Page 160 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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RELATO DE EXPERIÊNCIA: UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE TELECONSULTA EM
TEMPOS DE COVID-19 NA UBS ITAPOÃ – LONDRINA
Autores: JULIO CESAR YUHARA ZUCOLLI | ROMULO CUNHA STECA; MARCIO
RODRIGUES ALVES; LINCOLN YOSHIHARU ABE; GABRIELE VILA REAL DIAMANTE.
Instituição: ASMS
Palavras-chave: Medicina de família e comunidade; COVID-19; teleconsulta
A COVID-19 é uma doença do trato respiratório cuja transmissão pode ocorrer diretamente,
pelo contato com pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 (através de gotículas respiratórias)
ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos que foram utilizados por uma
pessoa infectada¹. Em 2020, no Brasil, ela se tornou uma doença com grande impacto no
sistema de saúde, sendo necessário se adequar a um momento epidemiológico de
fragilidades e desafios. Pelo fato de a COVID-19 ser transmitida através do contato
interpessoal, a forma de atendimento médico convencional em consultório, teve que sofrer
adaptações, a fim de minimizar o risco de transmissão entre médicos e pacientes². A Unidade
Básica de Saúde (UBS) Itapoã atende uma população estimada de 16000 habitantes, por 3
equipes de saúde, sendo que uma parcela da população atendida é portadora de doenças
crônicas. A Teleconsulta foi regulamentada em 2018 através da resolução do Conselho
Federal de Medicina (CFM) n° 2.227/2018. Com o aumento expressivo da pandemia de
COVID-19 em 2020 em 20 de maio de 2020 o Governo Federal publicou a portaria n°427 de
20 de 2020 onde dispõe sobre a telemedicina como ferramenta de enfrentamento a
emergência de saúde pública causada pela COVID-19?. Dessa forma a portaria estabelece
que os médicos que participam das ações de telemedicina com o objetivo de reduzir a
propagação da COVID-19 e proteger as pessoas. O objetivo do relato é descrever a
implementação da ferramenta de teleconsulta na UBS-Itapoã PR com a garantia do acesso
a pacientes portadores de doenças crônicas. Os teleatendimentos foram iniciados em março
de 2020 para suprir o cancelamento de agenda de pacientes portadores de doenças crônicas.
De março a maio de 2020 foi tentado contato telefônico com 192 pacientes, destes, 93
pacientes passaram por teleconsultas. Os pacientes onde o contato telefônico não foi
possível, os agentes comunitários de saúde (ACS) foram contatados para realização de
busca ativa. Para realização dos teleatendimentos foram utilizados os telefones fixos da
unidade a as informações das consultas foram registradas no prontuário eletrônico “E-SUS”
disponibilizado pelo Ministério da Saúde. No período de utilização do teleatendimento foi
observado que muitas demandas dos pacientes crônicos podem ser resolvidas através do
atendimento remoto. Existe também a perspectiva que após a pandemia a ferramenta
continue sendo utilizada para agregar mais tecnologia e agilidade no atendimento.
A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA E DO ACOLHIMENTO DO TRABALHADOR EM UM
CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Autores: VALÉRIA DIAS | VERUSHKA APARECIDA SILVERIO; TERESA OLIVEIRA; MARIA
FERNANDA IMAZU MANUEL;TATIANA DE DIO BENEVENUTO; DIANA MORTEAN
FLORES. Instituição: CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAUDE DO MEDIO
PARANAPANEMA – CISMEPAR
Palavras-chave: COVID-19; Consórcio Intermunicipal de Saúde; Humanização.
Com o surgimento da pandemia da Covid-19 no Brasil em meados de fevereiro de 2020,
novas estratégias para o cuidado em saúde foram estabelecidas na rotina dos trabalhadores
de um Ambulatório de Atenção Especializada em um Consórcio Público que atende aos
municípios da região do Médio Paranapanema. Diante disso, o trabalhador precisou enfrentar
suas próprias inseguranças em relação ao vírus, surgiu então, à necessidade de desenvolver
atividades voltadas ao acolhimento dos trabalhadores. Este relato de experiência tem como
o objetivo apresentar a estratégia da Unidade de Gestão da Qualidade - Eixo Humanização,
que consiste em realizar Rodas de Conversas/Escuta sistematizadas e periódicas com os
trabalhadores. A Roda de Conversa é um método utilizado para a escuta, diálogo, partilha,
propondo a interação e a aproximação entre os pares, além do acolhimento. Esses momentos