Page 156 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     APLICATIVO  “MEU  PEQUENO  PREMATURO”:  ESTRATÉGIA  DE  EDUCAÇÃO  EM
                     SAÚDE (EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL)

                     Autores:  CAROLINE  GIANNA  DA  SILVA  |  CRISTINA  IDE  FUJINAGA;  GABRIELA  RIBAS
                     CAMPOS;  MANOELLA  BARROS;  MARIA  EDUARDA  GROCHOLSKI;  MARIANA
                     FRIEDRICH.  Instituição:  UNICENTRO  -  Universidade  Estadual  do  Centro-Oeste

                     Palavras-chave: Educação em Saúde; Pesquisa Interdisciplinar; Tecnologia da Informação
                     O  aplicativo  “Meu  Pequeno  Prematuro”  é  fruto  de  uma  dissertação  de  Mestrado  e  seu
                     conteúdo foi construído para responder as principais dúvidas apresentadas pelos familiares
                     de recém-nascidos prematuros com relação aos cuidados após a alta hospitalar. Estimular a
                     educação em saúde é uma forma de instrumentalizar os pais na aquisição de habilidades
                     para oferecer a melhor assistência possível aos seus bebês em domicílio. A tecnologia tem
                     assumido um lugar de destaque nos últimos anos no que diz respeito a novos instrumentos
                     de  educação  em  saúde.  O  desenvolvimento  de  aplicativos  móveis  por  profissionais  que
                     conhecem as reais necessidades de seus usuários finais é primordial para que os pacientes
                     possam receber informações práticas fundamentadas em pesquisas. O objetivo da pesquisa
                     foi  desenvolver  o  design  de  interface  gráfica  dos  conteúdos  técnicos  do  aplicativo,
                     correspondendo  à  “tradução”  do  conhecimento  técnico  cientifico  levantado  para  o
                     desenvolvimento deste aplicativo para uma linguagem acessível para os familiares de bebês
                     prematuros.  Trata-se  de  uma  pesquisa  metodológica  associada  aos  conceitos  do  Design
                     Science Research. Este estudo foi realizado por uma equipe interdisciplinar, entrelaçando as
                     áreas de saúde, expressão gráfica e tecnologia  da informação e comunicação. Os temas
                     trabalhados na interface com a infografia foram os grandes temas que constituem o aplicativo
                     “Meu  Pequeno  Prematuro”:  alimentação,  higiene,  sentimentos  e  saúde.  Esta  pesquisa
                     proporcionou  que  todo  o  conteúdo  teórico  do  aplicativo  “Meu  Pequeno  Prematuro”  fosse
                     reduzido  a  ícones  simbólicos  que  facilitam  a  leitura  das  informações  contidas  neste
                     instrumento de educação em saúde, tornando-o mais acessível ao seu público-alvo. Acredita-
                     se que tal dispositivo seja bastante útil no contexto atual, de isolamento social imposto pela
                     COVID  19.  O  projeto  apresentado  possui  relevância  para  o  desenvolvimento  científico  e
                     tecnológico na dimensão da área da saúde, com especial ênfase nas políticas públicas de
                     humanização  do  cuidado,  no  desenvolvimento  de  tecnologias  assistivas  e  na  saúde  da
                     criança. Os resultados servem de subsídios para gestão em saúde e assistência à temática
                     da  neonatologia,  causando  impactos  nos  indicadores  de  morbimortalidade  infantil,
                     crescimento e desenvolvimento infantil e de redes de apoio à saúde. Após a validação de
                     aparência  espera-se  que  o  aplicativo  “Meu  Pequeno  Prematuro”  seja  disponibilizado  na
                     plataforma Play Store para download em aparelhos mobile.


                     DESENVOLVIMENTO  DE  UM  APLICATIVO  DE  EDUCAÇÃO  EM  SAÚDE  VOLTADO  A
                     COVID - 19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

                     Autores: ANA CRISTINA ONISKO | ADRIELE SANTOS SOBUTKA; CAROLINA PAULA DE
                     ALMEIDA; CHRISTIANE RIEDI DANIEL; MARINA PEGORARO BARONI; SANDRA MARA
                     GUSE SCÓS VENSKE. Instituição: Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

                     Palavras-chave: Covid-19; Aplicativo; Desenvolvimento.
                     Caracterização do problema: Desde a instalação da pandemia pela COVID em 2019, os
                     casos  acometidos  já  ultrapassam  168  milhões  no  mundo.  Como  estratégia  para  conter  o
                     vírus,  medidas  restritivas  e  de  distanciamento  social  foram  adotadas.  No  entanto,  o
                     afastamento tem gerado efeitos colaterais que impactam na saúde e na qualidade de vida,
                     entre  eles  a  inatividade  física,  ganho  de  peso,  insônia,  ansiedade  e  depressão,  piora  da
                     função respiratória e agudizações de condições crônicas. Neste contexto, estratégias não
                     farmacológicas devem ser incentivadas a fim de minimizar tais efeitos. Justificativa: Tendo
                     em  vista  as  medidas  protetivas  executadas  incorretamente,  além  dos  impactos  do
                     distanciamento, ficou visível a necessidade de ampliação de estratégias de educação em
                     saúde, ou seja, divulgação de informações científicas relevantes, de forma prática a fim de
                     conscientizar e promover melhor qualidade da saúde da população. Objetivos: Desse modo,
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