Page 165 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     organizados  em  grupos  de  trabalho  (GT)  sobre  temas  relevantes.  Cada  GT  tem  uma
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                     pactuada entre os membros. O projeto completou um ano de atividades no dia 31 de março
                     de 2021 e as produções são veiculadas pelo site e redes sociais. O projeto já produziu mais
                     de 200 cards para postagem em redes sociais e 35 vídeos entre lives, rodas de conversa e
                     websérie. O principal produto do projeto é o boletim informativo semanal sobre a COVID-19,
                     que traz o compilado da situação epidemiológica no mundo, Brasil, Paraná e Londrina, as
                     principais  notícias  da  semana,  uma  seção  com  orientações  jurídicas  e  as  dicas  para
                     profissionais e comunidade em geral, e hoje está na edição número 45. Reflexão sobre a
                     experiência: Trata-se de um projeto extensão que ultrapassa 50 membros, totalmente virtual
                     e eletrônico, que se mantém ativo e produtivo há mais de um ano, sempre se reinventando e
                     refletindo  sobre  a  realidade  da  pandemia.  Embora  seja  cadastrado  como  extensão
                     acadêmica,  o  projeto  cotidianamente  contribui  para  o  ensino  e  a  pesquisa.  Docentes  e
                     estudantes  trocam  experiencias,  propõem,  pactuam,  negociam,  planejam  e  executam
                     pequenos e grandes projetos dentro dos GT. Exercitam a autonomia, a responsabilidade, o
                     compromisso e o respeito, desenvolvem habilidades de comunicação e refletem sobre suas
                     próprias vivencias, medos, angustias, dificuldades e vitórias durante a pandemia.


                     MEDIN  APP:  ESTREITANDO  VÍNCULOS  E  FORTALECENDO  A  RELAÇÃO  MÉDICO-
                     PACIENTE

                     Autores:  IZADORA  SANDRINI  PROENÇA  |  GIOVANNA  PUNHAGUI  BACHEGA;  LUIZ
                     ARAÚJO NETTO; AUGUSTO ROMERO VICENTE; GABRIEL UTZUMI; EDUARDO HITOSHI
                     TSUGE CINAGAWA. Instituição: MedIn App

                     Palavras-chave: aplicativo; comunicação; relação médico-paciente;
                     Durante  a  quarta  revolução  industrial,  a  superficialidade  das  consultas  médicas  com
                     encontros frequentemente apressados em ambientes hospitalares impessoais, fazem autores
                     observarem que a relação médico-paciente “está com problema em ambos os lados do hífen”.
                     A  generalização  da  medicina  e  o  desvio  do  foco  do  indivíduo  tem  tornado  a  rotina  dos
                     profissionais exaustante e, ao mesmo tempo, faz com que o paciente busque informações
                     imprecisas  na  internet  para  suprir  sua  desinformação.  Ao  utilizar  a  tecnologia  a  favor  de
                     inovações, pode-se melhorar a vida não somente dos pacientes, mas também dos médicos
                     que  buscam  fidelizá-los.  O  aplicativo  MedIn  App  surge  como  uma  opção  para  estreitar  a
                     relação profissional-paciente, com a criação de um canal de comunicação onde este se sente
                     à  vontade  para  tirar  suas  duvidas  com  o  profissional  de  saúde  e  encontrar  artigos  com
                     informações  técnicas  sobre  suas  enfermidades,  não  ficando  a  mercê  de  pesquisas  mal
                     embasadas  na  internet.  Ademais,  o  aplicativo  possibilita  o  agendamento  de  consultas
                     domiciliares  e  um  gerenciamento  melhor  do  tempo  tanto  para  o  paciente,  quanto  para  o
                     profissional  de  saúde.  Dessa  forma,  os  objetivos  da  inovação  são:  (1)  fortalecer  e
                     potencializar o vínculo e a relação profissional-paciente por meio da comunicação e por meio
                     de artigos informativos sobre as patologias relacionadas; (2) contribuir com o gerenciamento
                     do tempo do profissional e do paciente, com o agendamento de consultas em domicílio e pré-
                     agendamento de conversas remotas. A experiência do Medin app se dá de acordo com duas
                     visões  diferentes  da  medicina.  A  primeira  é  a  do  paciente,  que  inclui  aspectos  como  um
                     acesso fácil à informação, a forma de resposta às suas solicitações, a boa comunicação e o
                     vínculo com o médico, que o faz aderir melhor aos tratamentos e fidelizar sua relação. Estar
                     preocupado com a experiência do indivíduo é um dos objetivos principais do programa, e um
                     divisor  de  águas  se  tratando  do  cuidado  centrado  no  paciente.  A  segunda  esfera  da
                     experiência é a visão do médico, que deve proporcionar dentro do cuidado uma relação de
                     confiança, reciprocidade, compaixão, e autoridade, tudo isso sem extrapolar a autonomia de
                     quem o recebe. O aplicativo Medin App vem criando um ambiente propício para tudo isso,
                     mesmo em plena era da tecnologia, e os resultados da fase beta se mostram promissores e
                     animadores, e refletem que tanto para médico, quanto para o paciente, o estreitamento do
                     vínculo é algo primordial.
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