Page 156 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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APLICATIVO “MEU PEQUENO PREMATURO”: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM
SAÚDE (EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL)
Autores: CAROLINE GIANNA DA SILVA | CRISTINA IDE FUJINAGA; GABRIELA RIBAS
CAMPOS; MANOELLA BARROS; MARIA EDUARDA GROCHOLSKI; MARIANA
FRIEDRICH. Instituição: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste
Palavras-chave: Educação em Saúde; Pesquisa Interdisciplinar; Tecnologia da Informação
O aplicativo “Meu Pequeno Prematuro” é fruto de uma dissertação de Mestrado e seu
conteúdo foi construído para responder as principais dúvidas apresentadas pelos familiares
de recém-nascidos prematuros com relação aos cuidados após a alta hospitalar. Estimular a
educação em saúde é uma forma de instrumentalizar os pais na aquisição de habilidades
para oferecer a melhor assistência possível aos seus bebês em domicílio. A tecnologia tem
assumido um lugar de destaque nos últimos anos no que diz respeito a novos instrumentos
de educação em saúde. O desenvolvimento de aplicativos móveis por profissionais que
conhecem as reais necessidades de seus usuários finais é primordial para que os pacientes
possam receber informações práticas fundamentadas em pesquisas. O objetivo da pesquisa
foi desenvolver o design de interface gráfica dos conteúdos técnicos do aplicativo,
correspondendo à “tradução” do conhecimento técnico cientifico levantado para o
desenvolvimento deste aplicativo para uma linguagem acessível para os familiares de bebês
prematuros. Trata-se de uma pesquisa metodológica associada aos conceitos do Design
Science Research. Este estudo foi realizado por uma equipe interdisciplinar, entrelaçando as
áreas de saúde, expressão gráfica e tecnologia da informação e comunicação. Os temas
trabalhados na interface com a infografia foram os grandes temas que constituem o aplicativo
“Meu Pequeno Prematuro”: alimentação, higiene, sentimentos e saúde. Esta pesquisa
proporcionou que todo o conteúdo teórico do aplicativo “Meu Pequeno Prematuro” fosse
reduzido a ícones simbólicos que facilitam a leitura das informações contidas neste
instrumento de educação em saúde, tornando-o mais acessível ao seu público-alvo. Acredita-
se que tal dispositivo seja bastante útil no contexto atual, de isolamento social imposto pela
COVID 19. O projeto apresentado possui relevância para o desenvolvimento científico e
tecnológico na dimensão da área da saúde, com especial ênfase nas políticas públicas de
humanização do cuidado, no desenvolvimento de tecnologias assistivas e na saúde da
criança. Os resultados servem de subsídios para gestão em saúde e assistência à temática
da neonatologia, causando impactos nos indicadores de morbimortalidade infantil,
crescimento e desenvolvimento infantil e de redes de apoio à saúde. Após a validação de
aparência espera-se que o aplicativo “Meu Pequeno Prematuro” seja disponibilizado na
plataforma Play Store para download em aparelhos mobile.
DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADO A
COVID - 19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores: ANA CRISTINA ONISKO | ADRIELE SANTOS SOBUTKA; CAROLINA PAULA DE
ALMEIDA; CHRISTIANE RIEDI DANIEL; MARINA PEGORARO BARONI; SANDRA MARA
GUSE SCÓS VENSKE. Instituição: Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
Palavras-chave: Covid-19; Aplicativo; Desenvolvimento.
Caracterização do problema: Desde a instalação da pandemia pela COVID em 2019, os
casos acometidos já ultrapassam 168 milhões no mundo. Como estratégia para conter o
vírus, medidas restritivas e de distanciamento social foram adotadas. No entanto, o
afastamento tem gerado efeitos colaterais que impactam na saúde e na qualidade de vida,
entre eles a inatividade física, ganho de peso, insônia, ansiedade e depressão, piora da
função respiratória e agudizações de condições crônicas. Neste contexto, estratégias não
farmacológicas devem ser incentivadas a fim de minimizar tais efeitos. Justificativa: Tendo
em vista as medidas protetivas executadas incorretamente, além dos impactos do
distanciamento, ficou visível a necessidade de ampliação de estratégias de educação em
saúde, ou seja, divulgação de informações científicas relevantes, de forma prática a fim de
conscientizar e promover melhor qualidade da saúde da população. Objetivos: Desse modo,