Page 153 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     assistenciais convergentes à distribuição dos insumos e estas baseadas na Lei nº 11.347 de
                     27  de  setembro  de  2006  que  dispõe  sobre  a  distribuição  de  medicamentos  e  materiais
                     necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar e na Portaria nº 2583 de 10
                     de outubro de 2007 que define o elenco de medicamentos e insumos disponibilizados pelo
                     Sistema Único de Saúde aos usuários portadores de Diabetes. Desta forma, o processo foi
                     pautado  não  somente  na  distribuição  de  fitas  reagentes,  monitores  e  correlatos,  mas,
                     especialmente, na orientação da forma certa de cuidado, direcionada para o paciente certo,
                     na  hora  certa,  com  o  custo  certo.  Merece  destaque  neste  processo,  a  descrição  de  um
                     software  de  gestão  de  dados  logísticos  e  assistenciais  totalmente  customizado  as
                     necessidades do município e completamente descentralizado com acessos locais, distritais e
                     gerenciais, indistintamente. A empresa vencedora do certame aplicou a valiosa tecnologia em
                     todas  as  unidades  de  saúde  do  município.  Assim,  a  Secretaria  de  Saúde  de  Curitiba,
                     conseguiu definir o universo dos pacientes que possuíam indicação de auto monitoramento
                     da sua glicemia e para os quais o agravamento da doença pode afetar significativamente a
                     sua saúde, pois o software de gestão logística e assistencial mostrou ser um exponencial
                     adjuvante  neste  cuidado.  Especialmente,  no  enfrentamento  da  pandemia  causada  pelo
                     SARS-COV 2, e por serem os diabéticos pacientes de alto risco para a doença causada pelo
                     vírus,  contar  com  esta  tecnologia  tem  sido  importantíssimo  para  a  gestão  pública  local,
                     intensificando este cuidado.


                     IMPLANTAÇÃO  DE  FERRAMENTA  NA  15ª  RS  NO  APOIO  DA  TOMADA  DE  DECISÃO
                     FRENTE A COVID-19

                     Autores: GREICY  CEZAR  DO  AMARAL  |  MARCELO O.  R  ABREU; MARCO  A. V  LEAL,
                     VALENTIM  SALA  JUNIOR,  ENIUCE  M.  DE  SOUZA,  PAULO  C.  OSSANI.  Instituição:
                     SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE - 15ª REGIONAL DE SAUDE

                     Palavras-chave: Tomada de Decisão; Ferramenta; Gestão; Covid19
                     1.  CARACTERIZAÇÃO  DO  PROBLEMA  A  15ª  RS  abrange  trinta  municípios  da  Região
                     Noroeste com uma população estimada de 816.771 habitantes. Maringá é município-sede da
                     regional e também da Macrorregião Noroeste, que abrange cinco regionais e 115 municípios
                     com uma população total estimada de 1.868.764, sendo referência para a alta complexidade
                     da Covid 19. 2. JUSTIFICATIVA A par dessas considerações, suscitou-se a questão problema:
                     que ferramenta estratégica eficaz para que gestores municipais tomem as melhores decisões
                     em tempos de pandemia? 3. OBJETIVOS Buscando responder a esse questionamento, este
                     relato de experiência tem por objetivo abordar a relevância de ferramentas estratégicas para
                     os gestores na tomada de decisão frente ao aumento no número de casos do novo Corona
                     vírus ao longo do tempo, e dessa forma coordenar, planejar e executar medidas para controle.
                     4. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA A plataforma foi criada pelo departamento de estatística
                     e matemática da Universidade Estadual de Maringá em parceria com profissionais da 15º RS,
                     sendo alimentada pelos municípios conforme chegada das notificações. Os profissionais e os
                     secretários  da  saúde  dos  30  municípios  foram  capacitados  para  o  uso  da  plataforma,
                     mostrando  a  evolução  dos  casos  e  identificando  os  riscos  perante  a  pandemia  e  a
                     individualidade  de  cada  local.  5.  REFLEXÃO  SOBRE  A  EXPERIÊNCIA  E
                     RECOMENDAÇÕES  As  fragilidades  encontradas  foram  no  início  da  implantação  do
                     dashboard, foi devido à dificuldade no domínio matemático e estatístico de intepretação dos
                     dados  e  ainda  a  funcionalidade  da  plataforma  e  de  como  disseminá-la.  No  princípio  a
                     plataforma era restrita ao gestor municipal e para seus apoiadores, após foi aberto o acesso.
                     O painel permite analisar os impactos das tomadas de decisão, dando respaldo para medidas
                     futuras de enfrentamento. Atualmente o painel auxilia não só os municípios no enfretamento
                     ao  novo  corona  vírus,  como  também  a  imprensa,  fornecendo  informações  em  tempo  real
                     tornando-se uma assertiva dinâmica.
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