média  de
                     aproximadamente 165 perfis alcançados, 221 impressões e 24 curtidas por publicação. O
                     perfil criado possui ao todo 342 seguidores e os assuntos que geraram maior interesse foram
                     relacionados a síndrome pós-covid, vacinas, os tipos de dor crônica e a prática de exercícios
                     na dor crônica. Reflexão sobre a experiência: A educação em saúde é vista como um meio
                     para alcançar e disseminar maior conhecimento para compreensão da população acerca do
                     seu  estado  de  saúde.  A  utilização  da  tecnologia  e  a  sua  rapidez  de  propagação  de
                     informações  permite  um  alcance  muito  maior  e  mais  rápido  a  toda  população.
                     Recomendações: Estudos que investigam o impacto da educação em saúde através das
                     redes sociais neste momento de pandemia devem ser recomendados para que seja possível
                     elucidar as melhores estratégias de informação ao cuidado em saúde para o usuário.


                     PERCEPÇÕES  DA  PRÁTICA  DO  SERVIÇO  SOCIAL  NAS  VIDEOCHAMADAS

                     Autores:  VALÉRIA  PACHECO  DE  AZEVEDO  DOS  SANTOS  |  VIVIAN  BERTE  LEITE;
                     ROSANGELA  LIDIA  GEQUELIN;  GISELE  DE  LOURDES  VOROBI;  THAYS  EVELIM  DE
                     SOUZA MENDES DEMETINO. Instituição: FEAS - Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns

                     Palavras-chave: Comunicação; Direito; Empatia.
                     Caracterização do problema: Com o início da Pandemia por Covid-19, os serviços de saúde
                     se viram no dever de criar estratégias para inibir o potencial de transmissão do novo vírus,
                     não sendo possível a presença da família no ambiente hospitalar. Com isso, a participação
                     da  família  passou  a  ser  através  da  tecnologia.  Justificativa:  Visando  um  atendimento
                     humanizado,  observa-se  a  necessidade  de  implantar  uma  ação  que  viabilize  o  direito  do
                     paciente e familiar de comunicação, mesmo que neste momento não seja viável o contato
                     físico em virtude da Pandemia. Sendo assim, nasce o projeto visita online, o qual por meio de
                     videochamadas o paciente e seus familiares estabelecem contato visual, auditivo e afetivo.
                     Objetivos:  Criar  um  ambiente  acolhedor,  com  ações  que  estabeleçam  a  comunicação  e
                     prestar  um  atendimento  humanizado  para  o  paciente  e  família,  mesmo  em  tempos  de
                     Pandemia.  Descrição  da  Experiência:  As  videochamadas  realizadas  pelos  Assistentes
                     Sociais  ocorrem  com  o  Tablet  em  mãos  (envolto  em  papel  filme),  estando  os  mesmos
                     paramentados,  adentram  nos  quartos,  apresentam-se  aos  pacientes  e  estabelecem  a
                     comunicação  entre  os  envolvidos.  São  realizadas  em  média  10  videochamadas/dia,  com
                     duração de 5 a 10 minutos. Reflexão sobre a experiência e Recomendações: De posse do
                     Tablet e de um imenso compromisso, respeito e amor pelo trabalho, os Assistentes Sociais
                     seguem para as Enfermarias onde se deparam com histórias, olhares, lágrimas, sorrisos e
                     com emoções variadas. Isto é visível no momento em que se transcorre a videochamada,
                     inclusive  quando  esta  se  encerra,  onde  os  semblantes,  do  familiar  e  do  paciente, tomam
                     formas mais vívidas e serenas. É o momento de acolhida e amparo para o paciente, e para o
                     profissional,  é  um  rico momento,  onde  vários  Instrumentais  Técnicos Operativos  e  outras
                     formas  de  intervenção  na  práxis  do  Serviço  Social  são  identificados,  como:  acolhida,
                     entrevista, observação e ações multidisciplinares, em muitos casos, até mesmo uma espécie
                     de visita domiciliar online, devido o profissional interagir com a família, ampliando seu olhar
                     frente  a  realidade  vivenciada  pelo  paciente  em  sua  conjuntura  familiar,  culminando  em
                     intervenções  com  maior  eficácia  e  qualidade.  Para  que  haja  constância  e  efetividade,  é
                     necessário que o profissional estipule horários definidos para o atendimento e conte com uma
                     organização prévia.
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