Page 166 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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CENTRAL DE TELEATENDIMENTO UMA ESTRATÉGIA PARA SAÚDE DA MULHER
Autores: JULIANA MARCON HENCKE | MARIO GILBERTO JESUS NUNES; FLAVIA
CELENE QUADROS; BEATRIZ BATTISTELLA NADAS; MARCIA CECILIA HUÇULAK.
Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba
Palavras-chave: Atenção à Saúde; Mamografia; Teste de Papanicolaou
A dificuldade de captação precoce de mulheres (público alvo), residentes em Curitiba, para
prevenção de câncer de colo de útero e de mama, na realização de exames preventivos,
sendo a mamografia e Papanicolau, estimulou a busca da população alvo para
agendamentos via telefone. A Central de Teleatendimento (CT), no enfrentamento à
pandemia, mostrou ser uma ferramenta prática e segura, contribuindo de forma significativa
para a coordenação do cuidado e atendimento das necessidades da população. Diante disso,
engajados no movimento “Outubro Rosa”, vindo ao encontro com a baixa procura de
mulheres para realização dos exames de mamografia (50 a 69 anos) e Papanicolau (25 a 64
anos) devido a pandemia, a CT passou a oferecer a opção de agendamento destes exames
por telefone. Os objetivos visam: informar a sociedade sobre o câncer de mama e de colo de
útero, medidas de prevenção, cuidados e tratamento e captação de mulheres para
diagnóstico e tratamento precoce, reduzindo mortalidade causada pela doença. A CT busca
integrar a tecnologia ao atendimento humanizado, sendo uma das ferramentas
disponibilizadas como facilidade de acesso. A oferta disponibilizada não exclui a opção para
quem preferir marcar o exame presencialmente na Unidade de Saúde de sua referência. A
equipe de enfermagem da CT realiza abordagem qualificada no intuito de sensibilizar e
estimular a mulher para autocuidado e realização dos exames preventivos. Após, realiza
descrição da história prévia em prontuário eletrônico, indica o exame e realiza o agendamento
em prestadores conveniados para mamografia e direciona para as Unidade de Saúde o
exame Papanicolau, podendo estes agendamentos serem visualizados pela mulher no
aplicativo “Saúde Já”. A equipe explica o preparo de exame e oportunamente as orientações
de prevenção. Tem-se o conhecimento que quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores
as chances de sucesso no tratamento. Considerando que não há como prevenir o
aparecimento do câncer de mama e de colo uterino de forma absoluta, as medidas de
rastreamento na população alvo devem ser consideradas como importantes estratégias de
diagnóstico, prevenção e tratamento. Esta ação desenvolvida pela CT, demonstrou a
efetividade do serviço, com boa aceitação pela população, evidenciando a possibilidade de
aumento do escopo de atividades do serviço com foco na promoção da saúde.
INFORMAÇÃO, ANÁLISE E COMUNICAÇÃO DO RISCO PARA GESTORES DO SUS NO
ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19 DE UMA REGIÃO DE SAÚDE DO
PARANÁ
Autores: FELIPE ASSAN REMONDI | WILLIAN HERBERT NOGUTI DE LIMA; LUCIANA
GUAZZI SIPOLLI; TALITA WOITAS SEREZA; JULIANA ZANONI DOTTI. Instituição:
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
Palavras-chave: Sistemas de Informação; Diagnóstico da Situação de Saúde; Infecções por
Coronavirus
A pandemia de COVID-19 impõe inúmeros desafios ao sistema de saúde, entre eles a
necessidade de desenvolvimento de sistemas de informação para vigilância em saúde. Em
que pese os esforços empreendidos, as informações estão fragmentadas em diversos
sistemas e em volume que supera as técnicas tradicionais de análise. Até maio/2021, apenas
dos 21 municípios que compõe a 17ª Regional de Saúde, Londrina-PR, esses sistemas
compilaram ao menos 800 mil registros individuais. A experiência teve como objetivo
descrever as ferramentas de comunicação do risco para gestores públicos desenvolvidas
para simplificar as rotinas de trocas de informações e análise. Baseou-se no desenvolvimento