Page 167 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 167

167


                     de uma rede de planilhas on-line, interligadas em tempo real para compartilhamento de dados
                     e  cálculo  de  indicadores.  Inicia-se  com  a  obtenção  dos  bancos  de  dados  dos  sistemas
                     NotificaCovid,  SIVEP-Gripe,  GAL,  Acompanhamento  de  Internações  e  relação  de
                     casos/óbitos  contabilizados  no  boletim  estadual,  sendo  convertidos  em  planilhas  on-line
                     (Google Sheets) que distribuem automaticamente as informações aos stakeholders de cada
                     município:  casos  notificados,  resultados  laboratoriais,  pacientes  internados  com  evolução
                     clínica, casos e óbitos confirmados, entre outras informações. Essa estrutura simplificou as
                     rotinas de uso dos sistemas de informação, conectou pontos da rede de atenção com um
                     fluxo de informações em tempo real. Além da consulta individual dos casos, foi desenvolvido
                     um painel de bordo pela plataforma Google Data Studio para apresentar de forma visualmente
                     amigável o perfil de casos notificados, confirmados e óbitos, perfil das internações, taxa de
                     positividade e diagramas por semana epidemiológica. Mais do que gráficos estáticos, essa
                     plataforma permitiu a interação dos usuários para refinamento da análise para tomada de
                     decisão assertiva e oportuna. Para apoiar sua utilização, foram ofertadas demonstrações por
                     videoconferências, vídeos de apoio e distribuição regular do painel de bordo convertido em
                     boletim regional. Tal organização representou um avanço em um contexto adverso, podendo
                     a  experiência  ser  ampliada  para  outros  agravos/sistemas  uma  vez  que  se  baseou  em
                     plataformas  gratuitas.  Possibilitou  a  apresentação  de  grande  volume  de  informações  e  a
                     renovação  das  ferramentas  de  epidemiologia  descritiva,  difundindo  a  todos  os  municípios
                     tecnologia de ponta e essenciais à tomada de decisão no enfrentamento da COVID-19.


                     NOTIFICAÇÃO  DE  EVENTO  ADVERSO  EM  VACINA  POR  UMA  CENTRAL  DE
                     TELEATENDIMENTO

                     Autores:  MARIO  GILBERTO  JESUS  NUNES  |  VANDERLEIA  DE  MOURA  ALMEIDA;
                     JULIANA  MARCON  HENCKE;  FLAVIA  CELENE  QUADROS.  Instituição:  Secretaria
                     Municipal da Saúde de Curitiba

                     Palavras-chave: Vacinas; Infecção Por Covid; Notificação
                     A  necessidade  de  combate  à  pandemia  ocasionada  pelo  coronavírus  SARS-COV-  2
                     desencadeou a autorização de uso emergencial de imunizantes desenvolvidos globalmente
                     por  indústrias.  Considerando  a  celeridade  e  disponibilização  de  vacinas  para  auxiliar  na
                     prevenção  e  no  tratamento  dos  efeitos  individuais  e  coletivos  da  pandemia  da  Covid-19,
                     surgiu  a  necessidade  de  monitoramento  de  eventos  adversos  causados  pelas  vacinas.  A
                     Central  de  Teleatendimento,  referenciada  municipalmente  para  a  população,  tem  como
                     objetivos: registrar os eventos pós-vacina no prontuário eletrônico do paciente, classificar os
                     eventos em leve, moderado e grave, encaminhar o paciente para o atendimento necessário
                     conforme  sintomas  apresentados  e  notificar  o  evento  no  E-SUS  VE.  A  Central  de
                     Teleatendimento  é  composta  de  enfermeiros,  médicos,  técnicos  de  enfermagem  e
                     administrativos. Este é o principal canal aberto a toda população curitibana para notificação
                     de  eventos  adversos  pós-vacina.  Os  usuários  são  atendidos  por  profissionais  de
                     enfermagem, via ligação telefônica, sendo a primeira linha de conduta os casos de sintomas
                     em até 72 horas pós recebimento do imunobiológico. Em casos leves, o paciente é orientado
                     sobre os cuidados necessários, em casos moderados o paciente é atendido pelo médico do
                     serviço, se necessário, realizado agendamento de consulta no ambulatório de reação adversa
                     pós  vacina  via  e-saúde  e  agendado  exame  de  coleta  RT-PCR  nos  casos  de  sintomas
                     respiratórios,  e  nos  casos  graves,  é  realizado  atendimento  médico,  agendamento  de  RT-
                     PCR, encaminhado paciente para o ambulatório de eventos adversos pós-vacina via e-saúde
                     e orientado o paciente a realizar procura direta no ambulatório de reação. A tratativa dos
                     eventos  adversos  pós-vacina  na  Central  de  Teleatendimento  proporciona  aos  cidadãos  o
                     correto  direcionamento  diante  dos  sintomas  apresentados  pós  administração  dos
                     imunizantes, agilizando a assistência necessária, proporciona a tomada rápida de decisões
                     para  garantir  a  segurança  das  vacinas,  e  definir  estratégias  de  comunicação  de  risco
                     decorrente dos resultados das investigações dos eventos de reação vacinal ou de quaisquer
                     outros  problemas  relacionados  à  segurança  e  qualidade  das  vacinas  de  forma  rápida,
                     transparente  e  eficiente  através  do  registro  no  E-SUS  VE.  O  principal  desafio  é  a
                     conscientização  da  população  da  importância  e  a  necessidade  da  notificação  do  evento
   162   163   164   165   166   167   168   169   170   171   172