Page 168 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 168

168


                     adverso  pós-vacina,  mostrando  os  benefícios  da  notificação  de  farmacovigilância  das
                     vacinas.


                     RELATO DE EXPERIÊNCIA: DISSEMINAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO
                     DE TELEATENDIMENTO DURANTE PANDEMIA

                     Autores: GABRIEL SOUZA FREITAS | BERNARDO AUGUSTO BESSI; MARA SOLANGE
                     GOMES DELLAROZA; GEOVANA OLIVEIRA DOS SANTOS; ISABELLA CARVALHO SILVA;
                     ELAINE  DA  SILVA  THEREZA.  Instituição:  Universidade  Estadual  de  Londrina

                     Palavras-chave: Infecções por Coronavírus; Pandemias; Telemedicina; Inovação.
                     Caracterização  do  problema:  Considerando-se  a  pandemia  pela  COVID-19,  adoção  de
                     novos  hábitos,  medidas  de  restrição  social  e  precaução  de  contato  foram  tomadas  para
                     controle da disseminação do vírus SARS-CoV-2. Como consequência, houve o aumento das
                     dificuldades  enfrentadas  pelo  país  em  questões  econômicas,  sociais  e  sanitárias,  o  que
                     abrange a dificuldade de acesso populacional a informações e atendimento à saúde, devido
                     à alta demanda dos serviços. Justificativa: Visando a necessidade de suprir a sobrecarga
                     nos  atendime  ntos  e  viabilizar  novos  meios  de  acesso  à  comunidade,  pensou-se  em
                     estratégias  inovadoras  voltadas  à  tecnologia  de  informação.  Objetivo:  O  objetivo  deste
                     trabalho  é  relatar  a  experiência  de  uma  equipe  multidisciplinar  de  uma  central  de
                     teleatendimento  em  uma  universidade  estadual  no  norte  do  Paraná.  Descrição  da
                     experiência: Um projeto extensionista deu início aos atendimentos em 30 de março de 2020,
                     e possibilitou uma ponte entre acadêmicos bolsistas dos cursos de enfermagem, farmácia e
                     psicologia com a comunidade por meio de uma central de teleatendimento. O atendimento
                     telefônico inicia-se com a escuta do usuário, onde são realizados questionamentos visando
                     a melhor compreensão de cada caso. As principais buscas se dão quanto a orientações e
                     esclarecimentos  acerca  da  doença  em  si,  tratamento  e  medidas  a serem tomadas  desde
                     casos suspeitos até casos confirmados e seus contatos, mitigação de dúvidas quanto aos
                     testes  e  legislação  vigente  no  município,  assim  como  programa  de  imunização.  Reflexão
                     sobre a experiência: Em toda trajetória de serviço, houve adaptações conforme o avanço
                     do  vírus  na  população,  surgindo  novas  dúvidas,  novas  medidas  a  serem  implementadas,
                     novas  orientações.  Então,  com  o  decorrer  da  pandemia,  as  ligações  tornaram-se  mais
                     específicas. Nesse cenário imprevisível, obteve-se aptidão em tomada de decisão rápida e
                     no  trabalho  em  equipe,  capacidade  de  adaptação  e  exercício  de  empatia  e  resiliência
                     colaborando para um atendimento mais humanizado. No cotidiano, surgem as mais diversas
                     demandas a serem supridas, não apenas acerca do processo doença-cura, como também
                     outras necessidades de acolhimento e escuta, além de lidar com limitações e barreiras que o
                     serviço não pode auxiliar. Recomendações: É de grande importância viabilizar um canal de
                     comunicação direta com os serviços de saúde, visando oferecer melhores e mais rápidas
                     orientações, beneficiando ao máximo o serviço de qualidade prestado à população.


                     PLATAFORMA DE CONSULTA ONLINE ATRAVÉS DE UM SERVIÇO DE TELESSAÚDE:
                     UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

                     Autores: GABRIEL SOUZA FREITAS | MARA SOLANGE GOMES DELLAROZA; NATALIA
                     MARCIANO DE ARAUJO FERREIRA; MARIANA BENDINE GASTALDI; LARISSA RIBEIRO
                     OLIVEIRA; THASSIANA MARIA PUCHASKI. Instituição: Universidade Estadual de Londrina

                     Palavras-chave:  Consulta  Remota;  Infecções  por  Coronavírus;  Pandemias;  Relatos  de
                     Casos.
                     Caracterização  do problema:  Com  a  propagação  do  novo  Coronavírus  e  a  chegada  da
                     pandemia no Brasil, foram necessárias implementações de medidas sanitárias e inovadoras.
                     Justificativa: No sentido de evitar a sobrecarga do serviço de saúde e diminuir o impacto do
                     vírus, uma universidade estadual no norte do Paraná promove atendimento de telessaúde
                     através  de  um  projeto  de  extensão.  Objetivos:  Relatar  a  experiência  de  estudantes  e
                     profissionais  frente  à  utilização  de  uma  plataforma  de  consultas  online  via  serviço  de
   163   164   165   166   167   168   169   170   171   172   173