Page 155 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     acolhimento dos pertences dos pacientes dentro do hospital, identificaram uma oportunidade
                     de melhoria no centro cirúrgico, que realiza em média 680 cirurgias por mês e gera 300Kg de
                     SMS. Para viabilizar a proposta em um hospital público, e projetar as sacolas, as alunas de
                     Design de moda iniciaram com uma análise do material e uma investigação em relação às
                     necessidades reais e operacionais do produto a ser projetado, a partir de entrevistas com
                     profissionais do hospital. Em seguida, foram produzidos 4 protótipos de bolsas, considerando
                     as necessidades hospitalares, a ergonomia, o volume dos pertences, a higiene, a segurança,
                     complexidade  de  produção,  além  da  extensão  do  ciclo  de  vida  do  produto,  com  a
                     possibilidade  de  uso  em  ambiente  não  hospitalar.  Outra  consideração  importante  foi  a
                     confecção das sacolas, que será feita a partir de uma parceria com os apenados da sistemas
                     prisional, que são vulneráveis no contexto social e serão beneficiados diretamente por meio
                     do ateliê criativo, com a interação multidisciplinar, capacitação da equipe para confecção das
                     bolsas e os mesmos têm a remição da pena. Por fim, após a avaliação dos protótipos pela
                     equipe  hospitalar,  e  a  definição  sacola  mais  adequada,  é  possível  a  translação  de
                     conhecimentos dos alunos para capacitar a equipe por meio de material didático e oficinas
                     mensais. Em suma, estima-se que 8.600 pacientes anualmente tem potencial de receber as
                     sacolas  que  carregam  diversos  atores  até  o  seu  objetivo  final,  além  dos  princípios  de
                     sustentabilidade social e ambiental.


                     MOMENTO "SAFETY": USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA DISSEMINAÇÃO DE
                     CONTEÚDOS  CIENTÍFICOS  VOLTADOS  AO  ENFRENTAMENTO  DA  COVID-19

                     Autores:  EDUARDA  PINHEIRO  PARREIRA  |  ADIERMISON  PEREIRA  DA  SILVA;  JÚLIA
                     BRAMBILLA  CASTELETTI;  LAURA  CHUEIRE  CIANCA;  MARSELLE  NOBRE  DE
                     CARVALHO;  RAQUEL  CORREA  MONTEIRO.  Instituição:  Universidade  Estadual  de
                     Londrina (UEL)

                     Palavras-chave: Acesso à Informação; Mídia Audiovisual; Infecções por Coronavírus.
                     Em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia da Covid-
                     19.  Em  resposta  a  essa  crise  de  saúde  pública,  estabeleceu-se  um  projeto  de  extensão
                     universitária na cidade de Londrina-PR para disseminar conteúdos baseados em evidências
                     científicas a fim de conscientizar a população quanto às medidas de combate a essa nova
                     doença. Os materiais produzidos desde o princípio eram veiculados nas redes sociais do
                     projeto  em  forma  de  postagens  textuais.  Após  um  ano  de  produção  identificou-se  a
                     possibilidade de investir em novas estratégias e resursos para diversificar a maneira como a
                     informação era veiculada ao público. Assim, o alcance poderia ser ampliado e a compreensão
                     simplificada.  Criou-se,  dentro  do  projeto,  uma  “webserie”  de  animações  curtas  chamada
                     “Momento  Safety”,  cujo  principal  objetivo  é  disseminar,  a  partir  de  recursos  audiovisuais,
                     informações de qualidade, fácil interpretação e que fomentassem o interesse por parte do
                     público. A produção do Momento Safety teve como início a redação dos roteiros que eram
                     baseados em fontes governamentais e ministeriais. Dentre os assuntos abordados tem-se:
                     quadro clínico da doença, medidas restritivas, variantes e imunização. O roteiro pronto era
                     encaminhado para corretores especialistas na área referente a cada tema. Após validada, a
                     matéria  era  estruturada  como  um  texto  explicativo  e  oratório  para  ser,  posteriormente,
                     gravada.  Essas  gravações  eram  submetidas  e  trabalhadas  em  programa  de  computador
                     gratuito,  para  então  dar-se  início  à  edição  e  montagem  do  vídeo.  Para  isso,  utilizou-se
                     elementos visuais e animações disponibilizadas em programa digital pago. Depois de prontos,
                     os vídeos eram postados nas redes sociais aos domingos. No total foram produzidos dez
                     vídeos  de  duração  entre  3  e  7  minutos.  Esse  novo  recurso  audiovisual  aumentou
                     expressivamente  o  interesse  e  a  compreensão  sobre  a  temática  exposta,  auxiliando  na
                     adesão profilática e valorizando a importância da saúde baseada em evidência de maneira
                     didática  e  acessível.  Ademais,  auxiliou  na  propagação  de  informações  qualificadas
                     veiculadas  pelas  organizações  científicas  e  contribuiu  para  o  combate  às  “fake  news”,
                     promovendo a saúde pessoal e a segurança coletiva.
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