Page 153 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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assistenciais convergentes à distribuição dos insumos e estas baseadas na Lei nº 11.347 de
27 de setembro de 2006 que dispõe sobre a distribuição de medicamentos e materiais
necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar e na Portaria nº 2583 de 10
de outubro de 2007 que define o elenco de medicamentos e insumos disponibilizados pelo
Sistema Único de Saúde aos usuários portadores de Diabetes. Desta forma, o processo foi
pautado não somente na distribuição de fitas reagentes, monitores e correlatos, mas,
especialmente, na orientação da forma certa de cuidado, direcionada para o paciente certo,
na hora certa, com o custo certo. Merece destaque neste processo, a descrição de um
software de gestão de dados logísticos e assistenciais totalmente customizado as
necessidades do município e completamente descentralizado com acessos locais, distritais e
gerenciais, indistintamente. A empresa vencedora do certame aplicou a valiosa tecnologia em
todas as unidades de saúde do município. Assim, a Secretaria de Saúde de Curitiba,
conseguiu definir o universo dos pacientes que possuíam indicação de auto monitoramento
da sua glicemia e para os quais o agravamento da doença pode afetar significativamente a
sua saúde, pois o software de gestão logística e assistencial mostrou ser um exponencial
adjuvante neste cuidado. Especialmente, no enfrentamento da pandemia causada pelo
SARS-COV 2, e por serem os diabéticos pacientes de alto risco para a doença causada pelo
vírus, contar com esta tecnologia tem sido importantíssimo para a gestão pública local,
intensificando este cuidado.
IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTA NA 15ª RS NO APOIO DA TOMADA DE DECISÃO
FRENTE A COVID-19
Autores: GREICY CEZAR DO AMARAL | MARCELO O. R ABREU; MARCO A. V LEAL,
VALENTIM SALA JUNIOR, ENIUCE M. DE SOUZA, PAULO C. OSSANI. Instituição:
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE - 15ª REGIONAL DE SAUDE
Palavras-chave: Tomada de Decisão; Ferramenta; Gestão; Covid19
1. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA A 15ª RS abrange trinta municípios da Região
Noroeste com uma população estimada de 816.771 habitantes. Maringá é município-sede da
regional e também da Macrorregião Noroeste, que abrange cinco regionais e 115 municípios
com uma população total estimada de 1.868.764, sendo referência para a alta complexidade
da Covid 19. 2. JUSTIFICATIVA A par dessas considerações, suscitou-se a questão problema:
que ferramenta estratégica eficaz para que gestores municipais tomem as melhores decisões
em tempos de pandemia? 3. OBJETIVOS Buscando responder a esse questionamento, este
relato de experiência tem por objetivo abordar a relevância de ferramentas estratégicas para
os gestores na tomada de decisão frente ao aumento no número de casos do novo Corona
vírus ao longo do tempo, e dessa forma coordenar, planejar e executar medidas para controle.
4. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA A plataforma foi criada pelo departamento de estatística
e matemática da Universidade Estadual de Maringá em parceria com profissionais da 15º RS,
sendo alimentada pelos municípios conforme chegada das notificações. Os profissionais e os
secretários da saúde dos 30 municípios foram capacitados para o uso da plataforma,
mostrando a evolução dos casos e identificando os riscos perante a pandemia e a
individualidade de cada local. 5. REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA E
RECOMENDAÇÕES As fragilidades encontradas foram no início da implantação do
dashboard, foi devido à dificuldade no domínio matemático e estatístico de intepretação dos
dados e ainda a funcionalidade da plataforma e de como disseminá-la. No princípio a
plataforma era restrita ao gestor municipal e para seus apoiadores, após foi aberto o acesso.
O painel permite analisar os impactos das tomadas de decisão, dando respaldo para medidas
futuras de enfrentamento. Atualmente o painel auxilia não só os municípios no enfretamento
ao novo corona vírus, como também a imprensa, fornecendo informações em tempo real
tornando-se uma assertiva dinâmica.