Page 165 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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organizados em grupos de trabalho (GT) sobre temas relevantes. Cada GT tem uma
coordenação e a produção é semanal, de acordo com uma escala de trabalho definida e
pactuada entre os membros. O projeto completou um ano de atividades no dia 31 de março
de 2021 e as produções são veiculadas pelo site e redes sociais. O projeto já produziu mais
de 200 cards para postagem em redes sociais e 35 vídeos entre lives, rodas de conversa e
websérie. O principal produto do projeto é o boletim informativo semanal sobre a COVID-19,
que traz o compilado da situação epidemiológica no mundo, Brasil, Paraná e Londrina, as
principais notícias da semana, uma seção com orientações jurídicas e as dicas para
profissionais e comunidade em geral, e hoje está na edição número 45. Reflexão sobre a
experiência: Trata-se de um projeto extensão que ultrapassa 50 membros, totalmente virtual
e eletrônico, que se mantém ativo e produtivo há mais de um ano, sempre se reinventando e
refletindo sobre a realidade da pandemia. Embora seja cadastrado como extensão
acadêmica, o projeto cotidianamente contribui para o ensino e a pesquisa. Docentes e
estudantes trocam experiencias, propõem, pactuam, negociam, planejam e executam
pequenos e grandes projetos dentro dos GT. Exercitam a autonomia, a responsabilidade, o
compromisso e o respeito, desenvolvem habilidades de comunicação e refletem sobre suas
próprias vivencias, medos, angustias, dificuldades e vitórias durante a pandemia.
MEDIN APP: ESTREITANDO VÍNCULOS E FORTALECENDO A RELAÇÃO MÉDICO-
PACIENTE
Autores: IZADORA SANDRINI PROENÇA | GIOVANNA PUNHAGUI BACHEGA; LUIZ
ARAÚJO NETTO; AUGUSTO ROMERO VICENTE; GABRIEL UTZUMI; EDUARDO HITOSHI
TSUGE CINAGAWA. Instituição: MedIn App
Palavras-chave: aplicativo; comunicação; relação médico-paciente;
Durante a quarta revolução industrial, a superficialidade das consultas médicas com
encontros frequentemente apressados em ambientes hospitalares impessoais, fazem autores
observarem que a relação médico-paciente “está com problema em ambos os lados do hífen”.
A generalização da medicina e o desvio do foco do indivíduo tem tornado a rotina dos
profissionais exaustante e, ao mesmo tempo, faz com que o paciente busque informações
imprecisas na internet para suprir sua desinformação. Ao utilizar a tecnologia a favor de
inovações, pode-se melhorar a vida não somente dos pacientes, mas também dos médicos
que buscam fidelizá-los. O aplicativo MedIn App surge como uma opção para estreitar a
relação profissional-paciente, com a criação de um canal de comunicação onde este se sente
à vontade para tirar suas duvidas com o profissional de saúde e encontrar artigos com
informações técnicas sobre suas enfermidades, não ficando a mercê de pesquisas mal
embasadas na internet. Ademais, o aplicativo possibilita o agendamento de consultas
domiciliares e um gerenciamento melhor do tempo tanto para o paciente, quanto para o
profissional de saúde. Dessa forma, os objetivos da inovação são: (1) fortalecer e
potencializar o vínculo e a relação profissional-paciente por meio da comunicação e por meio
de artigos informativos sobre as patologias relacionadas; (2) contribuir com o gerenciamento
do tempo do profissional e do paciente, com o agendamento de consultas em domicílio e pré-
agendamento de conversas remotas. A experiência do Medin app se dá de acordo com duas
visões diferentes da medicina. A primeira é a do paciente, que inclui aspectos como um
acesso fácil à informação, a forma de resposta às suas solicitações, a boa comunicação e o
vínculo com o médico, que o faz aderir melhor aos tratamentos e fidelizar sua relação. Estar
preocupado com a experiência do indivíduo é um dos objetivos principais do programa, e um
divisor de águas se tratando do cuidado centrado no paciente. A segunda esfera da
experiência é a visão do médico, que deve proporcionar dentro do cuidado uma relação de
confiança, reciprocidade, compaixão, e autoridade, tudo isso sem extrapolar a autonomia de
quem o recebe. O aplicativo Medin App vem criando um ambiente propício para tudo isso,
mesmo em plena era da tecnologia, e os resultados da fase beta se mostram promissores e
animadores, e refletem que tanto para médico, quanto para o paciente, o estreitamento do
vínculo é algo primordial.