Page 166 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     CENTRAL  DE  TELEATENDIMENTO  UMA  ESTRATÉGIA  PARA  SAÚDE  DA  MULHER

                     Autores:  JULIANA  MARCON  HENCKE  |  MARIO  GILBERTO  JESUS  NUNES;  FLAVIA
                     CELENE  QUADROS;  BEATRIZ  BATTISTELLA  NADAS;  MARCIA  CECILIA  HUÇULAK.
                     Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba

                     Palavras-chave: Atenção à Saúde; Mamografia; Teste de Papanicolaou
                     A dificuldade de captação precoce de mulheres (público alvo), residentes em Curitiba, para
                     prevenção de câncer de colo de útero e de mama, na realização de exames preventivos,
                     sendo  a  mamografia  e  Papanicolau,  estimulou  a  busca  da  população  alvo  para
                     agendamentos  via  telefone.  A  Central  de  Teleatendimento  (CT),  no  enfrentamento  à
                     pandemia, mostrou ser uma ferramenta prática e segura, contribuindo de forma significativa
                     para a coordenação do cuidado e atendimento das necessidades da população. Diante disso,
                     engajados  no  movimento  “Outubro  Rosa”,  vindo  ao  encontro  com  a  baixa  procura  de
                     mulheres para realização dos exames de mamografia (50 a 69 anos) e Papanicolau (25 a 64
                     anos) devido a pandemia, a CT passou a oferecer a opção de agendamento destes exames
                     por telefone. Os objetivos visam: informar a sociedade sobre o câncer de mama e de colo de
                     útero,  medidas  de  prevenção,  cuidados  e  tratamento  e  captação  de  mulheres  para
                     diagnóstico e tratamento precoce, reduzindo mortalidade causada pela doença. A CT busca
                     integrar  a  tecnologia  ao  atendimento  humanizado,  sendo  uma  das  ferramentas
                     disponibilizadas como facilidade de acesso. A oferta disponibilizada não exclui a opção para
                     quem preferir marcar o exame presencialmente na Unidade de Saúde de sua referência. A
                     equipe  de  enfermagem  da  CT  realiza  abordagem  qualificada  no  intuito  de  sensibilizar  e
                     estimular  a  mulher  para  autocuidado  e  realização  dos  exames  preventivos.  Após,  realiza
                     descrição da história prévia em prontuário eletrônico, indica o exame e realiza o agendamento
                     em  prestadores  conveniados  para  mamografia  e  direciona  para  as  Unidade  de  Saúde  o
                     exame  Papanicolau,  podendo  estes  agendamentos  serem  visualizados  pela  mulher  no
                     aplicativo “Saúde Já”. A equipe explica o preparo de exame e oportunamente as orientações
                     de prevenção. Tem-se o conhecimento que quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores
                     as  chances  de  sucesso  no  tratamento.  Considerando  que  não  há  como  prevenir  o
                     aparecimento  do  câncer  de  mama  e  de  colo  uterino  de  forma  absoluta,  as  medidas  de
                     rastreamento na população alvo devem ser consideradas como importantes estratégias de
                     diagnóstico,  prevenção  e  tratamento.  Esta  ação  desenvolvida  pela  CT,  demonstrou  a
                     efetividade do serviço, com boa aceitação pela população, evidenciando a possibilidade de
                     aumento do escopo de atividades do serviço com foco na promoção da saúde.



                     INFORMAÇÃO, ANÁLISE E COMUNICAÇÃO DO RISCO PARA GESTORES DO SUS NO
                     ENFRENTAMENTO  DA  PANDEMIA  DE  COVID-19  DE  UMA  REGIÃO  DE  SAÚDE  DO
                     PARANÁ

                     Autores: FELIPE  ASSAN  REMONDI  | WILLIAN  HERBERT  NOGUTI  DE  LIMA;  LUCIANA
                     GUAZZI  SIPOLLI;  TALITA  WOITAS  SEREZA;  JULIANA  ZANONI  DOTTI.  Instituição:
                     SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ

                     Palavras-chave: Sistemas de Informação; Diagnóstico da Situação de Saúde; Infecções por
                     Coronavirus
                     A  pandemia  de  COVID-19  impõe  inúmeros  desafios  ao  sistema  de  saúde,  entre  eles  a
                     necessidade de desenvolvimento de sistemas de informação para vigilância em saúde. Em
                     que  pese  os  esforços  empreendidos,  as  informações  estão  fragmentadas  em  diversos
                     sistemas e em volume que supera as técnicas tradicionais de análise. Até maio/2021, apenas
                     dos  21  municípios  que  compõe  a  17ª  Regional  de  Saúde,  Londrina-PR,  esses  sistemas
                     compilaram  ao  menos  800  mil  registros  individuais.  A  experiência  teve  como  objetivo
                     descrever  as ferramentas  de  comunicação  do  risco  para  gestores  públicos  desenvolvidas
                     para simplificar as rotinas de trocas de informações e análise. Baseou-se no desenvolvimento
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