Page 168 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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adverso pós-vacina, mostrando os benefícios da notificação de farmacovigilância das
vacinas.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: DISSEMINAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO
DE TELEATENDIMENTO DURANTE PANDEMIA
Autores: GABRIEL SOUZA FREITAS | BERNARDO AUGUSTO BESSI; MARA SOLANGE
GOMES DELLAROZA; GEOVANA OLIVEIRA DOS SANTOS; ISABELLA CARVALHO SILVA;
ELAINE DA SILVA THEREZA. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Infecções por Coronavírus; Pandemias; Telemedicina; Inovação.
Caracterização do problema: Considerando-se a pandemia pela COVID-19, adoção de
novos hábitos, medidas de restrição social e precaução de contato foram tomadas para
controle da disseminação do vírus SARS-CoV-2. Como consequência, houve o aumento das
dificuldades enfrentadas pelo país em questões econômicas, sociais e sanitárias, o que
abrange a dificuldade de acesso populacional a informações e atendimento à saúde, devido
à alta demanda dos serviços. Justificativa: Visando a necessidade de suprir a sobrecarga
nos atendime ntos e viabilizar novos meios de acesso à comunidade, pensou-se em
estratégias inovadoras voltadas à tecnologia de informação. Objetivo: O objetivo deste
trabalho é relatar a experiência de uma equipe multidisciplinar de uma central de
teleatendimento em uma universidade estadual no norte do Paraná. Descrição da
experiência: Um projeto extensionista deu início aos atendimentos em 30 de março de 2020,
e possibilitou uma ponte entre acadêmicos bolsistas dos cursos de enfermagem, farmácia e
psicologia com a comunidade por meio de uma central de teleatendimento. O atendimento
telefônico inicia-se com a escuta do usuário, onde são realizados questionamentos visando
a melhor compreensão de cada caso. As principais buscas se dão quanto a orientações e
esclarecimentos acerca da doença em si, tratamento e medidas a serem tomadas desde
casos suspeitos até casos confirmados e seus contatos, mitigação de dúvidas quanto aos
testes e legislação vigente no município, assim como programa de imunização. Reflexão
sobre a experiência: Em toda trajetória de serviço, houve adaptações conforme o avanço
do vírus na população, surgindo novas dúvidas, novas medidas a serem implementadas,
novas orientações. Então, com o decorrer da pandemia, as ligações tornaram-se mais
específicas. Nesse cenário imprevisível, obteve-se aptidão em tomada de decisão rápida e
no trabalho em equipe, capacidade de adaptação e exercício de empatia e resiliência
colaborando para um atendimento mais humanizado. No cotidiano, surgem as mais diversas
demandas a serem supridas, não apenas acerca do processo doença-cura, como também
outras necessidades de acolhimento e escuta, além de lidar com limitações e barreiras que o
serviço não pode auxiliar. Recomendações: É de grande importância viabilizar um canal de
comunicação direta com os serviços de saúde, visando oferecer melhores e mais rápidas
orientações, beneficiando ao máximo o serviço de qualidade prestado à população.
PLATAFORMA DE CONSULTA ONLINE ATRAVÉS DE UM SERVIÇO DE TELESSAÚDE:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores: GABRIEL SOUZA FREITAS | MARA SOLANGE GOMES DELLAROZA; NATALIA
MARCIANO DE ARAUJO FERREIRA; MARIANA BENDINE GASTALDI; LARISSA RIBEIRO
OLIVEIRA; THASSIANA MARIA PUCHASKI. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Consulta Remota; Infecções por Coronavírus; Pandemias; Relatos de
Casos.
Caracterização do problema: Com a propagação do novo Coronavírus e a chegada da
pandemia no Brasil, foram necessárias implementações de medidas sanitárias e inovadoras.
Justificativa: No sentido de evitar a sobrecarga do serviço de saúde e diminuir o impacto do
vírus, uma universidade estadual no norte do Paraná promove atendimento de telessaúde
através de um projeto de extensão. Objetivos: Relatar a experiência de estudantes e
profissionais frente à utilização de uma plataforma de consultas online via serviço de