Page 160 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     RELATO  DE  EXPERIÊNCIA:  UTILIZAÇÃO  DA  FERRAMENTA  DE TELECONSULTA  EM
                     TEMPOS DE COVID-19 NA UBS ITAPOÃ – LONDRINA

                     Autores:  JULIO  CESAR  YUHARA  ZUCOLLI  |  ROMULO  CUNHA  STECA;  MARCIO
                     RODRIGUES  ALVES;  LINCOLN  YOSHIHARU  ABE;  GABRIELE  VILA  REAL  DIAMANTE.
                     Instituição:                                                                 ASMS

                     Palavras-chave: Medicina de família e comunidade; COVID-19; teleconsulta
                     A COVID-19 é uma doença do trato respiratório cuja transmissão pode ocorrer diretamente,
                     pelo contato com pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 (através de gotículas respiratórias)
                     ou  indiretamente,  pelo  contato  com  superfícies  ou  objetos  que  foram  utilizados  por  uma
                     pessoa infectada¹. Em 2020, no Brasil, ela se tornou uma doença com grande impacto no
                     sistema  de  saúde,  sendo  necessário  se  adequar  a  um  momento  epidemiológico  de
                     fragilidades  e  desafios.  Pelo  fato  de  a  COVID-19  ser  transmitida  através  do  contato
                     interpessoal, a forma de atendimento médico convencional em consultório, teve que sofrer
                     adaptações, a fim de minimizar o risco de transmissão entre médicos e pacientes². A Unidade
                     Básica de Saúde (UBS) Itapoã atende uma população estimada de 16000 habitantes, por 3
                     equipes de saúde, sendo que uma parcela da população atendida é portadora de doenças
                     crônicas.  A  Teleconsulta  foi  regulamentada  em  2018  através  da  resolução  do  Conselho
                     Federal  de  Medicina  (CFM)  n°  2.227/2018.  Com  o  aumento  expressivo  da  pandemia  de
                     COVID-19 em 2020 em 20 de maio de 2020 o Governo Federal publicou a portaria n°427 de
                     20  de  2020  onde  dispõe  sobre  a  telemedicina  como  ferramenta  de  enfrentamento  a
                     emergência de saúde pública causada pela COVID-19?. Dessa forma a portaria estabelece
                     que  os  médicos  que  participam  das  ações  de  telemedicina  com  o  objetivo  de  reduzir  a
                     propagação  da  COVID-19  e  proteger  as  pessoas.  O  objetivo  do  relato  é  descrever  a
                     implementação da ferramenta de teleconsulta na UBS-Itapoã PR com a garantia do acesso
                     a pacientes portadores de doenças crônicas. Os teleatendimentos foram iniciados em março
                     de 2020 para suprir o cancelamento de agenda de pacientes portadores de doenças crônicas.
                     De  março  a  maio  de  2020  foi  tentado  contato  telefônico  com  192  pacientes,  destes,  93
                     pacientes  passaram  por  teleconsultas.  Os  pacientes  onde  o  contato  telefônico  não  foi
                     possível,  os  agentes  comunitários  de  saúde  (ACS)  foram  contatados  para  realização  de
                     busca  ativa.  Para  realização  dos  teleatendimentos  foram  utilizados  os  telefones  fixos  da
                     unidade a as informações das consultas foram registradas no prontuário eletrônico “E-SUS”
                     disponibilizado  pelo  Ministério  da  Saúde.  No  período  de  utilização  do  teleatendimento  foi
                     observado que muitas demandas dos pacientes crônicos podem ser resolvidas através do
                     atendimento  remoto.  Existe  também  a  perspectiva  que  após  a  pandemia  a  ferramenta
                     continue sendo utilizada para agregar mais tecnologia e agilidade no atendimento.


                     A  IMPORTÂNCIA  DA  ESCUTA  E  DO  ACOLHIMENTO  DO  TRABALHADOR  EM  UM
                     CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA.

                     Autores: VALÉRIA DIAS | VERUSHKA APARECIDA SILVERIO; TERESA OLIVEIRA; MARIA
                     FERNANDA  IMAZU  MANUEL;TATIANA  DE  DIO  BENEVENUTO;  DIANA  MORTEAN
                     FLORES.  Instituição:  CONSÓRCIO  INTERMUNICIPAL  DE  SAUDE  DO  MEDIO
                     PARANAPANEMA – CISMEPAR

                     Palavras-chave: COVID-19; Consórcio Intermunicipal de Saúde; Humanização.
                     Com o surgimento da pandemia da Covid-19 no Brasil em meados de fevereiro de 2020,
                     novas estratégias para o cuidado em saúde foram estabelecidas na rotina dos trabalhadores
                     de  um  Ambulatório  de  Atenção  Especializada  em  um  Consórcio  Público  que  atende  aos
                     municípios da região do Médio Paranapanema. Diante disso, o trabalhador precisou enfrentar
                     suas próprias inseguranças em relação ao vírus, surgiu então, à necessidade de desenvolver
                     atividades voltadas ao acolhimento dos trabalhadores. Este relato de experiência tem como
                     o objetivo apresentar a estratégia da Unidade de Gestão da Qualidade - Eixo Humanização,
                     que consiste em realizar Rodas de Conversas/Escuta sistematizadas e periódicas com os
                     trabalhadores. A Roda de Conversa é um método utilizado para a escuta, diálogo, partilha,
                     propondo a interação e a aproximação entre os pares, além do acolhimento. Esses momentos
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